Bloomberg, BBC e Guardian noticiaram no final da semana a campanha #EleNão, que mobiliza celebridades no país. E o ressurgimento via Twitter de um artigo da jornalista Carol Pires para o New York Times, publicado um mês atrás, acabou ajudando a espalhar a campanha entre celebridades também no exterior.
A Billboard, referência da indústria fonográfica, reportou que cantoras como a inglesa Dua Lipa, do hit “New Rules”, e as americanas Kehlani e NicoleScherzinger, esta ex-Pussycat Dolls, recorreram à hashtag —que a revista verteu como “not him”. De Nicole: “Levantem-se por Igualdade, Respeito e Amor”.
Também se incorporaram à campanha nomes dos EUA como a drag queen Shangela, o DJ Diplo e o vocalista da banda Imagine Dragons, Dan Reynolds, que acrescentou: “Isso não representa o Brasil que eu conheço e amo”.
E a atriz americana Madeline Brewer, de The Handmaid’s Tale, em ação divulgada pelo próprio site da série no Brasil, também tuitou a hashtag e acrescentou: “Todo o meu amor para o Brasil e a minha força para vocês na sua luta”.
No México, o ator e cantor Alfonso Herrera, da novela “Rebelde” e ex-banda RBD, reproduziu ilustração com a expressão “Ele Não” e link para a capa da revista The Economist, acrescentando: “Nueva amenaza latinoamericana…”.
Paralelamente, o site de mobilização Common Dreams noticiou a campanha e passou a divulgar atos para “Espanha, Austrália, Portugal e Reino Unido.
Sob pressão em mídia social, chamando a atenção até do jornalista americano de celebridades Perez Hilton, a cantora brasileira Anitta acabou por se pronunciar no domingo, em vídeo: “Eu não apoio o candidato Bolsonaro… Como eu sou a favor da democracia, eu apoio, sim, o uso da hashtag #EleNão”. Repassou o “desafio”, que havia recebido de Daniela Mercury, para Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Preta Gil.
Em destaque na edição de fim de semana do Le Monde, uma chamada editorializada, para reportagem interna da correspondente Claire Gatinois, afirma que Bolsonaro “surfa sobre o ódio que Lula inspira em parte da opinião pública” e que “o discurso racista, misógino e homofóbico desse nostálgico da ditadura seduz mais e mais eleitores”.
No tradicional semanário da esquerda americana, The Nation, “Plano da elite brasileira para destruir o Partido dos Trabalhadores fracassou”. Logo abaixo, “Haddad cresce nas pesquisas, mas o neofascista —e líder— Bolsonaro está ganhando apoio da elite”.
No longo texto, diz que “a estratégia como-a-de-Gramsci de Lula, coordenando a partir de sua cela a tarefa impossível de reconstruir apoio para o PT, contrasta com o plano do establishment, desenvolvido em salas de diretoria e restaurantes de luxo”.
Outros veículos à esquerda, como o americano Democracy Now e o inglês Media Lens, noticiaram o diálogo do intelectual e ativista Noam Chomsky com Lula, na prisão.
Da FSP. Via https://blogdacidadania.com.br/2018/09/elenao-campanha-contra-bolsonaro-chega-ao-exterior/
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Marcos Imperial