Séphora Maria Alves Bezerra nasceu no dia 16 de junho de 1961, em São Gonçalo do Amarante, nascida em uma família de artistas e professores, desde cedo foi envolvida nos trabalhos culturais da cidade. Desenhista, pintora, poeta, atriz, escritora, diretora e coreógrafa, começou ainda na adolescência fundando o grupo UDC, junto com os amigos e a Igreja Matriz do Município.
Em 2004, junto com seus irmãos, fundou o grupo folclórico Pastoril Dona Joaquina e o Balé Popular Dona Joaquina. O Pastoril surgiu como um legado familiar construído durante vários anos pela avó paterna. O Pastoril Dona Joaquina tornou-se referencial, além de um dos mais conceituados no Brasil na atualidade, Séphora inovou e revolucionou o pastoril da região mantendo a essência original das danças mais ágeis e elaboradas, e despertando o interesse dos mais jovens, mantendo a tradição e cultura da região.
A sua visão foi além de uma brincadeira folclórica, foi uma construção social fundamentada na história da sua comunidade e comprometida com o futuro. Ela faleceu precocemente em 27 de janeiro de 2016, vítima de câncer.
Séphora Bezerra será a homenageada do 17º Festival de Danças Folclóricas e Para folclóricas do RN, que acontece durante a 24ª Fiart entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial