quarta-feira, 3 de abril de 2019

Debatendo com os Jovens de Poço de Pedra sobre o impacto da Reforma da Previdência que vai atingir os Pobres, Agricultores, Professore e Idosos


Foto valdir Barroso.

Ontem à noite (03/04/2019) estive no Município de Poço de Pedra a convite do Deputado Estadual Francisco Medeiros do PT e o Professor Waldir BarrosoLá participei de uma palestra direcionada para os jovens alunos/as da Escola Estadual de Poço de Pedras, conduzida pelo Professor Edilson Pedagogo do Estadual com especialização em Gestão Escolar de Jovens e Adultos, com Graduação em Direito Previdenciário, e pelo Deputado e também professor Francisco do PT.

Francisco conversou com Jovens sobre o impacto da Reforma da Previdência que vai atingir os Pobres, Agricultores, Professore e Idosos se for aprovada.

Francisco falou do que muda para as Mulheres, quer acabar com a aposentadoria por tempo de contribuição e instituir uma idade mínima de 65 anos para todos os trabalhadores. Ou seja, impõe logo de cara cinco anos a mais de contribuição para todas as mulheres, desconsiderando a jornada dupla que muitas delas enfrentam, já que o trabalho doméstico hoje ainda recai sobre as mulheres. Sendo assim, a mulher tem que se aposentar pelo mesmo tempo de serviço dos homens, igualando. Um erro igualar as regras num universo em que as mulheres chegam a ter salários até 50% menores ao dos homens e são as primeiras a serem demitidas em momentos de crise.

Para os agricultores não será diferente, hoje, os trabalhadores rurais da agricultura possuem um regime especial para a aposentadoria, que considera as peculiaridades do trabalho no campo. O pequeno produtor não recebe um salário mensal. A sua renda depende da venda da sua produção, periodicamente. Por isso, a contribuição é feita como uma porcentagem sobre o que foi vendido. O trabalho no campo começa mais cedo do que na cidade. Muitas vezes, ainda adolescentes, os filhos ajudam os pais na produção. Além disso, esse trabalhador está exposto à natureza, à chuva, ao sol, correndo o risco de levar uma picada de cobra, sofrer um acidente com suas ferramentas e trabalha de segunda a segunda das 4, 5 horas da manhã até 6 da tarde. Por isso, as trabalhadoras rurais se aposentam aos 55 anos, e os trabalhadores rurais, aos 60. Se a reforma da Previdência proposta pelo governo for aprovada, vai acabar com o regime especial, e todos vão se aposentar aos 65 anos. Ou seja, aumenta cinco anos para os homens e dez anos para as mulheres, que, além do árduo trabalho no campo, ainda têm que enfrentar a jornada dupla dos afazeres domésticos.

Já os Professoras e professores, o magistério possui regras especiais para aposentar. Na regra atual 95/85, as professoras e professores ganham 5 pontos, e podem se aposentar mais cedo pelo mesmo valor. Se a Reforma da Previdência for aprovada, esse benefício vai acabar e todos vão se aposentar aos 65 anos, prejudicando sobretudo as mulheres, já que 80% do magistério é composto por professoras.

E agora sim, a maior judiação desse Governo, falou Francisco se referendo o que a Reforma da Previdência pode fazer com os idosos aposentados, o que pode fazer com os pais dos jovens que ali escutava atentamente o que era discutido. Os idosos em pela Reforma da Previdência se for aprovado estão sendo despejados para viver na extrema pobreza. Na regra atual para os idosos, as famílias cujo a renda por pessoa seja menor que 1/4 do salário-mínimo, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência física têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo mensal. Se a Reforma da previdência for aprovada, esse benefício vai restringir esse benefício para idosos de apenas 70 anos, elevando em cinco anos a idade mínima e aumentando a gama de idosos desassistidos. Desvincular o benefício ao salário mínimo, deixando os idosos mais pobres sem qualquer garantia

Francisco deu o Exemplo do Chile, país onde essa política previdenciária funciona e fez do Chile o país com maiores números de suicídio de Idosos do mundo. Isso acontece porque ao se aposentarem, ganham metade do salário que ganhavam, muitos deles voltam a morar com filhos, diminui o custo de vidas, não dá para comprar comida, remédio, e assim eles se sentem inúteis, incapazes e tiram suas vidas. É assim que a Reforma da Previdência vai atingir os mais Pobres, os Agricultores, Professore e Idosos do nosso país.

Eles querem desmontar a Previdência finalizou o Deputado.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Francisco Medeiros, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 9 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...