A governadora Fátima Bezerra é o destaque da reportagem “Mulheres são apenas 1 em cada 7 pré-candidaturas a governos estaduais”, publicada pela Folha de S.Paulo.
O texto, que aborda a pouca diversidade de gênero na política, apresenta dados de um levantamento realizado pelo próprio jornal revelando que o percentual de mulheres candidatas a governos estaduais em 2022 é inferior ao registrado em 2018: até agora apenas 22 mulheres se lançaram candidatas a governadora num total de cerca de 160 nomes que devem concorrer ao Executivo estadual.
Nesse contexto, a publicação demonstra que a atual governadora do RN é uma das mais importantes representantes nesse segmento.
Além de ser a única mulher eleita no Brasil para governo estadual em 2018, Fátima tem grandes chances de entrar no seleto grupo, formado até agora por apenas duas mulheres – uma delas, a potiguar Wilma de Faria, a outra, Roseana Sarney, no Maranhão – que conseguiram se reeleger governadoras no Brasil. “Fátima vai para a disputa na condição de favorita”, diz a Folha.
Ao jornal, a governadora do RN avaliou que o momento não é bom para as mulheres na política devido à ascensão do governo machista e misógino de Bolsonaro. “Voltamos algumas casas nas nossas conquistas”, afirmou Fátima.
A reportagem da Folha traz um dado estarrecedor: apenas seis estados do País já elegeram uma mulher para o Executivo estadual em todos esses anos de pleitos eleitorais: Rio Grande do Norte (recordista, com três mulheres eleitas), Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Roraima e Rio Grande do Sul.
Materia na íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial