sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Chuvas voltam ao sertão após longo período de estiagem no Rio Grande do Norte

 

Foto: Carmem Felix / Assecom RN

Depois de um longo período de estiagem, as chuvas voltaram ao sertão do Rio Grande do Norte, com maior intensidade numa faixa territorial da mesorregião Oeste onde mais de 40 municípios estão em situação de emergência classificada como “seca grave” pela Defesa Civil. A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em 59 estações de monitoramento. As de maior intensidade foram em Rafael Godeiro, com 95,0 milímetros; Portalegre 68,0; Rafael Fernandes 66,5, Tenente Ananias 52,0 e Mossoró 48,0.

As chuvas foram provocadas por um vórtice ciclônico que está atuando sobre o Nordeste. Os vórtices são normais na pré-estação chuvosa, mas o de agora é diferente. Tem um formato cilíndrico, com área de atuação do Maranhão até o RN, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn.

“Esse vórtice teve uma atuação durante a madrugada na região de Mossoró, Costa Branca, agora, com as condições de aquecimento, essas instabilidades se espalharam praticamente por todo o Estado. E quando você tem relevo como é o caso de Serra de Santana e da Serra do Doutor, há um potencial a mais de formar chuvas, como acontece na região do Seridó”, explicou Gilmar, adiantando que a tendência é de continuidade das chuvas, diante de uma conjugação de fatores favoráveis.

Nesta quinta-feira à tarde, nas redes sociais, circularam vídeos de chuva forte num trecho da BR-226, entre Campo Redondo e Currais Novos, na região Seridó, e de água escorrendo em riacho no município de Rafael Fernandes. Estações automáticas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Emparn registravam chuvas em Upanema, Mossoró, Touros, Pureza, Lagoa Nova, Caiçara do Norte e Cerro Corá.

“Se tivermos uma duração de 5 a 10 dias nesse sistema favorável, nós poderemos ter um resultado bem apreciável em termos de recursos hídricos no Rio Grande do Norte já que temos situações difíceis no Seridó e também na região do Alto Oeste”, completou Bristot. Em São João do Sabugi, onde a Companhia de Águas e Esgotos (CAERN) suspendeu a cobrança das faturas por não conseguir abastecer a cidade devido à qualidade da água, imprópria para consumo humano, a chuva foi de 40 milímetros, mas há registros de ocorrências de maior intensidade na zona rural. Na comunidade Melado, a chuva foi de 110 milímetros; de 95 no Jerusalém e de 60 mm em Riacho de Fora.

“Essas boas chuvas ainda não produziram recarga do açude que abastece São João do Sabugi, mas já fez recarga em pequenos açudes, melhorando o lençol freático e aumentando a disponibilidade de água nos poços Amazonas e Cacimbões”, esclareceu o diretor geral do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), José Procópio de Lucena.

Nesta semana, a Caern fez um apelo à população no sentido de adotar práticas conscientes de consumo. “Atitudes sustentáveis são fundamentais neste momento, em que todos compartilham a responsabilidade pela preservação de um bem essencial e cada vez mais precioso”,  diz o comunicado, citando dados sobre o nível atual dos reservatórios usados para abastecimento das cidades.  Vinte e cinco deles estão com menos de 10% de volume acumulado.

ONDE MAIS CHOVEU

Dia: 05/02/2026 – Boletim Emparn 15h15

Rafael Godeiro: 95.0

Portalegre: 68.0

Rafael Fernandes: 66.5

Tenente Ananias:  52.0

Mossoró: 48.0

Paraná: 45.0

Timbaúba dos Batistas: 45.0

Viçosa: 43.0

São João do Sabugi: 40.3

Umarizal: 40.0

Patu: 36.0

Baraúna: 34.0

Marcelino Vieira: 32.6

Caraúbas: 32.5

Antônio Martins:  28.8

João Dias: 25.0

Coronel João Pessoa: 22.8

Olho d’Água do Borges:  20.4

Serrinha dos Pintos: 20.0

Riacho da Cruz: 18.8

Apodi: 18.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...