Por Marcos Imperial, São Gonçalo do Amarante, 04 de fevereiro de 2026.
O Rio Grande do Norte está consolidado no ranking Nacional recente, como o Primeiro Estado do Nordeste em segurança alimentar. De acordo com os dados da PNAD contínua 2024, divulgados pelo IBGE em outubro de 2025, o RN apresenta a menor taxa de insegurança alimentar da região Nordeste.Aproximadamente 70,6% dos domicílios Potiguares estão em situação de segurança alimentar, o que significa que a maioria da população tem acesso regular e permanente a alimentos.
A redução da fome no Estado registrou uma queda significativa na insegurança alimentar moderada e grave, caindo de um patamar anterior de 33,7% para níveis mais baixos, 28.4% com a menor taxa das últimas três décadas, o que significa que mais Potiguares passaram a ter acesso regular e suficiente a alimentos.
__ Importante registrar, nós superando Estados vizinhos!
Devido a esses avanços, o Estado do RN recebeu destaque no Prêmio Brasil Sem Fome em Brasília, onde a Governadora Fátima Bezerra ressaltou as políticas públicas do seu Governo que atribuiu investimentos em programas como:
✓Restaurante Popular, que serve cerca de 42 mil refeições diárias;
✓Programa Leite Potiguar, beneficia cerca de 281 mil pessoas;
✓ RN Chega Junto, também foi importante para reduzir esses índices de combate à pobreza no Estado do RN.
Embora ocupe o topo no Nordeste, no ranking Nacional o RN geralmente aparece entre as melhores posições do país (chegando a ser o 4º em levantamentos anteriores), sendo superado apenas por alguns estados das regiões Sul e Sudeste, que historicamente possuem índices menores de vulnerabilidade.
Agora é focar na união de esforços com foco contínuo no desenvolvimento do RN. Isso será fundamental para impulsionar o crescimento, a infraestrutura e a qualidade de vida dos Potiguares, para que possamos avançar da melhor forma, cada vez mais combater a fome e a pobreza.
Pra frente, quem trabalha sempre vence. SEMPRE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial