sexta-feira, 26 de junho de 2026

Histórico: Abandono no Ensino Médio cai 34% e atinge menor nível em quase 20 anos

Uma virada histórica na educação pública brasileira: a taxa de abandono escolar no ensino médio despencou para 2,5%, registrando uma queda de 34% em comparação a dois anos atrás (quando o índice era de 3,8%).

Os dados são do Censo Escolar, divulgados oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a menor taxa de abandono registrada desde 2007, ano em que o governo federal começou a série histórica desse indicador.

Se olharmos para um cenário de médio prazo, o avanço é ainda mais impressionante: entre 2022 e o cenário atual, o abandono nas escolas públicas do país caiu 61%.

O raio-x dos novos números da educação

A melhora nos indicadores não ficou restrita apenas aos alunos mais velhos. O Censo Escolar mostrou um avanço generalizado no rendimento dos estudantes brasileiros:


  • Ensino Médio: O abandono caiu para a marca histórica de 2,5%.
  • Ensino Fundamental (Anos Finais): O abandono recuou de 1,4% para 1%.
  • Menos Reprovação: Nos anos finais do fundamental, a taxa de reprovação despencou de 5,4% para 3,3%.
  • Resgate de Alunos: O índice de estudantes que deixavam de se matricular de um ano para o outro caiu 28%. Na prática, isso significa que cerca de 250 mil jovens foram salvos da evasão e continuam estudando.

Sul e Centro-Oeste lideram a mudança

A rejeição às salas de aula diminuiu em absolutamente todas as regiões do Brasil, mas alguns estados se destacaram:


  • Região Sul: Teve o impacto mais expressivo, cortando o abandono de 4,6% para 2,0%.
  • Região Centro-Oeste: Consolidou-se com o menor índice do país, registrando apenas 1,2% de abandono.
  • Nordeste e Norte: Mantiveram a curva de queda, fixando-se em 2,1% e 2,3%, respectivamente.
  • Região Sudeste: Apresentou melhora gradual, alcançando a marca de 3,2%.

O papel do Pé-de-Meia (e as polêmicas de bastidores)

O grande motor por trás dessa transformação foi o Programa Pé-de-Meia. Funcionando como uma espécie de "poupança do ensino médio", o programa do governo federal dá incentivos financeiros mensais e anuais para estudantes de baixa renda (inscritos no CadÚnico) que mantêm a frequência escolar alta e participam do Enem. O bolso pesou a favor dos livros.

No entanto, especialistas apontam que o sucesso também tem outros ingredientes:

  1. Políticas Locais: Muitas secretarias estaduais flexibilizaram as regras de aprovação (como a progressão parcial, onde o aluno passa de ano mesmo devendo alguma matéria), diminuindo a reprovação em massa.
  2. O Debate Fiscal: O Pé-de-Meia virou um gigante que custa cerca de R$ 12 bilhões por ano, consumindo dois terços da verba livre do MEC. O desafio agora é equilibrar esse investimento sem sufocar outras áreas essenciais, como a expansão das escolas em tempo integral.

O fato é que o bolso e a sala de aula se alinharam, gerando o melhor cenário educacional em quase duas décadas. Por Mali!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...