terça-feira, 31 de agosto de 2010
Lula diz que exportações brasileiras vão voltar a crescer
Presidente destacou que a equipe econômica está atenta aos rumos do comércio exterior, fazendo reuniões freqüentes para tratar do tema.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrou nesta segunda-feira (30) confiança na recuperação da balança comercial brasileira, que vem registrando progressivo crescimento das importações em relação às exportações.
Lula destacou que a equipe econômica está atenta aos rumos do comércio exterior, fazendo reuniões freqüentes para tratar do tema. “Estamos olhando isso. A cada dez ou 15 dias eu me reúno com o ministro Guido Mantega [Fazenda], com o ministro Miguel Jorge [Desenvolvimento], com o presidente do Banco Central [Henrique Meirelles] e a gente está acompanhando [o comportamento da balança comercial]”, disse Lula, ao participar de um evento beneficente no Theatro Municipal do Rio.
“Vamos fazer todos os gestos possíveis para a economia brasileira continuar crescendo e nenhum gesto para atrapalhar o comércio mundial. O que nós queremos é que flua o comércio. Que os Estados Unidos voltem a importar. Que a Europa volte a importar para que a gente possa equilibrar a economia mundial e todo mundo voltar a crescer”, afirmou Lula.
Perguntado sobre o processo de capitalização da Petrobras, o presidente não quis adiantar nada. Afirmou apenas que a decisão está próxima. “Esse é um assunto tão delicado que não ouso dar palpite antes de ter uma decisão. Acredito que a decisão está muito próxima. Há interesses de todos setores do governo de fazer isso o mais rápido possível. Acho que por estes dias haverá o anúncio.”
Lula participou de um show beneficente promovido em prol do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com apresentação do cantor Ney Matogrosso. O presidente estava acompanhado pelo governador do estado, Sergio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes e pelo empresário Eike Batista, que doou R$ 4,5 milhões para promover melhorias nos ambulatórios das colônias de Curupaiti e Itaboraí, no estado do Rio, e na construção de um museu sobre a doença.
Lula afirmou que, até o final de seu governo, terá promovido a reparação judicial de 11 mil hansenianos, que por muitos anos eram segregados da sociedade e separados de suas famílias em colônias. “Já aprovamos a lei. Têm pessoas recebendo uma pensão de R$ 750 por mês. São 11 mil pedidos e já atendemos 5 mil. Preferimos atender primeiro quem tem mais de 60 anos e agora vamos atender a outra parte. Espero que a gente possa concluir todo o processo até o final do meu mandato.”
A hanseníase acomete principalmente a pele e os nervos. O Brasil é o primeiro país do mundo em incidência da doença, seguido do Nepal e Timor Leste. A cada ano são detectados 40 mil novos casos no país, sendo que de 8% a 10% acabam ficando com sequelas, devido ao tratamento tardio, embora a doença tenha 100% de cura. fonte o minuto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial