terça-feira, 28 de setembro de 2010

TRE garante que resultado da eleição sai por volta das 22h30

Apuração deve levar aproximadamente 5 horas e 30 minutos. Ao todo, os votos serão colhidos das 6.869 urnas espalhadas pelo estado.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) garante que o resultado das eleições no Rio Grande do Norte será divulgado por volta das 22h30. De acordo com o presidente do TRE, o desembargador Vivaldo Pinheiro, 5 horas e 30 minutos será o tempo necessário para concluir a apuração das 6.869 urnas espalhadas pelo estado.

Pinheiro comentou sobre o assunto em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas para o Jornal 96, da 96FM, desta terça-feira (28). Na ocasião, ele explicou que, dada a agilidade do sistema, observadores internacionais estarão em Brasília para conferir a apuração informatizada das eleições.

Enquanto isso, o Brasil dá ainda outros passos no sentido de garantir a segurança da data. Além da novidade na lei eleitoral que determina a necessidade de documento oficial com foto, além do título, no momento da votação; a eleição biométrica também começa a ser utilizada desde este ano.

No Rio Grande do Norte, ela será empregada já em 7 zonas eleitorais, e em 11 municípios, atendendo demanda de 107 mil eleitores – 5% de todo o eleitorado. Quem for votar pelo novo modelo, não precisa portar documento oficial com foto, visto que a identificação é realizada através da impressão digital. Mesmo assim, Vivaldo Pinheiro estima que ambas as medidas tenham vindo para evitar possibilidade de fraude.

A segurança também será de responsabilidade das forças militares e policiais convocadas. Durante o pleito, membros do Exército, das Polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal estarão a postos para intervir caso haja necessidade. Uma curiosidade é que poucos municípios, apenas 20, pediram um incremento de tropas federais na segurança.

Ainda assim, o jato ERJ-145 da Polícia Federal desembarcou no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, trazendo dezenas de agentes para reforçar o policiamento no dia 3 de outubro. Tudo isso porque o RN ocupa quarta colocação no ranking nacional de delitos eleitorais.

O desembargador Vivaldo Pinheiro confirma que, durante o período de campanha, materiais irregulares foram apreendidos por desrespeito à legislação. Na capital, a fiscalização fica ao encargo da 3ª Zona e, no interior, dos juízes eleitorais. Para evitar problemas no momento da votação, ele explica o que é permitido ou proibido no próximo domingo (3).

“O eleitor pode, por exemplo, vestir a camisa do seu candidato e portar bandeira, desde que de maneira individual e silenciosa. O que não pode é haver aglomerações onde os envolvidos estejam usando camiseta do mesmo candidato, as chamadas ‘bocas de urna’ ou distribuir brindes, como chaveiros ou canetas”.

Passadas as eleições, a expectativa de Pinheiro é que os ânimos se acalmem. Ele espera que, depois da data, caia o número de ações relativas aos concorrentes. Apesar disso, informa, o pleito foi marcado pela tranqüilidade – e o estado não teve problemas com impugnações.

Preparativos

As urnas que serão utilizadas durante as eleições já foram encaminhadas às devidas seções eleitorais, no interior do estado. Aquelas destinadas à Grande Natal, por sua vez, ainda serão enviadas através dos Correios. Todas elas, no entanto, só serão instaladas no sábado (2), véspera da votação.

As eleições deste ano vão contar com contingente de aproximadamente 30 mil profissionais envolvidos, dentre mesários, técnicos de urna e supervisores do pleito. Deste total, estima-se que 26 mil sejam mesários. A votação ocorre no próximo domingo (3), a partir das 8h até as 17h. O presidente do TRE/RN, o desembargador Vivaldo Pinheiro, lembra que os eleitores podem e devem levar cola com os números de seus candidatos.

Caso alguém necessite reimprimir o título de eleitor, o prazo para tanto vai até a quinta-feira (30). Em caso de dúvidas, basta ligar para o “disque eleitor”, no número 0800-708-2010.

A expectativa de apuração é de que, até as 20h30, 85% das urnas já tenham sido apuradas. O restante delas será analisada até as 22h30, previsão para conclusão da checagem. fonte: O Minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...