O desmatamento das florestas em áreas protegidas ou próximas a elas teve redução de 47% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em agosto deste ano foram detectados 265,11 km² de alertas de desmatamento. No mesmo período de 2009, os alertas somaram 498,13 km². Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
- Avalio como ótimo resultado com queda de 47% em relação ao ano passado. O que se comprova que os números se mantém sustentáveis, pelas ações coordenadas de combate ao desmatamento e planejamento estratégico de monitoramento ambiental.
Em relação a julho, a queda foi de 45%, uma vez que no período os alertas de desmatamentos somaram 485,07 km². Em agosto deste ano o Pará se manteve como o Estado com maior área de alertas de desmatamento, com 134,04 km². O segundo Estado com mais alertas é o Mato Grosso com 54,85 km².
Queimadas
De acordo com o último balanço do Ministério do Meio Ambiente, até esta sexta-feira (8) existem 32 focos ativos de queimadas em áreas protegidas. Além disso, os focos controlados são 14, outros 42 foram extintos e 94 seguem monitorados. Com isso, o ministério mantém um total de 182 ações dirigidas para o controle das queimadas. A ministra Izabella Teixeira comentou a situação das queimadas.
– Tivemos um ano sensível do ponto de vista das queimadas, mas já houve anos mais críticos com 2004 e 2005 no que se refere a isso. O importante é que estamos trabalhando e pretendemos ainda hoje ou no mais tardar até domingo extinguir os focos que estão dentro dos seis parques nacionais.
Em 28 de agosto, os números do ministério mostravam 35 focos ativos, quatro controlados, cinco extintos e 21 monitorados. O balanço atual, portanto, já mostra resultados melhores dos que os registrados no auge da seca, em agosto e setembro. Além disso, a cobertura de nuvens está em apenas 17%, sinal de que os números do ministério são precisos (há meses em que a cobertura de nuvens ultrapassa os 80%, comprometendo o monitoramento).
Para o ano que vem, o ministério terá um monitoramento mais exato. O Ibama fez uma parceria com a agência espacial japonesa para o uso de um radar que consegue mapear as áreas com queimadas mesmo quando há cobertura intensa de nuvens. O radar já está sendo usado de forma experimental.
Fonte: http://noticias.r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial