terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aeroporto: mesmo com atrasos, prefeito garante conclusão em 2013 Em visita às obras do aeroporto, Jaime Calado garante a imprensa que pistas e o pátio de aeronaves estarão prontos para receber a Copa do Mundo/ O Minuto.

Calado garantiu que a pista e o pátio de aeronaves do aeroporto estarão prontas até 2013.
A obra de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante continua sendo alvo de matérias da imprensa local que visitou as pistas e os acessos ao aeroporto na manhã desta terça-feira (30). Os veículos de comunicação foram convidados pela Prefeitura de São Gonçalo para conhecerem a obra de perto e entenderem a estrutura da obra.

Durante a visita, o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado garantiu que a pista e o pátio de aeronaves do aeroporto estarão prontas até 2013 para receber a Copa do Mundo de 2014, mesmo com as chuvas de verão em janeiro.

Somente em 2009 as obras do aeroporto ficaram paralisadas durante 250 dias e este ano, o número caiu para apenas 40 dias, motivo comemorado pelo prefeito Jaime Calado. Agora é correr contra o tempo e definir qual empresa será escolhida na Concessão para construção e administração do aeroporto.

De acordo com o gestor, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve concluir o edital para concorrência até o final deste ano. Depois disso, o documento será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU), que deve avaliá-lo e publicá-lo no Diário Oficial da União 45 dias depois do recebimento. Como janeiro é um mês de férias, a publicação deve ocorrer somente em meados de março.

Seguindo os trâmites necessários à licitação, a estimativa é de que as obras comecem por volta de junho. Conforme explicou o gerente de empreendimento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aero-portuária (Infraero), o engenheiro Ibernon Martins Gomes, 80% das obras de competência da Infraero já está concluído.


Foto: Elpídio Júnior
Ibernon Martins Gomes, gerente de empreendimento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aero-portuária (Infraero).

Entre os serviços estão a construção da pista e do pátio de aeronaves. A pista, que está em vias de conclusão, tem 3km de comprimento e 60m de largura. De acordo com Ibernon, o Aeroporto de São Gonçalo terá capacidade para receber os maiores aviões em circulação, a exemplo do A380 - a aeronave com maior capacidade de passageiros.

Na primeira fase, o aeroporto terá capacidade de receber 5 milhões de passageiros ao ano, mais que o dobro daqueles que passam pelo Augusto Severo (2 milhões/ano). A capacidade do aeroporto de São Gonaço ainda pode ser estendida posteriormente até movimentar 40 milhões de passageiros ao ano. Para se ter uma ideia, Guarulhos - o maior aeroporto da América Latina - recebe 23 milhões de passageiros / ano.

Para Jaime Calado, a obra vai representar um benefício para toda a população que vive no entorno da área, uma vez que o projeto visa a construção de um "aeroporto cidade" - o que implica em uma obra atrelada a benefícios para a comunidade local. Segundo informou, só haverá atrasos caso ocorram batalhas judiciais ou disputas comerciais para a construção do aeroporto.
Foto: Elpídio Júnior
 
Segundo o prefeito, só haverá atrasos caso ocorram batalhas judiciais ou disputas comerciais para a construção do aeroporto.

Os atrasos no projeto - que há mais de uma década faz parte do cronograma de grandes obras de infraestrutura do Rio Grande do Norte - tem no inverno e nas chuvas uma das explicações para as “datas esticadas”. Os acessos, as desapropriações, a falta de motivação política também foram motivos alegados pelo poder público.

Apesar disso, o engenheiro Ibernon Gomes afirmou que é comum a demora na realização de projetos arquitetônicos de grande porte.
Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...