segunda-feira, 20 de junho de 2011

CLIPPING: É preciso haver integração na região metropolitana, afirma Fernando Mineiro

deputado Fernando Mineiro esteve no programa Conexão Potiguar, com o jornalista Pinto Júnior, debatendo sobre a questão política na cidade do Natal. Para Mineiro, a maneira como se faz campanha política, em geral, hoje se faz como se fosse venda, e não um debate público sobre a sociedade. Para ele, as campanhas estão parecendo “venda de sabonetes”. “Minha meta é fazer com que a sociedade pense a cidade do Natal junto com que os governantes, discutir com a sociedade os grandes desafios do município”.

Mineiro comentou, dentre outros temas, da questão da mobilidade urbana, um problema que hoje aflige grande parte da população de Natal e região metropolitana. Para ele, algumas ações simples, como sinalização horizontal e campanhas educativas podem resolve o problema na região metropolitana. “Se a prefeitura tivesse gastado 10% do que gastou nessas campanhas mentirosas com campanhas educativas, é muito provável que teríamos menos problemas nessa área”.

Ainda sobre mobilidade urbana, o deputado foi questionado suas ações no setor caso fosse eleito prefeito de Natal. “Ações como Via Livre, que aconteceu em Petrópolis, eram muito viáveis, mais pararam. Obras como o VLT seriam excelentes soluções para Natal”, afirma ele.

Falando da questão da região metropolitana, Mineiro defende uma maior integração entre as cidades que formam a metrópole. “É preciso haver integração. Natal deveria liderar esse processo de integração, mas infelizmente não tivemos na Grande Natal gestores que se disponham a isso”. Citando a questão do lixo, o deputado defende uma ação conjunta entre os gestores da região. “Segurança, a questão da dengue, enfim, todas essas questões são de debate em conjunto. “Isso dividiria o peso de ações isoladas, mas ainda é necessário iniciativa por parte dos gestores locais”, diz o deputado. Confira a entrevista na íntegra:

O senhor acredita que as campanhas eleitorais perderam no que diz respeito em idéias, propostas?

Acredito que sim. A maneira como as campanhas de deserolam parece venda de sabonete, o que é errado. Elas tem que centrar em debater a sociedade. É preciso debater com a população para administrar. Veja a questão da mobilidade. Natal tem um problema sério nesse quesito. Mas acredito que uso bem feito de campanhas educativas facilitaria esse processo. Se a prefeitura tivesse usado 10% do que usou nessas campanhas publicitárias mentirosas com campanhas voltadas para educação no trânsito, o problema seria menor.

Ainda sobre o trânsito na cidade do Natal, se o senhor chegar a prefeito, qual seria a sua iniciativa?

Debate-se muito sobre trânsito quando há aumento das passagens. Eu acho interessante debater a mobilidade urbana, porque envolve do empresário ao pedestre. Uma experiência interessante aconteceu em Petrópolis, que foi o Via Livre. Temos que pensar em corredores para ônibus, sair do papel o VLT.

No Ceará isso já se desenvolve, não é?
Pois é. Vejo a que a Copa do Mundo é uma possibilidade de fazer acontecer esses projetos, que já existem há alguns anos mais nunca saíram o papel. Eu brinco que deveria haver nas redes sociais uma campanha visando as obras de mobilidade urbana.

Falando da região metropolitana, sinto falta de políticas que envolva os demais municípios. Qual a opinião do senhor a esse respeito?Muitos problemas de Natal não dizem respeito apenas a Natal, e sim a toda região metropolitana. O problema do lixo, por exemplo. Vi rescentemente que o Ministério Público pediu intervenção da Urbana. É preciso haver integração. Natal deveria liderar esse processo de integração, mas infelizmente não tivemos na Grande Natal gestores que se disponham a isso. Natal deveria se sobrepuser no sentido de fazer parcerias. Segurança, a questão da dengue, enfim, todas essas questões são de debate em conjunto. Isso dividiria o peso de ações isoladas, mas ainda é necessário iniciativa por parte dos gestores locais. Se pensarmos a saúde em conjunto, provavelmente não teríamos tantos problemas em cidades como Natal e Parnamirim.
Fonte: Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...