A suspensão da coleta do lixo doméstico em apenas um dia, na segunda-feira, dia 1º, deixou espalhados pelas calçadas e canteiros das principais ruas da zona Leste de Natal um rastro de 280 toneladas de lixo.
Aldair DantasNa rua Antônio Basílio, canteiros estão tomados por sacos de lixo
O diretor de Operações da Companhia Municipal de Serviços Urbanos (Urbana), Alexandre Miranda, confirmou que a empresa Líder, responsável pela coleta do lixo domiciliar naquela região da cidade, suspendeu o serviço por falta de pagamento. Mas, segundo ele, o pagamento de R$ 1 milhão relativo ainda a janeiro deste ano, foi efetuado no dia seguinte e anteontem mesmo a Líder voltou a fazer a coleta de lixo na zona Leste.
Segundo a Urbana, por conta de um dia sem coleta, a empresa Líder só vai conseguir "zerar" o lixo acumulado no sábado, dia 6. Sacos de lixo espalhados pelas ruas Nascimento de Castro, São José, Xavier da Silveira, Antonio Basílio, Alexandrino de Alencar eram uma amostragem da paralisação do serviço. Paulo dos Santos é dono de uma cigarreira na avenida Alexandrino de Alencar, no Alecrim, e disse que a coleta de lixo ocorre regularmente na área, "mas as vezes, não é todo dia, ocorre do caminhão coletor não passar à noite e amanhece o lixo acumulado nos canteiros".
Já Lucinéia da Silva diz que "não lembra quantos dias fazem que o caminhão de coleta não passa" na rua Xavier da Silveira, em Morro Branco, onde ela, conta, que os moradores de edifício como o Maria Clara, Michele e Rafael Negreiros, descem diariamente para colocar o lixo na calçada.
Os problemas na coleta de lixo nos bairros da zona Leste de Natal não são novidade. Em 7 de julho passado, a TRIBUNA DO NORTE publicou reportagem denunciando o mesmo problema, mostrando fotos de acúmulo de lixo e depoimentos de moradores de bairros como Ribeira e Tirol. Na época, a Urbana informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que os funcionários da empresa Lider - um dia antes da reportagem - fizeram uma pequena paralisação e apenas dois, dos seis caminhões que coletam lixo na região, estavam trabalhando. Moradores denunciavam que a coleta não estava sendo realizada há, pelo menos, 10 dias. Esta semana, a irregularidade na coleta da zona Leste voltou a ocorrer. Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial