O ataque terrorista na Noruega em um norueguês calculado por um extremista de 32 anos levantou novamente a questão do fundamentalismo. Os governos ocidentais ea mídia levaram a opinião pública mundial para associar o fundamentalismo eo terrorismo quase que exclusivamente com elementos radicais do Islã. Barack Obama em os EUA eo Reino Unido, David Cameron, foi rápido para expressar solidariedade com o governo norueguês e reforçou a idéia de dar batalha mortal contra o terrorismo, considerando que seria um ato de Al Qaeda. Preconceito.Desta vez era um nativo, branco, de olhos azuis, com ensino superior e cristã, embora o New York Times isso como "sem qualidades e fácil de esquecer."
Além de rejeitar o terrorismo eo fundamentalismo resolutamente deve tentar entender o porquê desse fenômeno. Às vezes tenho abordado o tema nesta coluna, o que resultou em um livro de fundamentalismo, o terrorismo, Religião e Paz: desafio do século (Vozes 2009). Isso significa, entre outras coisas, o tipo de globalização que tem prevalecido desde o início, uma globalização econômica fundamental, mercados e finanças.
Edgar Morin chama de "idade de ferro da globalização." Corrente Foi seguido, tal como solicitado na realidade, uma globalização política (governança global dos povos), uma globalização ética e educação. Quero dizer, com a globalização abriu uma nova fase na história do Planeta Vida e da própria humanidade.
Estamos deixando para trás os estreitos limites de culturas e identidades regionais com a figura do Estado-nação para ir cada vez mais fundo no processo de uma história coletiva da humanidade, com um destino comum ligado ao destino da vida e de alguma forma, a própria Terra. As pessoas estavam se movendo comunicações em contato com todos e todos por razões diferentes, as multidões começaram a circular em todo o mundo.
Esta transição do local ao global não estava preparado, como prevaleceu um confronto entre duas formas de organizar a sociedade: o socialismo de Estado da União Soviética e do capitalismo liberal ocidental. Todos devem apoiar uma destas alternativas. Quando o desmantelamento da União Soviética emergiu um mundo multipolar, mas o domínio dos EUA como a maior potência econômica e militar do mundo, começou a exercer um poder imperial, fazendo todos se alinham com seus interesses globais.
Globalização de forma mais ampla, havia uma espécie de ocidentalização do mundo e seus pejorativo sentido um "hamburguerización". Funcionou como um rolo compressor que passou por cima de respeitáveis tradições culturais. Isso foi agravado pela arrogância típica do Ocidente de ser um portador do melhor da cultura, o melhor a ciência, a melhor religião, a melhor maneira de produzir e governar.
Esta padronização global gerou uma forte resistência, amargura e raiva em muitas cidades, que foram corroendo a sua identidade e costumes. Em tais situações surgem frequentemente que as forças de identidade Alii com as religiões conservadoras, guardiões naturais da tradição. Daqui se origina o fundamentalismo que se caracteriza por dar valor absoluto ao seu ponto de vista.Que reivindica uma identidade absoluta é obrigado a ser intolerante com diferentes, a desprezar, eo limite de eliminar.
Este fenômeno é recorrente em todo o mundo. No Ocidente, grupos significativos de se sentir ameaçado conservadora na sua identidade pela penetração de culturas não-européias, especialmente o Islã. Cresceu rejeitar o multiculturalismo ea xenofobia. O norueguês terrorista estava convencido de que a luta democrática contra a ameaça de estrangeiros na Europa foi perdida. Ele tomou uma solução desesperada: fazer um gesto simbólico de remover a "traidores" multicultural.
A resposta do governo norueguês e as pessoas têm sido sábio, respondeu com flores eo pedido de mais democracia, ou seja, mais conviver com as diferenças, mais tolerância, mais entretenimento e mais solidariedade. Este é o caminho que garante a globalização humana, que será mais difícil para tais tragédias acontecer novamente.
Leonardo Boff é autor de Virtudes para um outro mundo possível, 3 vol., Sal Terrae 2005.
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Marcos Imperial