Responsável por fazer o mundo inteiro olhar para os pobres, ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz, foi representante da ONU e amiga da princesa Diana.
O nome de nascimento de Madre Teresa de Calcutá era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Quando uma mulher entra para um convento, é normal mudar o nome, pois a partir desse momento inicia-se uma nova fase na vida da pessoa. Nascida em 26 de agosto de 1910, em Skopje, Albânia, atual capital da Macedônia, se Madre Teresa estivesse viva completaria 101 anos.
Ela teve uma infância simples, onde estudava e ajudava os pais. Deixou sua casa aos 18 anos para ingressar na vida religiosa. Quando noviça na ordem de Loretto, foi conduzida em uma missão nas escolas da Índia. Quando foi transferida para Calcutá lecionava em uma escola privada.
Madre Teresa não tinha contato com a população indiana. Quando começou a sair dos muros do convento e escola, deparou-se com uma realidade diferente e resolveu ajudar fazendo um trabalho social com os pobres nas ruas. "A pobreza não foi criada por Deus. Nós é que a causamos - você e eu - devido ao nosso egoísmo", acreditava Madre Teresa de Calcutá.
Aos 37 anos foi autorizada a deixar ordem, mudou-se para um bairro pobre de Calcutá e lá montou sua primeira escola. Inscreveu-se em um curso básico de enfermagem com o objetivo de aprender a administrar medicamentos e a cuidar de doentes. Em 1950, fundou a Congregação das Missionárias da Caridade.
Madre Teresa foi exemplo de dedicação e responsabilidade com seus ideais. Ela não tinha medo do que as pessoas poderiam pensar, ela ajudava qualquer pessoa que estivesse na rua indiferente da religião. Na índia, a religião Hindu é muito forte e ela sofreu por ser uma freira católica, mas venceu barreiras e mostrou seu comprometimento.
"Algumas pessoas reivindicam e protestam em público por justiça e direitos humanos. Nós não temos tempo para isto. Há seres humanos em grande número que estão morrendo de fome e desprovidos de amor. Em pessoas assim é que servimos a Jesus, vinte e quatro horas ao dia", declarou Madre Teresa.
Madre Teresa e a princesa Diana
Admirada com o trabalho social de Madre Teresa, a princesa Diana foi ao encontro dela e confessou sua admiração, expressou sua vontade de ajudá-la em sua missão. "Diana, você pode doar esse amor às crianças indefesas. Na sua posição, você pode auxiliar muitas delas, que sofrem. A caridade pode ser exercida em qualquer lugar onde nos encontremos", aconselhou Madre Teresa.
A princesa voltou para o seu palácio e daí em diante dedicou-se a visitar crianças vítimas da Aids e carentes. Em abril de 1987, a Princesa de Gales se tornou a primeira grande celebridade a ser fotografada tocando uma pessoa infectada com o vírus HIV.
Morreu a Mãe dos Pobres
Vítima de uma parada cardíaca, no dia 5 de setembro de 1997, Madre Teresa faleceu, deixando o mundo órfão do seu amor e dedicação aos pobres. No dia em que foi chamada ao céu preparava a celebração em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga, falecida seis dias antes, num acidente de automóvel em Paris.
Todos queriam se despedir da mulher que lutou pela igualdade e direito à vida. O corpo dela foi velado durante uma semana, filas quilométricas se formavam ao entorno a igreja de São Tomé, em Calcutá. Após esse período, foi transladado para o Estádio Netaji, local no qual foi celebrada a Santa Missa de corpo presente. Televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo a celebração.
No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa, considerada a missionária do século XX. "Vestida num sári branco com as bordas marcadas com as três linhas azuis, um pequeno crucifixo no ombro esquerdo, vestindo também uma malha cinza para evitar o frio, sandálias finas em seus pés desnudos e carregando uma bolsa de tecido com alças de madeira, foi assim que Madre Teresa chegou a Oslo para receber o Prêmio Nobel e em Nova York para inaugurar um abrigo para portadores de Aids. E foi assim que ela chegou ao Pódio na sede das Nações Unidas e aos escombros de Beiruteâ€, trecho do livro Teresa de Calcutá - Um lápis na mão de Deus. Via http://estilo.br.msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial