terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Miguel Nicolelis cientistas chefe da universidade Duke quer fazer um Brasileiro paraplégico dar o pontapé inicial da Copa de 2014

Miguel Nicolelis cientistas chefe da universidade Duke.

O governo americano investe por ano 430 milhões de dólares na Duke, uma das principais universidades de medicina do mundo. Estudos de ponta, publicados em algumas das revistas científicas mais importantes do planeta. Um grupo internacional, de 50 especialistas, na linha de frente da ciência! Conduzindo pesquisas que podem beneficiar pessoas aqui no Brasil, como Emerson, de apenas 12 anos. E Sidney, de 36 anos. Emerson foi atingido por uma bala perdida há dois anos, quando empinava pipa em Guarulhos, São Paulo. Emerson conta como foram os últimos dois anos. "Ficar no hospital, sem fazer nada. Só, sem brincar", diz a criança. Sidney ficou soterrado por seis horas no terremoto de Kobe, no Japão, em 1995. Os médicos deixaram claro a gravidade da minha lesão. 

Mas o que a pesquisa feita nos Estados Unidos tem a ver com esses brasileiros que não podem mais andar? É que o chefe desses cientistas da universidade Duke é do Brasil: o paulistano e palmeirense fanático Miguel Nicolelis. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo em 1984, ele vive no exterior há mais de 20 anos. Completa 51 de idade na semana que vem. E trabalha numa área que mais parece ficção científica: fazer máquinas funcionarem com a força do pensamento. Um braço robótico, uma perna robótica, um braço virtual que realiza um determinado comportamento sob o comando da atividade do cérebro. As aplicações práticas são muitas, porém ainda distantes. Mas Nicolelis tem pelo menos um projeto mais urgente, ambicioso e polêmico, que tem a ver com o Sidney e o Emerson: fazer um brasileiro, paraplégico, ou tetraplégico, de preferência uma criança, dar o pontapé inicial da Copa do Mundo, em São Paulo, no dia 12 de junho de 2014. Daqui a dois anos e três meses.


Via Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...