sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rio Grande do Norte inicia a realização das Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural


Raimundo Costa Delegado do MDA no RN. Foto  do Blog do Juscelino Dantas.

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte (DFDA-RN), em conjunto com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca(SAPE), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN(EMATER), estará realizando 8 Conferências Territoriais  e uma Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Norte. Os eventos ocorrerão a partir de 14 de fevereiro, encerrando com a Conferência Estadual, nos dias 15 e 16 de março. Essas conferências fazem parte do processo que culminará com a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (I Cnater) que acontece nos  dias 23 a 26 de abril, em Brasília-DF,  com o tema: “ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”.

Todo este processo de consulta a sociedade civil ocorre num momento em que se reestrutura todo o sistema de Ater no país, tendo como ponto de partida a Lei 12.188/2010, que define a Política Nacional de Assistência Técnica.

As conferências têm como objetivo debater o papel da assistência técnica e propor  diretrizes  para a política nacional de ATER. No que toca as questões específicas do Rio Grande do Norte, o papel da ATER é imperiosa para o desenvolvimento da agricultura familiar principalmente em se tratando de um Estado que tem grande parte de sua geografia encravada no semiárido, caracterizada pela irregularidade pluviométrica, acarretando riscos para a agricultura de sequeiro, bem como, a escassez de água para o consumo humano e animal. Desse modo, a ATER está diante do desafio de promover a convivência com o semi- árido de forma sustentável, afirmou o Delegado Federal do MDA – Raimundo Costa.

Os debates nas conferências serão divididos em 5 eixos:  Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural.

Confira os locais e datas das conferências:

TERRITÓRIO
DATA
MUNICÍPIO
LOCAL
Potengí
14/02
São Paulo do Potengi
Sec. Municipal de Educação
Mato Grande e Sertão Central Litoral Norte
16/02
João Câmara
IFRN
Terras dos Potiguaras/ Agreste Litoral Sul
27/02
São José do Mipibú
CENTERN
Trairí
28/02
Santa Cruz
SEBRAE
Seridó
29/02
Caicó
IFRN
Alto Oeste
02/03
Pau dos Ferros
UERN
Sertão do Apodi
06/03
Apodi
IFRN
Assu/Mossoró
07/03
Mossoró
UFERSA
1º CONFERENCIA ESTADUAL DE ATER
15e16/03
Natal
A definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...