domingo, 31 de março de 2013

Páscoa é tempo de celebrar a vida e renovar o espírito. Feliz páscoa para todos meus leitores (as)



A dimensão da Paixão de Jesus Cristo, que foi capaz de morrer crucificado por acreditar nos Homens. Seus ensinamentos nos alimentam, nos fortalece e nos faz crer que somos cristãos e que mesmo nos momentos de descrenças e dificuldades, somos capazes de nos apaixonar por nosso trabalho, nossa família e nossas vidas. 

"Na Páscoa comemoramos a Ressurreição de Cristo, a vitória sobre a morte, o reviver. É o que fazemos todos os dias, ou pelo menos é o que deveríamos fazer todos os dias: renascer, reviver, renovar - sonhos, desejos, energias, esperanças, relacionamentos - tudo enfim. Deveríamos nos dar a oportunidade diária de começarmos tudo novamente, reavaliando nossa vida a cada amanhecer. Começarmos de novo - igual ou diferente - é isto que importa no nosso movimento entre o amanhecer e o adormecer".

Cristo ressuscitou, venceu as trevas, venceu a morte, mostrou que é possível "ser novo todos os dias", novamente e novamente. Transformou a morte, numa banalidade, num momento de dor que antecede um momento de glória. Transformou a morte num rito de passagem. Feliz de nós Cristãos que acreditamos e podemos ressuscitar. 

A Páscoa nos oferece oportunidades ilimitadas. Então, de novo, vamos viver a Páscoa e seu significado em todos os dias deste próximo ano que começa agora e, ao seu final, comemorarmos as mudanças, as evoluções, o renascimento diário, nosso crescimento". Feliz Páscoa para todos (as). Postado por Marcos Imperial.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Hoje é um grande dia para o Grupo de Teatro União Gruteu, sua volta ao lugar onde tudo começou Patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante.


Foto arquivo do Blog Marcos Imperial. 

Hoje o Grupo de Teatro União Gruteu, com 30 anos de estrada, e pioneiro do espetáculo Paixão de Cristo em nossa cidade SONGA, vai proporcionar uma grande encenação na sua volta ao Patamar da Igreja Matriz. 

Dia 28 de Março não será uma data qualquer em nosso calendário, é uma data que entra para a historia do GRUTEU e de todos os São-Gonçalenses que vão prestigiar esse grande espetáculo hoje.  Esses grandes atores e atrizes, amadores do GRUTEU que realiza um espetáculo desse tamanho com muito amor e imensas dificuldades. Não vou nem falar dos motivos que proibiram o GRUTEU a apresentar nesse Patamar a 10 anos atrás, porque o momento é de alegria. Ficará para outra ocasião.

Depois de 10 anos o GRUTEU volta a encenar a Paixão de Cristo no Patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo, prometendo um  grande espetáculo ao ar livre. A partir das 20h00 convido todos (as) para ver ao vivo uma superprodução, com senas sul reais, e impactantes no maior palco natural de SONGA. Hoje com certeza eu, e muitos que participaram desse espetáculo nesse palco vamos ter grandes lembranças nesse patamar que é a cara desse grupo, onde tudo começou.

Venham todos conferir e se emocionar com este grande espetáculo ao ar livre encenado pelo grupo de teatro união “GRUTEU”. Um presente para nosso povo que entra definitivamente em nosso calendário da Semana Santa. Por marcos Imperial.

Aiton Carvalho, Rodrigo Rodrigues e Victor de Melo falam sobre a Paixão De Cristo 2013.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Vereador Eraldo Paiva, trabalha por todas as comunidades de São Gonçalo, e vai trabalhar muito mais!


Vereador Eraldo Paiva, solicita reativação do posto de recolhimento e distribuição de correspondências dos Correios na comunidade de Igreja Nova.

Na primeira edição do Projeto “Câmara Itinerante”, realizada hoje à noite na comunidade de Poço de Pedra, o Vereador e Presidente Estadual do PT/RN, Eraldo Paiva, solicitou, através do Requerimento: 178/2013, a reativação do posto de recolhimento e distribuição de correspondências dos Correios na comunidade de Igreja Nova.
A solicitação já era antiga por parte dos moradores da comunidade, pois o posto já existiu há um tempo e a comunidade nunca concordou com desativação do mesmo.

Vereador Eraldo PT.

Eraldo, que mora em são Gonçalo desde que nasceu, disse que esse sempre foi um problema da cidade e existem ruas e comunidades que as correspondências não chegam, obrigando os moradores a se dirigirem, as vezes por mais de uma vez no mês, ao prédio dos correios no centro da cidade para resgatar suas correspondências.

"Esse é um problema antigo em nossa cidade. A comunidade de Igreja Nova e região é só mais um exemplo dessa falha no serviço de entrega e recolhimento de correspondências em São Gonçalo do Amarante. Temos um outros exemplo desse problema que o caso da Rua Epitácio Marinho, localizada no Conjunto Prolar – Região Urbana do Município. Nessa rua o carteiro não entra e os moradores precisam se deslocar até a sede dos Correios no centro de São Gonçalo para resgatar as correspondências por mais de uma vez durante o mês. Precisamos encontrar uma solução o quanto antes para esses problemas que são básicos para a população de qualquer cidade ou município". Disse Eraldo


Eraldo ainda lembrou que uma audiência interna com então Diretor Regional dos Correios foi articulada pelo mandato do vereador e realizada no início do ano passado. Na ocasião, o Diretor Francisco Gilberto Barbosa da Silva, informou que uma central de distribuição estava sendo construída na Zona Norte de Natal para abarcar o serviço de entrega de correspondências em toda a Região Metropolitana de Natal. São Gonçalo seria contemplado com essa medida e possivelmente esses problemas de distribuição de correspondências no município seriam resolvido. Fonte: Assessoria do Mandato Popular Vereador Eraldo PT. Postado por Marcos Imperial.

CHIBATADA DA ESQUERDA NA VENEZUELA... PESQUISA: MADURO TEM 53,1% DE INTENÇÕES DE VOTO

Carlos Garcia Rawlins: Venezuela's acting President Nicolas Maduro (R) greets supporters during a gathering in Caracas March 16, 2013. REUTERS/Miraflores Palace/Handout (VENEZUELA - Tags: POLITICS) ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE
Levantamento divulgado nesta terça-feira aponta o presidente interino e candidato à Presidência da Venezuela, Nicolás Maduro, com 53,1% das intenções de voto, 17,5% a mais do que o oposicionista Enrique Capriles, que aparece com 35,6%; a pesquisa é da empresa Datanalisis e foi divulgada por dirigentes do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), legenda de Maduro.

Leandra Felipe - Correspondente Agência Brasil/EBC
Bogotá - Levantamento divulgado hoje (26) aponta que o presidente interino e candidato à Presidência da Venezuela, Nicolás Maduro, tem 53,1% das intenções de voto, 17,5% a mais do que o oposicionista Enrique Capriles, que aparece com 35,6%. A pesquisa é da empresa Datanalisis e foi divulgada por dirigentes do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), legenda de Maduro.
Segundo o chefe da campanha, Jorge Rodríguez, a sondagem foi realizada no último sábado (23). A diferença entre os candidatos aumentou 3,1% com relação à pesquisa anterior. Rodríguez acrescentou que 61,9% dos entrevistados afirmou acreditar que Maduro ganhará as eleições de 14 de abril, enquanto que 19,9% disseram que a disputa será vencida por Capriles.
A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 2 de abril, mas os candidatos participam de atos políticos e visitam diferentes regiões do país. Tanto Maduro, quanto Capriles incentivam seus eleitores a votar no dia 14 de abril, porque na Venezuela o voto é facultativo. Uma alta abstenção pode influenciar no resultado final, decidido em um único turno. Com informações da Agência Venezuelana de Notícias. Edição: Beto Coura. Postado por Marcos Imperial.

Mineiro pede apoio da AL para construção da adutora do Mato Grande

1364325355__dsc0590.jpg
Na sessão desta terça, 26, o deputado Fernando Mineiro (PT) pediu apoio dos colegas parlamentares na negociação com o Governo do Estado para a construção da adutora do Mato Grande. No último domingo, 24, ele esteve no município de João Câmara, onde participou de um ato público junto a entidades, movimentos sociais, igreja e população em defesa da construção da adutora. Além dele, o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT) participaram da visita.

“Foi uma manifestação clara da população em torno dessa questão da água, que é fundamental. Está acontecendo em todo estado um colapso no abastecimento de água. Tenho alertado sobre isso desde o ano passado. Participei de muitas reuniões e venho chamando atenção para este fato. As coisas estão se agravando e essa atividade de domingo em João Câmara foi uma retomada na luta pela adutora do Mato Grande. Peço que os deputados entrem nessa negociação para intermediar esta demanda junto ao Governo do Estado”, declarou.

HOSPITAL DE MOSSORÓ        

Em seu pronunciamento, o deputado abordou, ainda, a administração do Hospital da Mulher, em Mossoró. Mineiro relatou que a empresa que atua na gestão da unidade hospitalar (Inase) entrou na Justiça para suspender o contrato com o Governo do Estado. 

“Eles pediram para deixar a gestão. Este é o momento para que o governo assuma a administração da instituição. Além disso, os servidores estão com os salários atrasados desde fevereiro. Através de uma auditoria, a própria Secretaria Estadual de Saúde constatou um desvio de R$ 8 milhões em contrato com a Associação Marca, que gerenciava o hospital”, declarou. Fonte: Assessoria da Assembleia Legislativa. Postado Por Marcos Imperial.

Anistia Internacional: Feliciano é "inaceitável"

Entidade publicou nota em que manifesta preocupação com a permanência do Deputado Federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara; a nota diz que as "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres, expressas em várias ocasiões pelo deputado Marco Feliciano, o tornam uma escolha inaceitável".
Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil Brasília.
– A Anistia Internacional publicou hoje (25) nota em que manifesta preocupação com a permanência do Deputado Federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputados. Pastor evangélico, ele é acusado de postar em redes sociais mensagens homofóbicas e racistas e, por isso, é alvo de protestos desde que foi indicado para o cargo. 
A nota diz que as "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) e mulheres, expressas em várias ocasiões pelo deputado Marco Feliciano, o tornam uma escolha inaceitável" para presidir a comissão. No texto, a Anistia Internacional considera a CDH uma instância fundamental para a efetivação das garantias de cidadania estabelecidas na Constituição e destaca ainda que é "essencial que seus integrantes sejam pessoas comprometidas com os direitos humanos e tenham trajetórias públicas reconhecidas pelo compromisso com a luta contra discriminações e violações que continuam a fazer parte do cotidiano da sociedade brasileira." 
O documento da organização faz ainda um apelo para que os "os [as] parlamentares brasileiros[as] reconheçam o grave equívoco cometido com a indicação do deputado Feliciano e tomem imediatamente as medidas necessárias à sua substituição." Na última quarta-feira (20), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN) fez um apelo para que Feliciano desistisse da presidência depois que uma audiência pública da comissão foi cancelada em virtude dos protestos contra a permanência do deputado no posto. 
A expectativa é que a amanhã (26) seja definida a situação de Marco Feliciano na presidência da CDH. Desde que foi eleito para presidir a CDH, Marco Feliciano tem sido alvo de protestos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel também manifestaram descontentamento com a eleição de Marco Feliciano. No sábado (23), houve manifestações em Paris e em São Paulo contra a permanência do parlamentar na presidência da comissão. O mesmo ocorreu na última quinta-feira (21), durante as comemorações dos dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Edição: Aécio Amado. Escrito por Jussara Seixas. Postado por Marcos Imperial.

“Não somos apenas aliados, somos companheiros”, afirma Lula nos 91 anos do PC do B



Ex-presidente participa da comemoração do 91º aniversário do Partido Comunista do Brasil.

O ex-presidente Lula participou nesta segunda-feira (25) da comemoração dos 91 anos do Partido Comunista do Brasil (PC do B) ao lado do presidente nacional da sigla, Renato Rabello, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, de presidentes de partidos aliados, do presidente da Câmara de Vereadores, José Américo e do vereador Orlando Silva, proponente da sessão e presidente estadual do PC do B em São Paulo.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.
Em seu discurso, Lula destacou que “não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou” e que elas resultaram em avanços importantes para o país. Ele destacou ainda a confluência de objetivos entre o ele e o PCdoB: “não temos apenas interesses em comum – temos os mesmos compromissos de vida”.

Renato Rabello lembrou que o partido é co-protagonista do processo pelo qual o Brasil tem passado nos últimos dez anos. Ele ressaltou que ainda há muito a ser feito: “Estamos seguros dos êxitos alcançados, mas é preciso continuar avançando”. Rabello afirmou que seu partido sabe dos desafios que se apresentam e da responsabilidade de seu partido em enfrentá-los. Reafirmou o papel crucial que a coalização hoje constituída tem nesse processo.

A ministra Marta Suplicy, que representou a presidenta Dilma Rousseff no evento, destacou o papel do PC do B na defesa dos oprimidos e dos excluídos. Ela disse fazer questão de reconhecer publicamente o apoio do partido e de seus militantes e terminou com votos de “longa vida ao PC do B”.

Estiveram presentes também o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, o governador Jaques Wagner e a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão.
Abaixo a íntegra do discurso do ex-presidente Lula em áudio e texto:



“Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o PC do B que nesses 91 anos de trajetória em muito contribuiu para grandes realizações do povo brasileiro. Neste período, não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou, e tenho certeza de que elas resultaram em avanços significativos para a democracia e a soberania nacionais.
Ao longo de sua história, este partido deu ao país inesquecíveis combatentes da liberdade e da justiça, como João Amazonas, Pedro Pomar, Maurício Grabois e Elza Monerat, entre tantos outros homens e mulheres admiráveis.
O PC do B se consolidou como um partido importante na vida brasileira. Com vigorosa presença nas organizações da juventude, dos trabalhadores urbanos e rurais, das mulheres e em vários outros movimentos sociais. Com atuantes bancadas parlamentares e reconhecidas experiências de gestão municipal. Com uma contribuição marcante aos governos estaduais progressistas e, desde 2003, uma participação notável no governo federal.
Tenho laços de profunda amizade com os dirigentes e militantes do PC do B. Não somos apenas aliados, somos companheiros. Não temos apenas interesses em comum – temos os mesmos compromissos de vida, as mesmas causas históricas. Entre nós, mais do que respeito, existe confiança, construída durante trinta anos de lutas e esperanças compartilhadas. E existem afeto e carinho, tão importantes na vida de cada um de nós.
A parceria estratégia entre PC do B, o PT e os demais partidos da base aliada do Governo Federal tem permitido que grandes avanços sejam conquistados em nosso país. Nestes 10 anos de governos democráticos e populares, consolidamos um modelo de governo onde o povo é o ator principal. Tiramos milhões de pessoas da miséria, criamos empregos, reposicionamos o Brasil no cenário internacional e continuamos trabalhando para avançar cada vez mais. O papel do PC do B nesse processo foi, tem sido e, tenho certeza que continuará sendo fundamental;
Agora também na Prefeitura de São Paulo, o PC do B tem sido um importante aliado para começarmos a mudar a cara da gestão desta cidade que, durante tanto tempo, esteve a serviço apenas de uma minoria. Tenho certeza que a administração do prefeito Fernando Haddad e da vice-prefeita Nádia Campeão, que concretiza essa aliança, trará melhorias significativas à vida do povo de São Paulo;
Parabenizo ainda meu amigo Orlando Silva, que foi nosso ministro do esporte e agora assume a presidência do PC do B no estado de São Paulo e o companheiro Jamil Murad, que assume a presidência municipal do partido;
Amigos e amigas, termino lembrando que aniversários são datas comemorativas muito importantes não apenas para celebrar o que foi feito como também para projetar o que está por vir. Muito fizemos pelo Brasil nos últimos anos e hoje temos um país que alcançou um patamar nunca antes imaginado. Mas ainda há muito a ser feito. O caminho para que o povo brasileiro viva com dignidade plena ainda é longo. A manutenção da nossa parceria, da nossa sintonia em torno de um objetivo comum é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados.
Parabéns aos dirigentes e militantes do PC do B. Parabéns a todos os homens e mulheres que lutam pela emancipação do povo brasileiro. Postado por Marcos Imperial.

Vereador João Cabral participa de encontro regional do PT


O Partido dos Trabalhadores realizou neste dia 24 de março (domingo), em São Paulo do Potengi, o encontro regional do PT. 

Estavam presentes representantes de 06 diretórios municipais e a presença do diretório estadual e dos mandatos da Dep. Fed. Fátima Bezerra e Dep. Estadual Fernando Mineiro.
Os temas discutidos foram a conjuntura estadual e nacional e organização interna do partido, tudo isso em preparação ao Processo de Eleições Diretas-PED, que serão realizadas em todo Brasil ainda esse ano, mais precisamente no mês de novembro, onde todos filiados votarão para eleger os membros dos diretórios nos 3 níveis: municipal, estadual e nacional. Postado por Marcos Imperial via http://vereadorjoaocabralpt.blogspot.com.br.

É PRECISO LER. PRESIDENTE FHC, PT NÃO GOVERNA PARA QUEM O SENHOR GOVERNOU

Eduardo Guimarães
EDUARDO GUIMARÃES
Ilustríssimo senhor doutor Fernando Henrique Cardoso,
Quem lhe escreve é um cidadão comum, sem filiação político-partidária e que ainda guarda na memória o sofrimento pelo qual passou quando o senhor – vá lá – "governou" o Brasil. Aquela foi uma época de muito sofrimento para todos, presidente.
Eis que leio no jornal O Estado de São Paulo, estupefato, que o senhor declarou, na segunda-feira (25.3), textualmente, que "Essa gente não sabe governar o país".
Por óbvio, o senhor se referiu ao Partido dos Trabalhadores, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff, quem, desde os primeiros momentos da posse, brindou-o com cortesias que, a meu ver, foram exageradas e que, agora, o senhor retribui dessa forma.
Até entendo que, aos 80 e tantos anos, tendo deixado uma obra administrativa que a maioria absoluta dos brasileiros repudia até hoje – como mostram as sucessivas eleições que o seu partido perdeu –, o senhor esteja amargurado.
Contudo, presidente FHC, peço que entenda que o povo brasileiro – que ontem, quando lhe dava seus votos, o senhor dizia sábio – não o odeia. Apenas rejeita a sua forma de governar.
O senhor diz que o PT não sabe governar. O que as urnas dizem é que o PT realmente não sabe governar, mas não é para os milhões que o elegeram, reelegeram e re-reelegeram. O PT não sabe governar para os que foram priorizados pelo seu governo.
Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar do desemprego de 12,8% que o senhor deixou, implantou pleno emprego, com salários que se valorizam a cada mês.
Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar dos programas sociais de mentirinha que o senhor deixou, pôs o maior programa social do mundo, o qual retirou dezenas de milhões da pobreza e outros tantos milhões da miséria.
Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar da ausência total de divisas que o senhor deixou, construiu reservas cambiais de centenas e centenas de bilhões de dólares que, hoje, garantem imunidade do país a crises internacionais muito mais graves do que aquelas crises localizadas só em países mal governados que ocorreram à sua época.
Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT saber governar porque hoje a maioria afrodescendente que o IBGE diz haver no país está chegando às universidades, que não são mais "coisa de rico" como no seu tempo.
Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, ao contrário do que ocorreu no seu governo, hoje o Brasil não é visto como um país-mendigo que vagueia pelo mundo com o pires na mão – hoje, este país empresta dinheiro a países em dificuldades.
Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, ao contrário de juros de até 45% ao mês que o senhor chegou a pagar aos agradecidos banqueiros que lhe doaram o prédio do Instituto que leva seu nome, o PT reduziu esses juros a um dígito.
Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque está, após tanto tempo, acabando com negociatas como as que tornaram a energia elétrica no Brasil a segunda mais cara do mundo.
Poderia ficar escrevendo laudas e mais laudas para explicar as razões pelas quais o povo brasileiro não elege mais presidentes do seu partido após a verdadeira praga de gafanhotos que foi seu governo, mas acho que já me fiz entender.
Este povo lhe nega votos enquanto ignora as mesuras desmesuradas e os elogios sem fundamento que alguns donos de impérios de mídia lhe fazem à toa, presidente. É que o povo brasileiro sabe que o senhor sabia governar, sim, mas apenas para uma minoria abastada.
Assim sendo, presidente, o senhor haverá de concordar que os brasileiros rejeitarem seguidamente o PSDB no comando do país confere a esta missiva uma verossimilhança que não será a sua desfaçatez que irá anular.

Atenciosamente,
Eduardo Guimarães.
Postado por Marcos Imperial.

Fátima defende 100% dos royalties para educação

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) destacou nesta terça-feira (26), no plenário da Câmara dos Deputados, a fala da Presidenta Dilma Rousseff que defendeu mais uma vez, em visita a Pernambuco ontem, a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação.

“A Presidenta destacou, inclusive, o quanto esses recursos são necessários para promover a valorização do professor brasileiro, até porque a grande maioria dos Governadores e Prefeitos queixa-se de que não tem dinheiro suficiente para pagar e para valorizar o Magistério”, disse a deputada. “Daí a importância da iniciativa que a Presidenta tomou mandando a esta Casa a Medida Provisória 592/12, determinando que todos os royalties sejam destinados à educação”, completou.

Fátima ainda fez um apelo que a Câmara aprove o mais rápido a MP 592/12, lembrando que o prazo dela vence em maio, e informou que a matéria está associada ao Plano Nacional de Educação, na medida em que vai assegurar que as metas do PNE sejam alcançadas. “Precisamos valorizar nossos professores e garantir a destinação de 10% do PIB para educação, conforme estabelece o Plano Nacional da Educação, que está em análise no Senado”.

IFRN
Na reunião ordinária da Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições para a reformulação do Ensino Médio dessa terça-feira (26), a deputada Fátima Bezerra (PT) entregou para o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio, cópia do requerimento de indicação aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, que solicita uma nova unidade do Instituto Federal de Educação Tecnológica, no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte.

Fátima adiantou convite para que o MEC possa participar de audiência pública a ser realizada em Mossoró, que vai discutir a expansão do IFRN na cidade. Postado por Marcos Imperial via Portal da deputada Fátima Bezerra.

EU JÁ SABIA! PESQUISA CONFIRMA: O PT É POVO E O POVO É PT!

Pesquisa aponta ainda que 47% dos pesquisados consideram que o PT ajuda muito ao Governo.

Levantamento feito pelo Instituto Datafolha, divulgado no último fim de semana, revelou que 55% da população brasileira faz uma avaliação positiva da contribuição do Partido dos Trabalhadores ao governo da presidenta Dilma Rousseff. A pesquisa revelou também que 72% dos pesquisados consideram o governo petista como sendo bom.

Além disso, o estudo apontou que o partido, mais uma vez, mantém a preferência junto ao eleitorado brasileiro. O PT é o mais querido para 29% da população, contra 7,5% do PMDB e 4,5% do PSDB.

Para o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) os altos índices de aceitação do Partido dos Trabalhadores tem significado extraordinário, pois é o partido que dá sustentação política ao governo Dilma. “O PT faz bem ao governo e ao País para mais de 50% da população. É o partido que é mais comprometido com aquilo que é a matriz programática do governo: a defesa dos pobres. Portanto, o PT está umbilicalmente ligado a este legado vitorioso iniciado com o presidente Lula e que tem continuidade agora com a presidenta Dilma”, ressaltou José Guimarães.

O líder petista destacou ainda a importância do PT nos resultados da pesquisa Datafolha e que aponta o governo Dilma com índice de aprovação recorde.  A pesquisa revela que 59% dos brasileiros consideram a gestão ótima ou boa.

“Os altos índices de aceitação da presidenta Dilma devemos principalmente pela confiança. A sensação de bem estar da população brasileira, que é uma sociedade que se auto afirma a cada dia exatamente como resultado das políticas públicas desenvolvidas pelo governo Dilma, políticas macroeconômicas que signifiquem cada vez mais crescimento com distribuição de renda. E o PT tem participação importantíssima neste processo”, afirmou Guimarães.

E esta autoconfiança da sociedade brasileira, acrescentou o líder do PT, “é importante, sobretudo, para desfazer este permanente ataque daqueles que todo dia ficam torcendo para que o governo não dê certo. O governo Dilma tem rumo, está dando certo e vai dar ainda mais certo daqui para 2014”, frisou Guimarães.

Mais dados

A pesquisa aponta ainda que 47% dos pesquisados consideram que o PT ajuda muito ao Governo. Com relação ao questionamento se o desempenho da administração do PT nos últimos dez anos era bom ou ruim, além dos 72% que avaliaram positivamente a gestão petista, apenas 13% classificaram de ruim e 9% dos entrevistados manifestaram-se como indiferentes.

Para os deputados paulistas e ex-presidentes do PT, José Genoino (2003-2005) e Ricardo Berzoini (2005-2010), a presença marcante do partido no governo Dilma, avaliada positivamente pelos pesquisados, serve para orientar o PT e mostra seu papel fundamental ao longo dos 10 anos à frente da administração federal. “O protagonismo do partido é essencial para garantir a continuidade do projeto e a governabilidade”, avaliou Genoino.

Para o deputado Berzoini, a população brasileira identifica o PT como um fator de “estabilidade” e “avanço”, tanto no governo do ex-presidente Lula como, agora, no governo Dilma. “A população, ao avaliar o governo, percebe que por trás desse governo existe um partido que tem uma história de luta, de mobilização, de defesa dos mais pobres e isso acaba se refletindo não só na aprovação do governo, mas na percepção de que o PT ajuda o governo a avançar”, enfatizou Ricardo Berzoini.

Ainda de acordo com Berzoini, a preferência de 29% dos entrevistados pelo Partido dos Trabalhadores, confirma que o PT é o partido mais querido do Brasil. Esse índice, explica o parlamentar, o PT vem conquistando desde o segundo mandato do governo Lula. “A preferência do eleitorado brasileiro pelo PT oscila entre 25 e 30%, bem distante do segundo colocado que é o PMDB”, observou. Postado por Marcos Imperial.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Acompanhe aqui com exclusividades as inserções do PT/RN 2013 Nº II







Acompanhe aqui com exclusividades as inserções do PT/RN 2013 Nº I







Vereador e Presidente do PT/RN Participa de Reunião em São Paulo – SP com o Presidente Nacional do PT, Rui Falcão e com os Presidentes Estaduais do PT no Brasil

Eraldo, Crispiniano e Rui
Eraldo Paiva, Crispiniano Neto e Rui Falcão

Os presidentes dos diretórios estaduais e secretários estaduais de Organização do Partido dos Trabalhadores participam de reunião nesta segunda-feira (25), em São Paulo, com membros da direção nacional do Partido. A reunião terá início às 10 horas e deve durar o dia todo.

Na pauta da reunião estão temas como o Processo de Eleição Direta (PED) 2013 e a Campanha Nacional do Projeto de Iniciativa Popular para a Reforma Política, aprovada na última reunião do Diretório Nacional do PT. Também deverá ser feito um primeiro levantamento do cenário político nos estados com relação às eleições de 2014.

O Presidente do Diretório Estadual do PT/RN, Vereador Eraldo Paiva, está presente para participar da reunião e das discussões propostas  hoje em São Paulo – SP. A reunião foi convocada pelo Presidente Nacional Rui Falcão e  acontece hoje, 25 de Março, das 10hs às 17hs no Diretório Nacional do PT, localizado em São Paulo - SP. Fonte: Assessoria do Mandato Popular do Vereador Eraldo PT. Postado por Marcos Imperial.

Juventude do PT e movimentos sociais realizam Jornada Nacional de Lutas


Mobilização vai discutir temas como educação, trabalho decente, respeito às diversidade (gênero, racial, sexual), reforma política, estatuto da juventude e democratização da mídia.

A partir desta segunda-feira (25) até 11 de abril, a juventude brasileira vai ocupar as ruas do país, em união com diversos movimentos sociais, para defender as pautas dos jovens e cobrar mais direitos a eles; as pautas giram em torno da educação, trabalho decente, respeito às diversidade (gênero, racial, sexual), reforma política, estatuto da juventude, democratização da mídia, etc.
Juntamente com a Juventude do PT, participam também da Jornada de lutas, os movimentos sociais: ABGLT, ANPG; APEOESP; Associação Cultural B; Centro de Estudos Barão de Itararé; CONAM, CONEM, CONTAG, Consulta Popular; ECOSURFI; Enegrecer; FEAB; Federação Paulista de Skate; Fora do Eixo; Juventude da CTB; Juventude da CUT; Juventude do PSB; Juventude Pátria Livre; Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; MST; Nação Hip Hop Brasil; Pastoral da Juventude, PJMP, REJU; REJUMA; UBES; UBM; UJS; UNE; UPES, Via Campesina.
Confira o calendário da Jornada de Lutas:
Paraná | 25 de Março | 9 horas
Trajeto: Praça da Federal ao Palácio do Governo
Pautas: Passe Livre; Meio-Passe (Curitiba); Reserva de Vagas nas estaduais; 100% dos royalties do estado para Educação.
Amazonas | 26 de Março | 13 horas
Trajeto: Praça do Congresso rumo à Prefeitura de Manaus
Pautas: Contra aumento da passagem de ônibus; Passe Livre; fiscalização do Bolsa Universidade (municipal), investimento em cultura e contra o extermínio da juventude.
São Paulo | 26 de Março | 9 horas
Trajeto: Concentração na Praça da Sé, passando pela Prefeitura e terminando na Praça da República com show
Pautas: Contra o genocídio da juventude negra; Reserva de Vagas nas universidades estaduais; Passe Livre prounista; PEC do Pré-sal.
Amapá | 27 de Março
Trajeto e Pautas: A confirmar
Ceará | 27 de Março | 8 horas
Trajeto: Praça da Imprensa rumo à Assembleia Legislativa
Pautas: Reserva de Vagas nas universidades estaduais; aprovação dos royalties do Pré-sal para Educação.
Rio Grande do Norte | 27 de Março | 14 horas
Trajeto: Saída do IFRN até a praça cívica do CAMPUS UFRN
Rio Grande do Sul | 27 de Março | 9 horas
Trajeto: Rumo ao Piratini (Palácio do Governo)
Pautas: Lei de investimento da UERGS; Bolsa Jovem Rural; 100% dos royalties do Governo do estado para Educação, Estatuto da Juventude
Minas Gerais (Contagem) | 2 de Abril | 9 horas
Trajeto: Concentração na Câmara Municipal rumo à Prefeitura de Contagem
Pautas: Meio passe; Royalties para Educação
Sergipe(Aracaju) | 02 de abril | 14 horas
Trajeto: Praça Fausto Cardoso
Pautas: Passe livre, reforma política, Estatuto da Juventude
Distrito Federal | 3 de Abril | 9 horas
Trajeto: Banco Central, Ministérios rumo Congresso Nacional
Pautas: Estatuto da Juventude,10% do PIB pra Educação e 50% do Fundo Social do Pré-sal para Educação.
Pará | 03 e 04 de abril 
Trajeto: A confirmar
Pautas: Reforma Politica, transporte publico, reforma da comunicação, Educação e Trabalho Decente, Estatuto da Juventude
Rio de Janeiro | 4 de Abril | 13 horas
Trajeto: Candelária, Câmara rumo Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
Pautas: 100% dos Royalties do Pré-sal para Educação, Passe Livre e contra a polícia nas escolas, reforma política, reforma da mídia.
Minas Gerais (Belo Horizonte) | 4 de Abril |
Trajeto: rumo à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Pautas: Fundo do Minério
Acre(Rio Branco) | 05 de abril | 14 horas
Trajeto: A confirmar
Pautas: Reforma Politica, passe livre, 
100% dos Royalties do Pré-sal para Educação.
Rondônia | 29 de março e 05 de abril | 19 horas
Trajeto: Cidade de Ji Paraná(05 de abril)
Pautas: Trabalho Decente, reforma agraria, reforma política, educação.
Bahia | 11 de Abril | 9 horas
Trajeto: Campo Grande, Praça Castro Alves (Prefeitura)
Pautas: Lei da Gestão democrática, Passe Livre, reforma política, direitos sociais da juventude.
Pernambuco | A Confirmar
Trajeto: Ginásio Pernambucano (rua Hospício)
Pautas: Passe Livre.
(JPT).

"Somos todos contra Rosalba, mas somos a favor de quê?", questiona Mineiro

1364212783_fernando_mineiro.jpg
Confira entrevista do deputado Fernando Mineiro (PT) concedida ao jornalista Bruno Barreto, do Jornal O Mossoroense:

O Mossoroense: Como o senhor está analisando o início dos trabalhos da Assembleia Legislativa?

Fernando Mineiro: Nós retornamos num ano bastante complexo diante de todo um processo de muita imobilidade do Governo do Estado, diante de um estado que vive diante de uma seca que é a mais dura dos últimos 45 anos. Eu acho que a Assembleia terá um papel muito importante este ano no sentido de cobrar as ações e de dialogar com a sociedade.

OM: Na sexta-feira o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Natal. O que isso pode gerar de parcerias para o Rio Grande do Norte?

FM: O ministro veio colocar o ministério e os programas ministeriais à disposição do Governo do Estado. Agora o Governo do Estado precisa fazer a sua parte. O Governo do Estado deixou de arrecadar e ter muitos recursos em todas as áreas, particularmente na área da saúde, porque tem uma concepção da terceirização, da privatização. Enquanto o ministro visitava o Walfredo Gurgel, eu estava num exemplo de terceirização que é o Hospital da Mulher, aqui, em Mossoró. Você acompanhou e sabe muito bem que desde o início eu dizia que esse modelo não tinha sustentabilidade e era inseguro para a população. Um serviço tão necessário que foi entregue dessa maneira para favorecer um grupo que tomou conta durante muito tempo daquele hospital. Eu quero reforçar isso. O Governo Federal disponibiliza recursos para todas as áreas, inclusive a da saúde, mas precisa de projeto. Nesse sentido o governo Rosalba é uma nulidade absoluta. Não apresenta projetos. Enquanto a gente vê Estados vizinhos apresentando projetos de infraestrutura e de investimentos, aqui andamos para trás. É preciso que o governo apresente projetos porque não adianta boa vontade do ministro e do Governo Federal. É preciso uma ação concreta e cada um fazer a sua parte.

OM: Qual é a sua avaliação a respeito do Hospital da Mulher?

FM: O modelo adotado para a gestão do Hospital da Mulher é um modelo privatista que privilegiou uma empresa como a Marca, envolvida com vários desvios. A própria auditoria da Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) constatou o desvio de recursos, o pagamento a mais daqueles serviços. Lamentavelmente quem paga com isso é a sociedade. Eu defendo que o Estado assuma aquela gestão. É um equipamento importantíssimo para o Rio Grande do Norte. Atende a 60 municípios. São nove leitos de UTI adulto fechados. É uma coisa criminosa. O governo tem que pagar a empresa, pagar os direitos trabalhistas e assumir a gestão. É uma precarização muito forte para funcionários que se dedicam com muito afinco como percebi lá.

OM: O senhor esperava ter aquela votação para prefeito de Natal?

FM: Eu esperava ir para o segundo turno e ganhar as eleições. A sociedade escolheu outras opções. Eu respeito. Mas eu trabalhei muito nesse sentido para constituir uma alternativa política em Natal. Eu estava convencido que tinha um espaço muito grande ali, mas infelizmente não consegui convencer a maioria da sociedade com as ideias que eu tinha. Eu fui derrotado, mas não me sinto vencido. Tentei convencer uma parte da sociedade e saí da eleição de cabeça erguida. É o que sempre disse e repito: período eleitoral não é para nós que estamos na política partidária subir num palanque para ficar achincalhando e xingando o outro. É para apresentar propostas e projetos. É isso, inclusive, que estou defendendo para 2014, que seja o momento de debater o Rio Grande do Norte.

OM: O PT lá em Natal abriu um processo de expulsão de dois filiados que fazem parte do governo de Carlos Eduardo. Como o senhor analisa isso?

FM: Olha... esse é um problema interno do PT lá de Natal, que decidiu por unanimidade que nós não deveríamos participar do governo de Carlos Eduardo. Foi uma decisão unânime, coisa rara dentro do PT. Mas depois algumas pessoas mudaram de opinião. E quem muda de opinião está desrespeitando o partido. É uma questão interna e certamente terá um processo disciplinar como manda o nosso regimento. Para mim, é coisa passada e resolvida.

OM: Como o senhor analisa a presença de um membro do PT no governo do DEM aqui, em Mossoró?
FM: É a mesma coisa. Assim como há lá em Natal filiados e filiadas que não seguem a orientação, aqui também tem a direção municipal que vai tomar as medidas disciplinares que vai afastar da mesma maneira.

OM: O caminho do PT é lançar uma candidatura própria?

FM: Eu defendo que o PT contribua para a derrota do governo do DEM. Precisamos construir uma alternativa ao governo do DEM no Rio Grande do Norte. Isso está bastante em aberto ainda. Não temos uma candidatura ainda que não tenha galvanizado a opinião do Estado. Por isso defendo que o PT também se coloque como alternativa. O PT tem nome e projeto. Mais do que discutir um nome, eu defendo que 2013 seja um momento de discutir projetos para o Rio Grande do Norte, que está numa encruzilhada. Está numa situação de emparedamento devido ao projeto que aí está em curso. Nós temos uma aliança que se estabeleceu no Rio Grande do Norte com o PMDB, o DEM, PR e o PSDB que vem governando o Estado de uma maneira muito ruim para a sociedade. Eu defendo uma alternativa a esse grupo que aí está. Discutindo desenvolvimento, as políticas públicas, a participação e a gestão, discutindo a relação dos estados com os municípios, com os movimentos sociais, empresários, trabalhadores, mudar o modelo de gestão e tentar fazer todo um esforço para recuperar o tempo perdido. O Rio Grande do Norte está na contramão do Brasil e do Nordeste. Enquanto os Estados vizinhos crescem, nós estamos perdendo oportunidades. O debate em 2014 deveria tratar destas questões, em vez de a gente ficar discutindo A, B ou C, devemos debater a questão mais geral. Quem vai ser contra Rosalba todos nós sabemos. Grande parte da população é contra esse governo. Tenho sentido em todas as cidades esse sentimento de frustração, de se sentir enganado e ludibriado. Somos todos contra Rosalba, mas somos a favor de quê? É a favor de que deve ser o debate para 2013. Eu defendo que o PT apresente projetos e propostas. Estou envolvido com esse debate. O nome é uma questão que virá depois desse momento.

OM: Na formação desse grupo, o PMDB e o PR seriam bem-vindos?

FM: Se romperem com o DEM. Até agora eles são aliados do DEM. Aliás, eles são os sustentáculos do DEM. Quem dá sobrevida ao governo Rosalba é o PMDB e o PR. São eles que sustentam o governo. Essa aliança não começou em 2010. Começou em 2006. Eles têm que se posicionar. Decidir se querem levar o Rio Grande do Norte mais para o caminho do abismo, porque é um processo de abismo administrativo que a gente vive, ou se querem se somar com aqueles que almejam que o Rio Grande do Norte trilhe um novo caminho. Mas essa é uma decisão deles. Qualquer decisão que eles tiverem nós vamos respeitar e fazer um debate público. Eles têm que se decidir porque o governo Rosalba é uma coligação do DEM, do PSDB, do PR, PMN e do PSDB. É um conjunto de partidos que está envolvido num projeto. Eu sou oposição a esse projeto.

OM: Como o senhor avalia essa questão da Petrobras no Rio Grande do Norte?

FM: Na sexta-feira eu tive a oportunidade de conversar com sindicalistas e empresários da área. É uma questão que precisa da ação de todos nós que estamos na política. Eu vou levantar esse assunto esta semana na Assembleia Legislativa esta semana. Acho que precisamos discutir o impacto em cadeia, o efeito dominó que é essa questão do desinvestimento na região. Isso já é sentido no comércio, nas empresas, no turismo porque o arranjo produtivo do petróleo é muito mais ampla. Envolve desde a academia até os empregos diretos, a construção, os hotéis, o comércio, uma série de segmentos. É preciso um olhar de Estado para isso. Vou dar a minha contribuição a esse assunto. É um tema que todos nós precisamos nos debruçar. Esse desinvestimento tem sérias consequências para o Estado.

"O rosalbismo é um plágio do micarlismo"

OM: Temos o senhor e a deputada Fátima Bezerra numa posição de destaque na política do Rio Grande do Norte, mas falta uma renovação no PT. O senhor reconhece isso?

FM: Reconheço. Tanto é que uma das questões que foram muito gratificantes é que tivemos em 2011 um projeto para renovar o PT. Tivemos ano passado a maior chapa de vereador com 30 candidatos a vereador e vereadora em Natal.
Nós nunca tivemos isso. Esse é um processo de renovação. Surgiram várias lideranças em bairros populares. Lideranças novas. Foi isso que possibilitou que o PT recuperasse as duas cadeiras que tinha em Natal. Conseguimos isso com chapa própria. Nós podemos fazer uma forte chapa para deputado estadual e federal, o governo, o Senado e fazer um debate de uma forma mais geral. Acho que é possível, sim. Quando nós, que somos referências, vamos atrás há respostas. É uma questão muito localizada que não vai se repetir automaticamente, mas nos serve de lição. O que aconteceu em Natal foi um processo que reuniu discussões nos bairros, na periferia, saímos dos gabinetes e debatemos os problemas da cidade. Podemos formar uma chapa com novas pessoas. Elegemos os dois mais conhecidos do PT, que é o Fernando Lucena e o Hugo, mas temos 28 pessoas que são lideranças e continuam os trabalhos nos bairros. Acredito que esse processo possa ser feito no Estado.

OM: Existe a possibilidade de Eduardo Campos disputar a Presidência. O senhor acredita que isso pode atrapalhar as relações entre PT e PSB?

FM: A eleição de 2014 será nacionalizada. Toda decisão majoritária no Estado e em qualquer outro será tomada levando em consideração o cenário nacional. Será uma eleição verticalizada. É um eleição que será tomada na mesa nacional. O Eduardo Campos, na minha avaliação, é candidatíssimo. Ele vem preparando o espaço para se candidatar, vai montar os seus palanques nos Estados e existe uma busca de setor da oposição tradicional com PSDB e DEM que não vingou, não conseguiu dialogar com a sociedade, que não teve a capacidade disso porque não tem projeto, não tem propostas, porque está voltada para os anos 80 e 90 e perderam o bonde da história. Esse setor antipetista que é órfão certamente apostará as fichas em Eduardo Campos. É cedo para dizer se vai vingar, mas existe uma forte possibilidade de Eduardo Campos ser candidato à Presidência em oposição ao nosso governo. Será uma coisa complicada porque ele participa do nosso governo, mas é um problema interno do PSB e nós vamos respeitar. Isso vai ter rebatimentos no Estado. Qual rebatimento? Não dá para prever ainda, mas certamente nós não vamos embarcar numa candidatura que é oposição ao nosso projeto nacional.

OM: Como o senhor observa essa notícia do rodízio de aulas na rede estadual de ensino?

FM: Eu estou fazendo um levantamento sobre a falta de professores nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Estamos com esse processo em curso com o sindicato do qual eu faço parte, que é o Sinte. Sinto muita ausência de professores em várias disciplinas. Na sexta-feira eu visitei uma escola em Baraúna. Lá na faltava professor até porque tem uma parte suplementar, mas não tem nenhuma estrutura. A Escola João de Abreu numa situação de muita precariedade. A última reforma foi em 2006. É também uma área que deixa a desejar. Nós vamos fazer esse levantamento, e a sociedade tem que reagir e exigir que os professores concursados sejam convocados. O governo vem protelando essa situação. O governo não tem prioridade com esse serviço.

OM: O senhor se impressiona com as semelhanças entre Rosalba e Micarla?

FM: Eu cunhei uma frase que afirma que existe um processo de micarlização no governo de Rosalba. Aliás, eu digo que o rosalbismo é um plágio do micarlismo. Só quem mora em Natal sabe o que significou o governo de Micarla. O rosalbismo é uma repetição. Não tem um projeto que interesse à sociedade. É um governo muito fechado, autocrático que não escuta ninguém, decidido ali por um comitê muito estreito e sem visão do Estado como um todo. É um projeto que eles vêm tocando e seguindo um rumo que leva a todos nós a um abismo político/administrativo. Eu digo que existe uma micarlização de Rosalba e ela plajeia Micarla. Eu não acho isso bom. Acho muito triste isso. Quem paga o preço é a sociedade.

OM: Mineiro é candidato a deputado federal e Fátima ao Senado?

FM: Sou candidato a defender as bandeiras do Partido dos Trabalhadores. Eu prefiro tocar e colocar meu nome para disputar a reeleição, mas estou à disposição do partido. Já disse que em qualquer discussão que o partido tiver seja para governo, deputado, Senado, meu nome está à disposição. Acho que o PT deve fazer um debate programático sobre isso. Mas estou à disposição para o PT para qualquer caminho que tiver. Fonte: O Mossoroense, postado por Marcos Imperial.

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...