terça-feira, 8 de outubro de 2013

A rede antiDilma

1381173014_marinaeeduardo.jpeg
Por Fernando Mineiro*

No último dia 5 de outubro, a exatos 365 dias das eleições de 2014, os movimentos feitos pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos e pela ex-senadora Marina Silva mexeram com as peças do tabuleiro da sucessão presidencial. De cara, as três principais candidaturas de oposição à presidenta Dilma foram reduzidas a duas: Aécio Neves e Eduardo Campos ou Aécio e Marina. Não ficarei surpreso se o José Serra for alçado candidato do PSDB caso a candidatura do Aécio não decole.

A aliança Marina-Campos é uma tentativa de quebrar duas décadas de polarização entre PT e PSDB nas disputas das eleições presidenciais. Por isso mesmo o discurso da terceira via fará sucesso nos próximos dias e terá lugar assegurado nas avaliações dos cenários de 2014. Neste sentido e em um primeiro momento, penso que quem mais perderá com a aliança entre a messiânica Marina e o socialista Campos será a candidatura Aécio. Até porque, para se viabilizar, a nova dupla socialista deverá radicalizar no discurso oposicionista com o objetivo de conquistar a confiança dos setores antipetistas da sociedade. No vale tudo, o que cair na rede antiDilma é peixe mesmo sendo ave.Se terá sustentabilidade ou não, saberemos nos próximos meses.

Para fazer frente a este novo cenário pouco adianta listar a falta de coerência de quem até ontem era governo e hoje está na oposição. Afinal, aos olhos da grande maioria da sociedade, situação e oposição é condição de quem se propôs ao exercício da política.

A conjuntura inaugurada com a aliança Campos-Marina exige também que se vá além da defesa do muito já feito pelos governos Lula e Dilma. A disputa central em 2014, mais do que comparar o que foi com o que está sendo, exigirá de nós o anúncio do que virá.

Se antes eu achava, agora tenho certeza: 2014 será mesmo muito animado. *Deputado Estadual pelo PT-RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...