
O povo brasileiro está acostumado a ouvir e falar
mal do Brasil, por quê? Quais os motivos? A quem interessa disseminar
informações negativas do Brasil? O fato é que temos uma mídia, representada e
liderada pela Rede Globo, que fala mal e potencializa críticas negativas
ao nosso país. O fato é que dá nojo ler algum jornal brasileiro que só fala
negativamente do país. E nem pensar assistir algum telejornal porque a
impressão é que vivemos em outro país.
Pelas lentes da Rede Globo e mídia periférica, apresenta-se
um Brasil em falência, um Brasil onde o pessimismo é disseminado e um recado
aos povos de fora: este é um país falido e sem futuro. Não venham para cá, não
invistam porque vocês perderão dinheiro.
Nesse sentido, dois textos desmistificam toda a
cantilena negativa da Rede Globo e mídia periférica.
Luis Nassif escreve
sobre o pessimismo militante da mídia velha, que a cada dia perde credibilidade
e com a vergonha de falar mal do Brasil.
Nassif fala de uma conversa com um executivo de um
grande grupo europeu que não se conformava com o clima de pessimismo da mídia
velha, representada pela Rede Globo, como se aqui o país estivesse em grande
recessão como Portugal, Irlanda ou Grécia, estgnados e desemprego crescente.
Enquanto isso, no Brasil o consumo das famílias aumenta e o governo Dilma teve
sucesso nos leilões de concessão.
Por outro lado, na contramão da cantilena negativa
da Rede Globo e mídia periférica, o texto publicitário da BBW é forte e bate
forte no pensamento vira-lata da do noticiário brasileiro.
Veja aqui também matéria no 247
Diz o texto da BMW
O Brasil é um BMW. Nova fábrica BMW em Araquari,
SC. Nasce hoje, para um Brasil maior amanhã.
Ultimamente, parece que está na moda questionar a
capacidade do Brasil. A capacidade do País de realizar, de crescer, de
ser grande, de ser o país que todo mundo espera e precisa. Permitam-nos discordar inteiramente dessa
percepção. Para nós, o Brasil é um BMW.
Poucos países no mundo cresceram como este. Cresceram em riqueza, cresceram em possibilidades,
em autoafirmação e em plena liberdade.
O Brasil passou de mero espectador a vibrante
realizador. Deixou de ser aquele sujeito que ficava à beira da estrada, só
assistindo aos carros passarem, para virar motor do seu próprio destino.
Este país é único. Pensa novo. É original de
fábrica na sua natureza, na sua língua, no seu povo.
Nenhum país hoje no mundo pode escolher um caminho
que não passe pelo Brasil. Nada mais natural do que a BMW estar aqui.
Se alguns duvidam do Brasil, nós investimos 200
milhões de euros.
Se ficam com o pé atrás, nós pisamos no acelerador:
vamos gerar mais de 3.500 empregos diretos e indiretos, numa fábrica com
capacidade para produzir 32 mil carros por ano: BMW Série 1, Série 3, BMW X1,
X3 e MINI Countryman.
Esta fábrica que hoje nasce em Araquari. Que vai
incorporar o mesmo modelo de produção, excelência e controle de qualidade com
que a BMW produz na Alemanha, trazendo mais know-how e tecnologia a este grande
país.
A BMW acredita tanto no Brasil que este será um dos
poucos países do mundo a poder fabricar os carros da marca. Um privilégio de
pouquíssimos. Aliás, permitam-nos hoje também o privilégio de nos sentir um
pouco brasileiros.
O Brasil não se compara a nenhum outro.
Seu estilo não tem igual no mundo. E breve, muito
breve, ele vai estar ultrapassando, deixando para trás, falando sozinhos os que
há pouco duvidavam da sua capacidade.
O
Brasil é um BMW. Por isso a gente já está se sentindo em casa.Via Abre a Boca Cidadão.
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Marcos Imperial