Problemas de outras pessoas podem se tornar seus se você disser muitos "sim". James Altucher é a nova voz do gênero de
autoajuda. Além de suas obras escritas, Altucher é também o protagonista de um
podcast semanal chamado “The James Altucher Show”.
Na entrevista abaixo, ele explica porque os
funcionários devem falar “não” para quase tudo, porque dizer “não” é tão
importante em todas as fases de sua carreira. A melhor maneira de falar para
que você não feche nenhuma porta.
FORBES: Você pode dar um
exemplo de um momento que teve de dizer não para alguma situação e isso
impactou de alguma forma o crescimento de sua empresa?
James Altucher: Uma vez eu estava cuidando de um fundo de hedge que tinha
US$ 60 milhões (R$ 132,7 milhões). O valor não é muito alto e nos ofereceram
mais US$ 30 milhões, mas o grupo não queria pagar quase nada de taxa. Nós
dissemos “não” porque não achamos justo com nossos investidores reduzir as
taxas para um grupo em especial.
Outro motivo e o mais importante: nós não
gostávamos deles. O “hoje” é muito curto, então porque gastar o tempo com
pessoas que não gostamos? Pra que gastar o tempo com pessoas que estão
conectadas a você somente pelo dinheiro? Eu não sei se o “não” nesta situação
me trouxe menos ou mais dinheiro, mas sem dúvida me fez mais feliz e menos
estressado.
F: Administrar o tempo é uma
situação difícil para muitos empresários. Como eles podem usar o poder do “não”
para economizar o tempo e ser mais produtivo?
JA: Fundadores de start ups devem dizer não para praticamente
tudo. Alguns exemplos: Reuniões: a maioria das reuniões não resulta em nada.
Contratação: os fundadores devem fazer quase todo o trabalho. Passar a noite em
claro: as 8h de sono são muito importantes e garante e produtividade.
O mais importante é se manter mentalmente
em ordem (se você está doente não vai conseguir trabalhar), esteja cercado de
pessoas que você ama e que te respeitam, seja criativo todos os dias e seja
sempre agradecido pela oportunidade incrível que você está tendo.
F: Você acha que é inteligente
dizer mais “sim” no começo de sua carreira e mais “não” quando já se está mais
estabilizado?
JA: Não. “Não” é sempre o mais inteligente. Todas as vezes que
você diz “sim”, você herda o problema da pessoa para quem você disse isso. Um
exemplo simples é buscar alguém no aeroporto. Quando você diz que sim para ele,
imediatamente torna um problema seu encontrar um carro, encontrar a pessoa no
aeroporto, checar o horário do voo e muito mais. E este é um exemplo simples.
Quanto mais “sim” você diz, mais problemas você vai ter.
Grande parte das minhas parcerias que tenho
hoje, começaram com um “não” sincero e conforme o tempo foi passando nós
aprendemos a trabalhar juntos. De fato, eu diria que grande parte do dinheiro
que eu tenho eu consegui começando com nãos.
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Marcos Imperial