Leonardo Boff
Vivemos na era das Grandes Transformações. Entre tantas, destaco
apenas duas: a primeira no campo da economia e a segunda no campo da
consciência.
A primeira na economia: começou partir dos 1834 quando se
consolidou a revolução industrial na Inglaterra. Consiste na passagem de uma
economia de mercado para uma sociedade de mercado. Mercado sempre existiu na
história da humanidade, mas nunca uma sociedade só de mercado. Quer dizer, a
economia é o que conta, o resto deve servir a ela.
O mercado que predomina se rege pela competição e não pela
cooperação. O que se busca é o benefício econômico individual ou corporativo e
não o bem comum de toda uma sociedade. Geralmente este benefício é alcançado à
custa da devastação da natureza e da gestação perversa de desigualdades
sociais.
Diz-se que mercado deve ser livre e o Estado é visto como seu
grande empecilho. Missão deste, na verdade, é ordenar com leis e normas a
sociedade, também o campo econômico e coordenar a busca comum do bem comum. A
Grande Transformação postula um Estado mínimo, limitado praticamente às
questões ligadas à infra-estrutura da sociedade, ao fisco à segurança. Tudo o
mais pertence e é regulado pelo mercado.
Tudo pode ser levado ao mercado como água potável, sementes,
alimentos e até órgãos humanos. Esta mercantilização penetrou em todos os
setores da sociedade: a saúde, a educação, o esporte, o mundo das artes e do
entretenimento e até nos grupos importantes das religiões e das igrejas com
seus programas de TV e de rádio.
Essa forma de organizar a sociedade unicamente ao redor dos
interesses econômicos do mercado cindiu a humanidade de cima a baixo: um fosso
enorme se criou entre os poucos ricos e os muitos pobres. Vigora perversa
injustiça social.
Simultaneamente se criou também uma iníqua injustiça ecológica. No
afã de acumular, foram explorados de forma predatória bens e recursos da
natureza, sem qualquer limitação e respeito. O que se busca é o enriquecimento
cada vez maior para consumir mais intensamente.
Essa voracidade encontrou o limite da própria Terra. Ela não possui
mais todos os bens e serviços suficientes e renováveis. Não é um baú sem fundo.
Tal fato dificulta senão impede a reprodução do sistema
produtivista/capitalista. É sua crise.
Essa Transformação, por sua lógica interna, está se tornando
biocida, ecocida e geocida. A vida corre risco e a Terra poderá não nos querer
mais sobre ela, porque somos demasiadamente destrutivos.
A segunda Grande Transformação está se dando no camapo da
consciência. Na medida em que crescem os danos à natureza que afetam a
qualidade de vida, cresce simultaneamente a consciência de que, na ordem de
90%, tais danos se devem à atividade irresponsável e irracional dos seres
humanos, mais especificamente, daquelas elites de poder econômico, político,
cultural e mediático que se constituem em grande corporações multilaterais e
que assumiram os rumos do mundo.
Temos, com urgência, fazer alguma coisa que interrompa o percurso
para o precipício. O primeiro estudo global foi feito em 1972 que estudou o
estado da Terra. Revelou-se que ela está doente. A causa principal é o tipo de
desenvolvimento que as sociedades assumiram. Ele acaba ultrapassando os limites
de suportabilidade da natureza e da Terra. Temos que produzir, sim, para
alimentar a humanidade. Mas de outro jeito, respeitando os ritmos da natureza e
seus limites, permitindo que ela descanse e se refaça. A isso se chamou de
desenvolvimento humano sustentável e não apenas crescimento material, medido
pelo PIB..
Em nome desta consciência e desta urgência, surgiu o princípio
responsabilidade (Hans Jonas), o princípio cuidado (Boff e outros),o princípio
sustentabilidade (Relatório Brundland), o princípio da cooperação
(Heisenberg/Wilson/Swimme), o princípio prevenção/precaução (Carta do Rio de
Janeiro de 1992 da ONU), o princípio compaixão (Schoppenhauer/Dalai Lama) e o
princípio Terra (Lovelock e Evo Morales), entendida como um super-organismo
vivo, sempre apto a produzir vida.
A reflexão ecológica se complexificou. Não se pode reduzi-la apenas
à preservação do meio ambiente. A totalidade do sistema mundo está em jogo.
Assim surgiu uma ecologia ambiental que tem como meta a qualidade de vida; uma
ecologia social que visa um modo sustentável de vida (produção, distribuição,
consumo e tratamento dos dejetos); uma ecologia mental que se propõe criticar
preconceitos e visões de mundo, hostis à vida e formular un novo design
civilizatório, à base de princípios e de valores para uma nova forma de habitar
a Casa Comum; e por fim uma ecologia integral que se dá conta de que a Terra é
parte de um universo em evolução e que devemos viver em harmonia com o Todo,
uno, complexo e carregado de propósito. Daí resulta a paz.
Então se torna claro que a ecologia mais que uma técnica de
gerenciamento de bens e serviços escassos representa uma arte, uma nova forma
de relação para com a natureza e a Terra.
Por todas as partes do mundo surgiram movimentos, instituições,
organismos, ONGs, centros de pesquisa que se propõem cuidar da Terra,
especialmente dos seres vivos.
Se triunfar a consciência do cuidado e da nossa responsabilidade
coletiva pela Terra e por nossa civilização, seguramente teremos ainda futuro. Via 274
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Marcos Imperial