quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Mineiro critica governo estadual por saque da aposentadoria dos servidores

Em entrevista ao “Jornal do Dia” da TV Ponta Negra, na tarde desta quarta-feira (30), o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) criticou novamente os saques do fundo previdenciário dos servidores do RN pelo Governo do Estado. Na sessão de ontem (29), os parlamentares autorizaram um novo saque de R$ 28 milhões pelo Executivo. Mineiro votou contra o projeto, argumentando que, ao usar os recursos da “poupança dos servidores para pagar outras despesas”, o governo está “empurrando o problema do financiamento da máquina com a barriga”.
“Desde o final de 2014, o uso desses recursos pelo governo vem sendo aprovado pela Assembleia Legislativa. Na verdade, esses recursos não são do estado, mas sim dos servidores, é uma poupança deles para a aposentadoria. A AL aprovou, mas eu votei contra desde 2014. Tenho mantido essa posição por coerência”, enfatizou.
Para Mineiro, “o governo escolheu o caminho mais fácil”. “Em vez de tomar medidas para enfrentar a grave crise financeira do estado, o governo prefere usar os recursos da aposentadoria dos servidores”, observou.
O déficit previdenciário, prosseguiu o deputado, não é só do Executivo, mas também do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público. “Mas quem paga a conta de todo o déficit é o Executivo. Eu defendo que essa conta seja paga por cada Poder”.
Mineiro defendeu, ainda, uma revisão das isenções fiscais concedidas pelo Governo do Estado. Para ele, é preciso saber quais empresas são beneficiadas e, principalmente, se os empregos gerados compensam a perda da arrecadação.
Transparência
Mineiro cobrou mais transparência em relação à execução orçamentária do Executivo. Ele sustentou que, atualmente, os deputados não acompanham como deveriam essa questão.
“Não temos acesso on-line aos dados. Já apresentei projetos para que os deputados tivessem acesso a isso, mas não foram aprovados. A gente só fica sabendo detalhes com o balanço publicado um ano depois”, lamentou.
Para Mineiro, a execução orçamentária deve ser acompanhada mais de perto pelos deputados e pelo conjunto da sociedade, “para ser mais eficaz e ter mais transparência”.
Eleições 2018
Mineiro comentou também sobre as eleições de 2018. Ele disse que o PT vai “debater a crise do estado para buscar alternativas, sem demagogia, para essa situação”.
“Precisamos pensar outro projeto administrativo. Vamos apresentar nossos nomes [para a disputa]. O nome da senadora Fátima Bezerra tem sido muito falado para disputar o Governo do Estado. No momento adequado, quando a legislação permitir, vamos apresentar [nossos candidatos]”, pontuou.
Ele contou que, em setembro e outubro, o partido irá fazer uma série de debates internos sobre a questão da situação econômica, social e política do estado, “com o objetivo de tentar pensar em saídas para esses problemas”.
Mineiro comemorou, ainda, a receptividade da população à presidenta Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula, que estiveram na última semana no RN.
Dilma participou do debate sobre os efeitos do golpe de 2016, promovido pelo Adurn-Sindicato. Já Lula passou com sua caravana pelas cidades potiguares de Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Campo Grande, Upanema e Mossoró. Por onde andou, foi aclamado pelo povo.
“O povo do RN é grato ao Lula pela transformação que ele fez no Brasil”, comentou Mineiro, acrescentando que saiu “energizado” para as lutas que virão depois de acompanhar o ex-presidente em sua caravana pelo estado. http://www.mineiropt.com.br/mineiro-critica-governo-estadual-por-saque-da-aposentadoria-dos-servidores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...