quarta-feira, 28 de março de 2018

Senadora Fátima Bezerra lamenta que governo Temer se mantenha insensível à seca do Rio Grande do Norte

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A senadora Fátima Bezerra lamentou, em Plenário, que enquanto o Rio Grande do Norte caminha para o sétimo ano consecutivo de uma grave seca, o governo de Michel Temer tenha uma postura insensível em relação à situação de escassez de água por que passa a população do estado, negando-se, inclusive, a liberar os recursos necessários para um plano emergencial que visa a dar um pouco de dignidade à vida das pessoas. Fátima lembrou que o Plano Emergencial de Segurança Hídrica, que foi apresentado pelo governo estadual ao governo federal, em 2016, solicitava um aporte de R$ 336 milhões para as chamadas ações de convivência com a seca, como adutoras, poços, distribuição de água potável, mas o governo só liberou, em três anos, R$ 60 milhões.

Fátima informou que as chuvas deste ano não foram suficientes para normalizar o abastecimento e minimizar os efeitos da crise social proveniente da escassez de água. “As duas próximas semanas serão decisivas para o sertanejo, para o agricultor, para o povo nordestino; decisivas para garantir que o que foi plantado agora, recentemente, sobreviva. Se não chover, a situação volta a ficar dramática, a ficar insustentável”, enfatizou a senadora.

A parlamentar fez uma exposição no Plenário, da situação preocupante por que passa o estado, com 32 dos 47 açudes e barragens secos ou em volume morto, o que fez com que o governo do estado renovasse, na semana passada, o decreto de situação de emergência em 153 dos 167 municípios.

A senadora disse ainda que, para agravar ainda mais a situação, o ministro da Integração, Helder Barbalho, informou, na semana passada, à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), presidida por ela, que o calendário da entrega das obras de integração da Bacia do São Francisco, está atrasado mais uma vez, fazendo com que as águas só devam chegar ao Rio Grande do Norte no final deste ano.

“Essa é uma obra decisiva, pelo caráter humano, pelo valor social que ela tem para o povo do Nordeste setentrional, e que só saiu do papel e é realidade graças a Luiz Inácio lula da Silva, pela sua determinação, pela sua ousadia e compromisso, bem como da Presidenta Dilma. Por isso, vamos retomar a Caravana das Águas. Vamos para a Paraíba, para o Rio Grande do Norte, para o Ceará, para as Assembleias Legislativas, fazer uma grande mobilização social e popular de novo, com apoio da igreja e dos movimentos sociais, para exigir do governo federal medidas efetivas que garantam a finalização das obras”, adiantou a senadora.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...