quarta-feira, 28 de março de 2018

DESCASO. Artistas de Natal 'comemoram' Dia do Teatro com protesto contra fechamento de espaços de espetáculo

O Teatro Alberto Maranhão está fechado para reformas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)

No fim da tarde desta terça-feira (27), artistas denunciaram a precariedade dos teatros públicos da capital potiguar.


Com dois teatros públicos fechados, faltam espaços pra apresentar espetáculos e o público está cada vez mais distante das artes cênicas em Natal. Neste dia do teatro, comemorado todo 27 de março, a população da capital potiguar tem mais motivo para cobrar pedidas do poder público do que para comemorar.


No fim da tarde desta terça-feira (27), artistas denunciaram a precariedade dos teatros públicos da capital potiguar, com um ato em frente ao Teatro Sandoval Wanderley, com direito a música e poesia.


Desde criança, a aposentada Tânia Maria de Medeiros, que cresceu no bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal, admirava a beleza do Teatro Alberto Maranhão. O teatro é uma das principais construções do bairro. “Ficava na praça vendo as pessoas chiques entrarem para os espetáculos”, recorda.


Quarenta anos se passaram até que ela foi a atração do TAM, se apresentando junto com um grupo de dança. Foi a primeira e única vez que ela entrou em um teatro.


Em julho de 2015, o Teatro Alberto Maranhão foi interditado por ordem judicial. O motivo é falta de estrutura e também de segurança. Além do TAM, em Natal, o Teatro Municipal Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim, também está fechado, desde 2009. A prefeitura, inclusive, divulgou no ano passado que pretendia vender o prédio.


Para Felipe Fagundes, diretor do grupo teatral “Sociedade T”, diz que este Dia do Teatro é mais um dia de luta do que de festa. “Só restam teatros privados, que têm pautas caras (valor que os artistas pagam pra se apresentar), ficamos mercê deles”, critica.


Reforma

Segundo a Fundação José Augusto, o TAM só será reaberto depois de reformado. O empréstimo de R$ 7.632.568, 84 conseguido através do Banco Mundial será investido na obra, que inclui pintura, instalação de elevador, de ar-condicionado, instalações elétricas, sanitárias e revisão de esquadrias. G1RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...