terça-feira, 1 de abril de 2025

Os crimes de roubo e furto de aparelhos celulares mostram uma redução de 12,8% nos casos de furto e diminuição de 28,2% nos roubos

Os crimes de roubo e furto de aparelhos celulares no Rio Grande do Norte estão em queda. Números divulgados pela SESED mostram uma redução de 12,8% nos casos de furto e diminuição de 28,2% nos roubos, este último caracterizado por haver violência ou ameaça.

A diminuição destas modalidades de criminalidade se deve em razão de uma atuação mais incisiva das forças de segurança pública que atuam no estado, muito em razão do programa Celular Seguro, modelo exitoso criado no estado do Piauí e que já foi implementado em território potiguar por meio de uma parceria inovadora com as operadoras de telefonia móvel, Ministério Público Estadual e Poder Judiciário.

O RN foi um dos primeiros e aderir ao novo sistema, fato ocorrido em agosto do ano passado. Em dezembro, após o primeiro levantamento já utilizando a nova metodologia, a Polícia Civil potiguar identificou 370 pessoas que estavam em poder de telefones celulares adquiridos de forma irregular. Todas elas receberam mensagens no próprio aparelho, sendo intimadas a procurar uma delegacia. Resultado: pelo menos 200 aparelhos foram recuperados e devolvidos aos seus legítimos proprietários. Uma nova lista já está sendo preparada, e muito em breve outras intimações serão realizadas.

Vale destacar que a notificação exige a entrega imediata dos telefones. O não comparecimento acarreta na adoção de medidas legais, incluindo busca, apreensão e até a responsabilização por receptação qualificada, que é um crime que ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta, oculta, vende, permuta, transforma ou desfigura um bem que sabe ser produto de delito.

Quase 1.000 aparelhos recuperados

De agosto do ano passado até o final de março – ou seja, a partir da data em que o RN assinou o protocolo e aderiu ao programa Celular Seguro – operações realizadas pelas polícias Civil e Militar recuperaram 928 telefones celulares roubados ou furtados. Deste total, 335 aparelhos foram recuperados somente no primeiro trimestre deste ano. Os dados são da @sesed.coine .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...