quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fernando Mineiro descarta ida do PT para Secretariado de Micarla




O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) garante: são nulas as chances de o PT integrar a equipe da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), dentro da reforma do Secretariado municipal prometida para dezembro. Em entrevista ao programa Pensando Bem (TV Câmara), na noite de ontem, o petista afirmou que seu partido não recebeu nenhum convite oficial nesse sentido. Mas disse que, independentemente desse tipo de gesto, não há interesse do PT em participar da administração de Micarla. "Não conheço ninguém dentro do PT defendendo essa participação", relatou Mineiro. Que foi ainda mais enfático sobre o assunto: "O PT permanecerá na oposição".

"Apagão administrativo"

Indagado se o PT não poderia dar uma contribuição para que a gestão municipal supere as "dificuldades" alegadas pela prefeita e seus auxiliares, Fernando Mineiro refutou a ideia. "Não é uma questão de (indicar) pessoas, de ter um salvador da pátria. É de falta de projeto. Ninguém vai salvar uma administração se ela não se salvar por si só", observou o deputado. Ele prosseguiu: "A alta rotatividade dos secretários mostra que a administração não tem projeto e que vai ao sabor não sei do quê. Lamentavelmente, porque quem sofre é a população. No caso de Natal, tenho escutado que nunca se teve tanto abandono (por parte da gestão) e, também, tanto desânimo da população com a administração da cidade". Para Mineiro, ainda há tempo de a Prefeitura reverter esse quadro, mas isso "vai depender se essa administração vai conseguir minimamente administrar a cidade. Me parece que há um apagão administrativo na gestão municipal".

Autonomia local

Para quem alimenta a tese de que a direção nacional do PT pode interferir no diretório natalense, obrigando-o a aceitar uma eventual oferta de Micarla para integrar o Secretariado municipal, o deputado Fernando Mineiro deixou um aviso durante o programa: "Quem conta com essa possibilidade não conhece o PT".

Renovação petista

Nem só de aliança administrativa com a Prefeitura girou a pauta da entrevista de Fernando Mineiro no programa Pensando Bem. Ele também reiterou a autocrítica de que o PT precisa renovar-se internamente, dando espaço político para novas lideranças. "Falo nisso há muito tempo. Acho que o PT precisa se abrir mais para a sociedade, receber novos quadros, sob pena de ficar sempre ‘empatado', renovando o meu mandato e o da deputada (federal) Fátima Bezerra. Eu acho isso muito pouco", avaliou o parlamentar, negando que essa falta de renovação seja fruto de resistência interna. Para ele, a ideia é bem aceita no partido. O que há, disse, são "dificuldades" em transpor a intenção para a prática.

2012 na pauta

A eleição para a Prefeitura de Natal foi outro tema abordado na entrevista. Apesar de defender a candidatura própria do PT, Mineiro manteve a postura de não estimular a discussão de nomes - incluindo aí o da deputada Fátima Bezerra, tida como a mais cotada para, mais uma vez (seria a quinta consecutiva), representar a legenda na disputa. "O mais importante é apresentar projetos para a cidade. Quando se privilegia nomes em detrimento das propostas, quem sofre é a população, como está acontecendo em Natal".

Roda gigante

A política é mesmo dinâmica. Um mês e meio depois dos resultados adversos colhidos nas urnas, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) largam na frente na corrida pela Prefeitura de Natal. É o que mostra a pesquisa Nominuto/Consult, divulgada hoje. O pedetista lidera com folga em todas as simulações. Wilma é a segunda colocada.

Foto no negativo

Por outro lado, a pesquisa confirma o desgaste político da prefeita Micarla de Sousa (PV). Potencial candidata à reeleição, Micarla aparece apenas no quinto lugar em alguns dos cenários traçados pela simulação feita pelo Nominuto/Consult, com variações entre os candidatos. E chega a figurar em sétimo lugar em uma das sondagens, atrás dos próprios Carlos Eduardo e Wilma, dos deputados federais Fátima Bezerra (PT), Rogério Marinho (PSDB), Felipe Maia (DEM) e do vereador Hermano Morais (PMDB).

Desgaste acelerado

É verdade que ainda tem muito tempo pela frente até a eleição de 2012, mas também é inegável que o quadro atual mostra-se, para dizer o mínimo, dos mais desconfortáveis para quem se elegeu em primeiro turno há pouco mais de dois anos e que ainda não chegou à metade do seu mandato.

Em números

Além do potencial eleitoral, a pesquisa Nominuto/Consult mediu a avaliação do natalense sobre a administração de Micarla. O resultado foi uma desaprovação da ordem de 77,6%. Significa dizer que oito entre dez natalenses reprovam o Governo Micarla. Na outra ponta, 13,3% dos entrevistados disseram aprovar a gestão da pevista. Outros 9,1% alegaram não ter uma opinião formada sobre o assunto.

Imagem

A Assembleia Legislativa voltou a investir em mídia. Está veiculando uma propaganda institucional na TV.

Agenda
 
O senador Garibaldi Filho (PMDB) aproveitou a sessão pouco concorrida de ontem e fez pronunciamento em plenário para agradecer aos potiguares pela sua reeleição. O peemedebista confirmou ainda que hoje volta a presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). E que amanhã participará de audiência conjunta da CAE com a Comissão de Justiça e Cidadania, na qual o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, falarão sobre o caso do banco PanAmericano.

Defensoria

A deputada estadual Gesane Marinho (PMN) é favorável a que a Defensoria Pública Geral do Estado seja ocupada por um servidor de carreira do órgão, e não mais por vontade única do governante de plantão, como acontece hoje. O(a) escolhido(a) para a função sairia de uma lista tríplice eleita pelos próprios defensores. Uma decisão recente do Tribunal de Justiça já estabelece que o defensor-geral seja um membro da categoria. Gesane, que fez um pronunciamento em plenário sobre o assunto dias atrás, também cobrou mais autonomia financeira para a Defensoria do Estado.

Segurança

O vereador Heráclito Noé (PPS) vai comandar uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal, amanhã, a partir das 9 horas, para tratar da segurança no município. O assunto foi tese de doutorado do vereador. 

Palanque.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...