terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Lula fala ao mundo sobre o combate à fome​


Em videoconferência sobre a fome no mundo, o Presidente Lula ressaltou o papel dos programas sociais criados nos governos petistas para o enfrentamento da crise econômica mundial, que eclodiu a partir de 2008.

O evento, organizado pelo Ministério de Política Agrícola, Alimentar e Florestal da Itália, faz parte do calendário preparatório da Expo2015, que será realizada em Milão entre 1º de maio e 31 de outubro.

“É preciso que se coloque o pobre no orçamento, para que ele vire consumidor. O pobre não é problema. É solução”, afirmou o Presidente neste sábado (7).

“Se queremos resolver a crise, devemos olhar para os pobres e transformá-los em cidadãos com plenos direitos”, aconselhou.

“Criamos o Programa Fome Zero e fomos muito atacados ‘porque estávamos criando gente que não queria trabalhar’, diziam. Enfrentamos, também, muito preconceito”, revelou Lula.

O Presidente explicou o porquê do programa repassar recursos financeiros às famílias. “O problema da fome não é a falta de alimento. O problema é que muita gente não tem dinheiro para comprar”, declarou.

“Fizemos um cadastramento muito sério para que o dinheiro chegasse às mãos de quem realmente precisa, em que a prioridade era o dinheiro ser dado a mãe da família. E tem obrigações: crianças na escola e com as vacinas em dia e que as mulheres gravidas também tivessem em dia com todos os exames”.

Entre outras ações para acabar com a fome no país, Lula citou ainda a política de crédito agrícola para a produção local.

Brasil fora do mapa da fome

Em 2014, relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que, nos últimos 10 anos, o Brasil havia reduzido pela metade a parcela da população que sofre com a fome.

O país  havia alcançado  um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que as Nações Unidas estabeleceram até 2015 e estava fora do mapa da fome da ONU.

Os dados mostraram  que a taxa de desnutrição no Brasil caiu de 10,7% para menos de 5% desde 2003 e que a pobreza foi reduzida de 24,3% para 8,4% entre 2001 e 2012, enquanto a pobreza extrema também caiu de 14% para 3,5%. do conversaafiada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...