terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aeroporto: mesmo com atrasos, prefeito garante conclusão em 2013 Em visita às obras do aeroporto, Jaime Calado garante a imprensa que pistas e o pátio de aeronaves estarão prontos para receber a Copa do Mundo/ O Minuto.

Calado garantiu que a pista e o pátio de aeronaves do aeroporto estarão prontas até 2013.
A obra de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante continua sendo alvo de matérias da imprensa local que visitou as pistas e os acessos ao aeroporto na manhã desta terça-feira (30). Os veículos de comunicação foram convidados pela Prefeitura de São Gonçalo para conhecerem a obra de perto e entenderem a estrutura da obra.

Durante a visita, o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado garantiu que a pista e o pátio de aeronaves do aeroporto estarão prontas até 2013 para receber a Copa do Mundo de 2014, mesmo com as chuvas de verão em janeiro.

Somente em 2009 as obras do aeroporto ficaram paralisadas durante 250 dias e este ano, o número caiu para apenas 40 dias, motivo comemorado pelo prefeito Jaime Calado. Agora é correr contra o tempo e definir qual empresa será escolhida na Concessão para construção e administração do aeroporto.

De acordo com o gestor, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve concluir o edital para concorrência até o final deste ano. Depois disso, o documento será enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU), que deve avaliá-lo e publicá-lo no Diário Oficial da União 45 dias depois do recebimento. Como janeiro é um mês de férias, a publicação deve ocorrer somente em meados de março.

Seguindo os trâmites necessários à licitação, a estimativa é de que as obras comecem por volta de junho. Conforme explicou o gerente de empreendimento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aero-portuária (Infraero), o engenheiro Ibernon Martins Gomes, 80% das obras de competência da Infraero já está concluído.


Foto: Elpídio Júnior
Ibernon Martins Gomes, gerente de empreendimento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aero-portuária (Infraero).

Entre os serviços estão a construção da pista e do pátio de aeronaves. A pista, que está em vias de conclusão, tem 3km de comprimento e 60m de largura. De acordo com Ibernon, o Aeroporto de São Gonçalo terá capacidade para receber os maiores aviões em circulação, a exemplo do A380 - a aeronave com maior capacidade de passageiros.

Na primeira fase, o aeroporto terá capacidade de receber 5 milhões de passageiros ao ano, mais que o dobro daqueles que passam pelo Augusto Severo (2 milhões/ano). A capacidade do aeroporto de São Gonaço ainda pode ser estendida posteriormente até movimentar 40 milhões de passageiros ao ano. Para se ter uma ideia, Guarulhos - o maior aeroporto da América Latina - recebe 23 milhões de passageiros / ano.

Para Jaime Calado, a obra vai representar um benefício para toda a população que vive no entorno da área, uma vez que o projeto visa a construção de um "aeroporto cidade" - o que implica em uma obra atrelada a benefícios para a comunidade local. Segundo informou, só haverá atrasos caso ocorram batalhas judiciais ou disputas comerciais para a construção do aeroporto.
Foto: Elpídio Júnior
 
Segundo o prefeito, só haverá atrasos caso ocorram batalhas judiciais ou disputas comerciais para a construção do aeroporto.

Os atrasos no projeto - que há mais de uma década faz parte do cronograma de grandes obras de infraestrutura do Rio Grande do Norte - tem no inverno e nas chuvas uma das explicações para as “datas esticadas”. Os acessos, as desapropriações, a falta de motivação política também foram motivos alegados pelo poder público.

Apesar disso, o engenheiro Ibernon Gomes afirmou que é comum a demora na realização de projetos arquitetônicos de grande porte.
Saiba mais

No alvo da Ficha Limpa, Jader Barbalho renuncia ao mandato na Câmara Deputado deve perder foro privilegiado e processos voltam à primeira instância Renan Ramalho, do R7, em Brasília



A pouco mais de dois meses do fim do mandato, o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) pediu nesta terça-feira (30) a renúncia do cargo. Em uma carta endereçada ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), o deputado explica que deixa o posto por causa da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que o considerou inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa.

Na eleição deste ano, Barbalho conseguiu 1,8 milhão de votos, o que garantiria uma vaga no Senado. No último dia 27 de outubro, porém, os ministros do STF empataram o julgamento de um recurso que apresentou contra decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que o havia barrado. 

Em 2001, ele renunciou ao cargo de senador para fugir de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Jader deixou sua cadeira no Senado em meio a denúncias de desvios de recursos da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e do Banpará (Banco do Pará). O peemedebista nega envolvimento com ilegalidades. Segundo a Ficha Limpa, a renúncia para evitar cassação configura condição para a inegibilidade.
A questão não era consensual no STF, e vários ministros argumentavam que a lei não poderia ser aplicada neste ano. Mas, diante do empate em 5 a 5, o tribunal acabou validando a decisão do TSE, instância inferior. Jader Barbalho foi o primeiro político a ser barrado com base na nova lei.

Na carta de renúncia, Jader chamou a posição do STF de "extravagante" por causa do empate. Classificou ainda a decisão de seguir o entendimento do TSE, tribunal inferior, de "absurda e grotesca".


No texto, Jader ainda destaca parecer do presidente do STF, Cezar Peluso, que havia votado a favor dele. O deputado cita frases de Peluso de que a decisão era "inócua", "contra os princípios que defendo" e "contrária aos interesses da sociedade".


Jader termina a carta em um tom de protesto e prometendo continuar lutando para continuar na política.


- Retorno ao Pará para empreender minha luta, ainda acreditando na via judicial, para corrigir a violência política [de] que sou vítima em plena democracia, junto com 1.800.000 paraenses, brasileiros, que não têm dúvida quanto a minha elegibilidade, e me escolheram como senador da República. 

A renúncia ao mandato de deputado, que terminaria em fevereiro de 2010, pode ser uma manobra de Jader. Sem o cargo, ele perde foro privilegiado no STF e eventuais processos podem voltar à primeira instância. Recentemente, porém, o próprio STF condenou o ex-deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que havia renunciado ao cargo um dia antes do julgamento.

A carta de Jader deve ser lida ainda hoje no plenário da Câmara. Depois disso, ele não poderá mais voltar atrás, e amanhã, sua suplente, Ann Pontes (PMDB-PA), já deverá ser convocada para assumir o cargo.

Traficantes fugiram do Alemão por meio de duto do PAC, diz polícia Moradores relataram terem visto bandidos armados saindo de galeria de águas Evelyn Moraes, do R7

Bandidos do Complexo do Alemão saíram na rua Arapá, em direção ao morro do Adeus

Evelyn Moraes/R7

Policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) afirmam que um grupo de cerca de 50 traficantes armados fugiu na noite de sábado (27) do Complexo do Alemão em direção ao morro do Adeus por meio de uma galeria de águas pluviais, parte das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os agentes se baseiam em relatos de moradores que presenciaram a fuga.
O duto em construção fica na estrada do Itararé, na região da favela da Grota, e os bandidos saíram, segundo a polícia, do outro lado da via até a rua Arapá, que dá acesso ao morro do Adeus - também parte do Alemão - para onde os suspeitos teriam fugido. Na ocasião, o morro do Adeus não estava cercado pelas forças de segurança.

A polícia informou inicialmente que a fuga teria sido por uma creche municipal, mas a obra do PAC fica ao lado do local. Mais tarde, a polícia corrigiu a informação. Os bandidos quebraram parte da grade que fica em um terreno na parte de trás da creche.
A polícia investiga a hipótese de que comparsas teriam forjado um tiroteio na noite de sábado para dispersar a polícia que cercava o Alemão. O buraco tem cerca de dois metros de altura e largura, dimensão suficiente para passar um adulto com fuzil.
A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiadas em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.
Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.

Momento de reflexão, aproveite sem moderação.

O tesouro da vida
 
Quanto vale a sua vida? Você já parou para pensar o que aconteceria se, de repente, você descobrisse que é portador de uma enfermidade que o pode conduzir para a morte, em breve tempo?

Foi uma situação dessas que aconteceu com um executivo que durante 29 anos somente viveu para o trabalho. As suas jornadas eram de 15 a 16 horas diárias. Férias de 30 dias, jamais!

Então, veio um dia e uma noite de febre. Ele foi ao médico que diagnosticou nada além de sintomas de gripe, mas a febre persistia. Exames mais acurados apontaram a possibilidade de ele ser portador de uma grave doença no pulmão.

O executivo descreve sua surpresa e suas decisões assim: "é impressionante como a vida da gente pode mudar de sentido com uma simples radiografia. O profissional seguro, acostumado a liderar grandes equipes, estava agora à mercê dos médicos, dos exames clínicos e, de Deus."

Uma forte crise renal aconteceu em seguida e ele viu sua vida toda passar pela mente em minutos.

Medo de deixar de viver era o que sentia. Queria continuar vivo para ver seu primeiro filho se formar em medicina. E ele estava apenas no segundo ano. Queria ver o segundo filho entrar na universidade. Ele nem vestibular havia feito ainda.

Vinte dias depois, finalmente veio o diagnóstico. O problema do pulmão não era maligno e ele poderia se tratar no ambulatório. No período em que aguardava o resultado da biópsia a que se submetera, ele aprendeu muito sobre muitas pessoas e o carinho que elas tinham por ele.

Uma funcionária veio lhe dizer que sua mãe estava orando por ele. Seu gerente lhe falou que sua mãe também estava orando muito pelo seu restabelecimento. E ele nem a conhecia. Mas ela estava orando porque ele fora bom para seu filho, um dia.

O executivo descobriu finalmente que a mulher com a qual estava casado há vinte anos era muito mais forte do que ele supunha. Enquanto ele se abalou, ela se manteve de ânimo firme, incentivando-o a crer e esperar o melhor. E ela mesma deu a notícia da enfermidade do pai para os garotos.

Depois de tudo o que passou, o executivo mudou a sua forma de viver. Acredita que Deus lhe deu um grande presente, ensinando-lhe a verdadeira importância de viver o dia-a-dia, de curtir a família e os amigos, de cuidar da saúde e, de trabalhar com prazer.

Hoje, na condição de professor, ele se envolve com os alunos muito além da sala de aula. Aprendeu a gostar da chuva e de brincar com seu cachorro.

Passou a dar valor, de fato, à família e aos amigos.

Passou a dividir as tarefas com seus colaboradores, em vez de ser centralizador.

E concluiu, em seu depoimento: "quero viver cada minuto como se fosse o último, já que dessa experiência ficou a impressão de que, na hora do adeus, só restarão os arrependimentos pelo que deixamos de fazer.

Espero que essa mudança seja perene. Deus me permita aproveitar todo minuto como único, o trabalho como diversão, os amigos com paixão, minha mulher e meus filhos como verdadeiro elixir da longevidade.

E então? Quanto vale a sua vida?

Não espere adoecer para descobrir que a saúde é precioso talento, que a família é um tesouro, e os amigos, jóias raras.

Pense nisso. Comece desde agora a viver com intensidade, desfrutando de todas as oportunidades.

Não trabalhe somente para produzir, ganhar e crescer. Lembre-se que o crescimento vem do prazer de realizar.

E, num dia de 24 horas, não esqueça de reservar ao menos 40 minutos para exercícios de abraços, beijos e outras delicadas demonstrações de carinho. Revista Exame.
 

E agora José; Eleição deixa rombo de R$ 9,6 milhões a Serra Receitas da campanha tucana somaram R$ 120 milhões Agência Estado

A campanha do tucano José Serra à Presidência deve deixar uma dívida de R$ 9,6 milhões para o partido. O tesoureiro José Gregori afirmou ontem que a contabilidade a ser entregue nesta terça-feira (30) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve indicar que as receitas somaram R$ 120 milhões ante despesas de R$ 129,6 milhões.

- Infelizmente, não estamos conseguindo empatar o custo com a receita.
Além de Serra, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), e os políticos que disputaram o segundo turno para os governos estaduais e do Distrito Federal terão de encaminhar hoje suas contabilidades à Justiça Eleitoral. Os 16.683 políticos que disputaram apenas o primeiro turno gastaram R$ 2,77 bilhões na campanha, conforme dados divulgados ontem pelo TSE.
No caso de Serra, segundo Gregori, se o prazo fosse prorrogado em 15 a 20 dias as contas fechariam.

- Embora não se tenha dúvida de que a diferença não coberta vai ser paga, era preciso de mais 15 a 20 dias para entrar essa receita. Na realidade objetiva, não é um débito. São restos a pagar que estariam cobertos por receitas prometidas se o prazo (para a prestação de contas) não fosse nesta terça à meia-noite.

Presa suspeita de agredir irmã de 83 anos no Maranhão Mulher de 52 anos nega as acusações, segundo polícia. Vizinhos gravaram agressões durante banho e refeição. Do G1, em São Paulo, com informações da TV Mirante

Uma mulher de 52 anos foi presa, em Coelho Neto (MA), sob suspeita de agredir a irmã, de 83 anos. Segundo a polícia, vizinhos fizeram a denúncia depois de gravar os maus-tratos, durante três dias, nos períodos do banho e da refeição da vítima. A mulher presa nega as acusações.

Ainda não se sabe há quanto tempo as agressões aconteciam. A suspeita teria afirmado que cuida da irmã há sete anos. Após a prisão, a vítima foi encaminhada para um abrigo.

A polícia investiga se familiares sabiam das agressões.

Infraero autoriza imprensa a visitar as obras do Aeroporto de São Gonçalo

Jaime Calado recebe a imprensa para visitar obras do aeroporto de São Gonçalo

Prefeito

 O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, vai receber a imprensa nesta terça-feira para uma visita às obras do aeroporto. Os jornalistas sairão da sede da Prefeitura em um ônibus e seguirão com o prefeito até o canteiro de obras. A visita foi autorizada pela Infraero. Depois da visita, os jornalistas almoçarão no conjunto Pajuçara, no camarão que ficou famoso depois de ser mostrado pelo repórter Ernesto Paglia no Jornal Nacional. Blog Thaisa Galvão.

Confira A Visita do Deputado fernando Mineiro em Campo Grande/RN

 
Foto: Mineiro em visita a Campo Grande em maio/2010

Na última segunda-feira, 29, o deputado Fernando Mineiro visitou diversas cidades do Médio-Oeste potiguar. A intenção foi agradecer o apoio à sua reeleição e discutir a atual conjuntura política e os desafios do Governo Dilma.


Em Janduís, o parlamentar participou de reunião do Sindicato Rural e do Fórum de Associações, onde teve conversa com os vereadores petistas, Raimundo Canuto e Braga. Na cidade, Mineiro também encontrou-se com a companhia de teatro Ciranduís, que desenvolve trabalho na região.

No município de Campo Grande, Mineiro recebeu homenagem da centenária banda de música Monsenhor Militão. "Ganhei um dobrado composto pelo maestro Raniere Soares", relata o deputado.

Também ocorreu reunião com dirigentes do PT e visita à Cooperativa Sertão Verde, além de entrevista ao Programa Vozes do Sertão, na FM local.  "A Sertão Verde promove cursos técnicos de Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Aproveitei para visitar e conversar com uma turma de técnicos", completa.

Por último, o parlamentar visitou Caraúbas, onde esteve na UFERSA e em reunião com a direção do PT local. 
 
 
 
 
 

 

Cabral quer permanência do Exército no Alemão até outubro de 2011 Governador do Rio reitera que Complexo receberá UPP Do R7

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assinou na manhã desta terça-feira (30) um pedido formal para que o Ministério da Defesa autorize a permanência de soldados do Exército no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, ambos na zona norte, até outubro de 2011, prazo limite para a instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no local. Cabral revelou detalhes do acordo à rádio CBN.



- Assinei um documento formulado pelo José Mariano Beltrame (Secretário de Segurança do Rio), solicitando ao Ministério da Defesa que homens das unidades militares fiquem até outubro de 2011. Esse prazo maior é por precaução, para que possamos instalar as UPPs no Alemão e na Vila Cruzeiro.
De acordo com Cabral, caso a solicitação seja autorizada, o que deve ocorrer, o governo estadual terá condições de seguir os planos pré-estabelecidos de pacificação das comunidades.
- Esse grande apoio permitirá que nós possamos continuar com a nossa cronologia de instalação das UPPs.

Uma resposta do Estado

A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiadas em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.

Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.

Confira a galeria de fotos da operação no Complexo do Alemão

Veja a cobertura completa da guerra no Rio contra o tráfico

Caderno Esportivo.

Tite analisa 'final' do Timão: ‘A maior derrota seria não fazer a nossa parte’

Técnico do Corinthians mantém confiança no título brasileiro. Equipe precisar vencer e torcer por tropeço do Flu diante do Guarani/G1.

Tite rádio o globo 
Tite conversa durante visita à Rádio Globo
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Depender dos outros nunca é bom. Especialmente no futebol. No próximo domingo, na rodada final do Campeonato Brasileiro, o Corinthians depende de uma ajuda do Guarani. Para ser campeão, o Timão precisa ganhar do Goiás e torcer para que o Flu não vença o Bugre. Mas segundo o técnico Tite não é hora de secar.

Para o treinador corintiano, o momento é de pensar em fazer a parte do Corinthians. Até porque, segundo ele, não vencer o Goiás seria uma derrota grande, independentemente do resultado do duelo entre Fluminense e Guarani.

- A maior derrota seria não fazermos o nosso papel. Temos de pensar em fazer um grande jogo tentando esquecer o Fluminense. Imagina se eles perdem ou empatam e nós não fazemos a nossa parte? Não dá – disse Tite à Rádio Globo.

No último sábado, na véspera da vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, Tite teve uma conversa com o elenco e expôs essa situação.

- Tivemos uma longa conversa com todo o grupo e explicamos que neste momento tínhamos de escolher entre secar ou trilharmos o nosso caminho. Escolhemos fazer a nossa parte – finalizou o comandante da equipe alvinegra.

A diferença do Corinthians para o Fluminense na tabela é de apenas um ponto. Por isso o Timão depende de um tropeço dos cariocas para ser campeão.


Thiago Ribeiro acredita no título e
diz que temporada é melhor que 2006

Atacante, que marcou contra o Flamengo, é o artilheiro do clube em 2010/G1.

Thiago ribeiro cruzeiro entrevista 
Thiago Ribeiro comemora ótima fase na carreira
(Foto: Rodrigo Fuscaldi / Globoesporte.com)

A boa campanha do Cruzeiro em 2010 tem sido memorável para um jogador em especial. O atacante Thiago Ribeiro comemora sua melhor temporada e ainda acredita que a alegria poderá ser completada com o título do Campeonato Brasileiro. Maior goleador da Taça Libertadores, artilheiro celeste no Brasileirão e no ano, Thiago disse que seu rendimento é melhor até que o de 2006, quando surgiu no São Paulo e ganhou destaque nacional.
Há dois anos e meio no Cruzeiro, Thiago Ribeiro é hoje um dos principais atletas da equipe. Até agora, foram 121 jogos e 36 gols com a camisa azul, sendo 21 deles em 2010. Em 2006, Thiago foi artilheiro do São Paulo no Campeonato Paulista, com dez gols.

- No São Paulo, eu tive um momento muito bom também, mas só seis meses. Depois eu machuquei e quando eu voltei não fui mais titular do time. Não entendo por que até hoje. Mas esta temporada para mim foi superior, porque foi o ano inteiro mantendo uma regularidade boa. Consegui ser o artilheiro da Libertadores, que é o sonho de qualquer jogador que disputa um campeonato como este. Então, sem dúvida, foi a melhor temporada.
Para o atacante, o principal motivo para a temporada de sucesso foi não ter se machucado nenhuma vez. Nesta série A, ele ficou fora de apenas três partidas.

- O principal foi a ausência de lesão. Não me machuquei nenhuma vez no ano. É a primeira que acontece isso na minha carreira. Quando você consegue isso, o desempenho aumenta, a performance melhora. Foi o que aconteceu comigo. Venho conseguindo fazer uma grande temporada, fazer gols, dar muitas assistências, com boas atuações. Eu fico feliz por isso.
Para completar o ano, o atacante cruzeirense espera o título nacional. Além de vencer o Palmeiras, no domingo, às 17h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o time mineiro precisa contar com tropeços de Fluminense e Corinthians. Thiago garante que acredita na possibilidade de levantar a taça.

- Eu posso falar por mim. Eu acredito bastante, porque a gente tem vários exemplos. Recentemente, agora no meio de semana, o Goiás eliminou o Palmeiras daquela maneira. Ninguém acreditava. Então, eu acredito. Mas acima de acreditar, a gente tem que pensar em fazer a nossa parte. Primeiro, vencer o jogo. Quando acabar o jogo, a gente vê o que aconteceu com o Corinthians e com o Fluminense. Não adiantar a gente jogar pensando nos outros jogos, porque não vai resolver a nossa vida em nada. Eu costumo pensar assim: o que é guardado para você é seu e ninguém toma. Então, se for para o Cruzeiro ser campeão, vai acontecer. O importante é ter fé e acreditar.



 Às vésperas de decidir o Brasileiro, Fluminense

deve ter terça-feira tensa com eleiçãoJulio Bueno e Peter Siemsen disputam presidência do Tricolor para próximo triênio/Cauê Rademaker, do R7.


Wallace Teixeira/PhotocameraWallace Teixeira/Photocamera 
Gestão de Horcades teve alguns títulos, como Estadual 2005 e Copa do Brasil 2007, mas algumas fugas dramáticas do rebaixamento, como em 2008 e 2009

O clima no Fluminense não é apenas de decisão dentro de campo. Fora dele, o sócio do clube escolherá, nesta terça-feira (30), o seu próximo presidente, que comandará o Tricolor no triênio 2011-2014.

Concorrem ao pleito o engenheiro Julio Bueno, 56 anos, da chapa Transforma Flu, e o advogado Peter Siemsen, 43, da chapa Novo Fluminense. Curiosamente, ambos têm apoios importantes da atual gestão.
Isso porque o mandatário Roberto Horcades, que deixará o clube após presidi-lo por dois mandatos consecutivos, apoia Julio Bueno. Enquanto isso, Celso Barros, presidente da Unimed, patrocinadora do Tricolor, dá apoio irrestrito a Peter Siemsen.
O fato deve deixar ainda mais tensa a eleição, já que integrantes das chapas têm trocado, principalmente via fóruns e blogs na internet, acusações ao longo da campanha. O Ministério Público se fará presente, como forma de assegurar a lisura do pleito.
Só poderão votar quem é sócio há mais de um ano do clube e que esteja adimplente. Contudo, quem tiver mensalidades atrasadas a pagar, pode quitar na hora, sendo liberado para participar da eleição. É necessário apresentar a carteirinha de sócio e um documento com foto.
A votação será iniciada às 8h e tem horário previsto para terminar às 20h. A urna ficará localizada no restaurante do clube, logo na entrada. A expectativa é que até as 22h o torcedor já saiba quem será o novo presidente.
Por sinal, quem assumir o clube pegará um time classificado para a Copa Libertadores 2011. Mas, ao mesmo tempo, terá em mãos uma agremiação com enorme dívida, calculada em mais de R$300 milhões. Algo que não assusta os candidatos Julio Bueno e Peter Siemsen, respectivamente.

- Acredito que minha trajetória profissional, que une qualificação profissional e articulação junto a grandes empresas, lideranças esportivas e políticas, me credencia a disputar esse posto. Não tenho dúvidas de que a minha experiência vai contribuir para transformar o nosso amado clube naquilo que todo tricolor quer e sonha de verdade: um clube profissional, moderno e, outra vez, na vanguarda do futebol brasileiro

- O objetivo é fazer uma gestão transparente, profissional e eficiente, que tenha os interesses do Fluminense como foco exclusivo. E como não sou o único a pensar desse modo, consegui reunir em torno do princípio e de uma proposta que o contém, muitas pessoas e grupos que pensam assim. Sei que poderei, como presidente do clube, criar este 'Novo Fluminense'.


Ranking aponta Barcelona como melhor
clube da década; São Paulo é o 12º

Boca Juniors, da Argentina, é o time mais bem colocado entre os sul-americanos

Javier Soriano/AFPJavier Soriano/AFP
Palmas para o Barcelona: o clube foi apontado, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, como o melhor da década
O Barcelona ocupa o primeiro lugar entre os melhores clubes de futebol da primeira década do século 21, como aponta a lista elaborada pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), com sede em Bonn, na Alemanha.

São Paulo é o 2º melhor time sul-americano da década


Entre os brasileiros, o melhor colocado é o São Paulo, com 1.909 pontos, na 12ª posição. Após a vitória por 5 a 0 sobre o Real Madrid, nesta segunda-feira (29), o clube catalão soma 2.459 pontos.


Em segundo lugar aparece o Manchester United, com 2.436 pontos, enquanto o também inglês Liverpool é o terceiro, com 2.362 pontos, seguido por Arsenal (2.348 pontos), Inter de Milão (2.275), Milan (2.237) e Bayern de Munique (2.168). O Real Madrid, do técnico José Mourinho, aparece só na oitava posição (2.168). O Chelsea é o nono (2.165).


A primeira equipe latino-americana é o Boca Juniors, da Argentina, na 10ª colocação, com 2.073 pontos. Entre os cem primeiros do ranking ainda figuram mais oito brasileiros: Cruzeiro (23º), Santos (26º), Internacional (38º), Grêmio (54º), Flamengo (56º), Corinthians (59º), Fluminense (64º) e Palmeiras (88º).


Fundada em 1984 em Leipzig (na época dentro da República Democrática Alemã), a IFFHS utiliza os resultados das equipes desde 1991 para elaborar seu ranking. A entidade é reconhecida pela Fifa.


montagem Welinton Diego Mauricio Flamengo 
Welinton e Diego Maurício: os sobreviventes
(Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)

Um ano melancólico, preocupante e encerrado com pontos de interrogação. O fiasco do Flamengo no Campeonato Brasileiro e a falta de títulos em 2010 anunciam a necessidade de mudanças.

Alguns sobreviverão. Entre os mais novos, dois saem da fuga do rebaixamento fortalecidos. Se o Rubro-Negro precisa de fôlego na próxima temporada, Diego Maurício e Welinton se apresentam.
Diego é o atacante da equipe com mais gols no Brasileirão: cinco. Supera Deivid (quatro) e Diogo (um). Termina o ano como boa surpresa do clube. Recentemente, renovou contrato até 2015. Se o ataque D2 não vingou, o jogador de 19 anos e apenas cinco meses entre os profissinais ajudou como pôde.

- Tudo o que aconteceu na minha vida foi muito rápido. Fico até perplexo. Não é o fim de ano que o grupo e eu queríamos, pelo grupo que temos, jogadores renomados, que fizeram história no futebol. Mas acontece. Vivi momentos bons e ruins. Felizmente não aconteceu o rebaixamento. Agora, queremos mudar essa história, treinar forte. Nosso objetivo é lutar para ganhar títulos. Que nós, da base, possamos ajudar nessa transição para um grupo mais jovem. O ano de 2011 nos espera - disse.
Felizmente não aconteceu o rebaixamento. Agora, queremos mudar essa história, treinar forte. Nosso objetivo é lutar para ganhar títulos. Que nós, da base, possamos ajudar nessa transição para um grupo mais jovem. O ano de 2011 nos espera"
Diego Maurício, atacante do Fla
É do fracasso da atual temporada que Diego colhe motivação. Acredita que sai mais experiente, apesar dos percalços, e espera ser muito mais cobrado no futuro próximo.

- Os mais jovens têm noção da pressão da próxima temporada. Vai ser muito maior. Mas estou preparado, até porque você tem que agarrar a chance. Mesmo nesta dificuldade, sinto que evoluí, ganhei experiência dentro de campo, na maneira de jogar, de me portar, de ter tranquilidade para chegar na hora do gol. Ganhei corpo, trabalhei a técnica. Quero continuar aprendendo a cada mês, a cada dia. Sempre dá para melhorar - afirmou.
O início no time profissional do Flamengo foi de altos e baixos, mas Welinton, de 21 anos, se recuperou. Desde a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, no início de outubro, tornou-se titular. O zagueiro se salvou do desastre na reta final e conseguiu se valorizar. Tem proposta de Napoli, da Itália, e Stuttgart, da Alemanha, e pode ser usado como um dos poucos trunfos para obter receita.

- A princípio, pretendo ficar no Flamengo, aprender mais. Ainda é cedo para pensar em sair da equipe. Foi um ano difícil, o nosso grupo não teve conquistas, mas o que valeu foi que conseguimos escapar da queda. Serve de lição para que no próximo ano não aconteça - comentou.
O contrato do jogador vai até 31 de julho de 2014. Em entrevista recente, o diretor de futebol do clube, Luiz Augusto Veloso, disse que o defensor faz parte dos planos, ainda que não seja inegociável.
A princípio, pretendo ficar no Flamengo, aprender mais. Ainda é cedo para pensar em sair da equipe. Foi um ano difícil, o nosso grupo não teve conquistas, mas o que valeu foi que conseguimos escapar da queda."
Welinton, zagueiro do Fla

- Me sinto mais preparado, experiente, mais fortalecido, especialmente pela sequência de jogos. Nós mais jovens temos muita vontade de aprender, de ganhar cada vez mais, de um dia virarmos grandes ídolos, fazer uma história no Flamengo. A vontace é de somar, de poder ajudar no que for possível.

Na última rodada do Nacional, o Flamengo enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. A partida será no próximo domingo, às 17h. O Rubro-Negro tem 43 pontos e ainda tenta a vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.


Trio alagoano vai dirigir a decisão do Campeonato do Nordeste

Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira; Assistentes: 1 – Pedro Jorge dos Santos Araújo; 2 – Otávio Correia de Araújo Neto/O Minuto.

A Liga do Nordeste disponibilizou no site oficial a escala de arbitragem para a final do Campeonato do Nordeste, entre ABC e Vitória, nesta quarta-feira, às 22 horas, em Natal. O trio é filiado à Federação Alagoana de Futebol.

Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira; Assistentes: 1 – Pedro Jorge dos Santos Araújo; 2 – Otávio Correia de Araújo Neto.

Como quarto árbitro foi designado Ítalo Medeiros de Azevedo, da Federação Rio-Grandense de Futebol.

A bola castiga!

O América amarga a queda para série C do Brasileiro, mas o presidente Clóvis Emídio apesar de sofrer tanto ou mais que a grande maioria de torcedores do Alvirrubro já projeta o amanhã. Pelo que o dirigente disse em entrevista logo após a derrota para o Brasiliense, o clube terá de ser refundado. Ele prometeu melhor organização, uma reestruturação das categorias de base e uma boa reformulação no elenco profissional, onde garantida mesmo só tem a presença do treinador Dado Cavalcanti.

Adriano AbreuApesar do rebaixamento, torcida trocou protestos pelo apoio 
Apesar do rebaixamento, torcida trocou protestos peloapoio

“A queda do América me causa uma chaga muito profunda, haja vista que antes de ser presidente do clube eu sou um torcedor americano. Aquele apaixona, fervoroso, não doente, mas fervoroso, apaixona e radical em defesa das coisas americanas.
A torcida pode ter certeza que esse torcedor aqui fará de tudo para que o cargo de presidente do América seja ocupado em sua essência, rendendo os frutos que eles esperam para 2011”, ressaltou  o dirigente.
O desastre que se confirmou no último sábado já vinha anunciado há algum tempo. Nos dois anos anteriores o América só conseguiu se livrar do descenso na última rodada, além do mais desde 2003 não conquista o Campeonato Estadual e vem acumulando seguidos insucessos na disputa da Copa do Brasil.
A atual temporada iniciou com uma conturbada eleição para presidência, onde o presidente do conselho deliberativo José Rocha foi obrigado a alinhavar a candidatura de José Maria Barreto Figueiredo. Em apenas três meses de administração, algumas declarações mal colocadas deram margem a geração de polêmica dentro do grupo diretivo e em três meses presidente e membros do grupo de apoio ao futebol já estavam em rota de colisão.
A diretoria cometeu dois grandes pecados no período de preparação: primeiro apostou todas as suas fichas na contratação de Ruy Scarpino, que chegou a indicar algumas contratações e faltando pouco mais de uma semana para o início da competição, avisou que não viria mais. O segundo e talvez o maior erro da gestão de José Maria Figueiredo foi o de prolongar a estada de Lula Pereira no comando da equipe, mesmo sem resultado compatíveis para tal.
Quando decidiu trocar o comando, o tempo já era escasso demais para uma reação, ainda assim o time conseguiu subir de produção, voltou a vencer jogos  em Natal, mas falhou diante de adversários diretos na luta contra o rebaixamento e acabou sendo vítima da célebre frase do treinador Muricy Ramalho: “A bola castiga”.  
Uma partida e dois derrotados
No confronto direto pela saída da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série B, América e Brasiliense duelaram neste sábado, na partida válida pela 38ª e última rodada do torneio. Com o estádio Machadão lotado, o Mecão saiu na frente com Marcelo Brás. Entretanto, no segundo tempo o Jacaré se recuperou e virou o jogo com gols de Acosta e Djavan. Apesar da vitória, a equipe candanga não pôde aproveitar os resultados da rodada e foi rebaixada, ao lado do América, Santo André e Ipatinga.
Além de torcer por tropeços de Guaratinguetá e Vila Nova, para subir posições na tabela, as duas equipes entraram em campo cientes de que dependiam de uma vitória para escapar da degola. Logo aos 17 minutos do primeiro tempo, o América abriu o placar com Marcelo Brás.
O Brasiliense pressionou e acertou a trave em duas tentativas de empatar o jogo. No segundo tempo, o técnico Andrade colocou Adrianinho no lugar de Sandro e Acosta, reforçando o ataque do Jacaré. A mudança surtiu efeito com um gol de Acosta na marca dos 28 minutos.
A virada do Brasiliense veio logo após uma cobrança de escanteio aos 40 minutos, com Djavan empurrando a bola para o fundo das redes do time da casa, sem chances para o goleiro Tutti. Na sequência o América contou com as expulsões de Bebeto e Everton.
Com a vitória do Vila Nova sobre o São Caetano por 2 a 1, o América e o Brasiliense foram rebaixados para a terceira divisão do campeonato, ao lado de Santo André e Ipatinga. Ao final da rodada, o Jacaré somou 46 pontos e encerrou o campeonato no 16º lugar. Já o Mecão, derrotado em casa, ficou na lanterna do torneio, com apenas 41 pontos.
Após a partida os jogadores natalenses ficaram desolados no gramado, nem os aplausos dos torcedores e os gritos de incentivos vindos das arquibancadas, foi suficiente para aplacar o profundo sentimento de pesar. Um dos mais abatidos era o goleiro Rodolpho que chorou copiosamente logo após o apito final do árbitro Paulo César de Oliveira e teve de descer o túnel amparado por funcionários do clube. Eliélton foi outro que não se conteve, lamentando a má sorte da equipe que vinha conquistando uma reação, embora que tardia e pelo esforços das últimas rodadas, o jogador acredita que eles poderiam ter melhor sorte dentro da competição.
Dado pede planejamento e controle
Dado Cavalcanti chegou e fez de tudo para livrar o América do destino negro traçado para o clube nos últimos três anos. Com 28 anos de idade e um currículo praticamente irrisório diante dos treinadores que assumiram o comando do Alvirrubro na atual temporada, foi sob suas ordens que a equipe potiguar viveu seu melhor momento em 2011. Com o aproveitamento de 49%, Dado acabou a competição com índice de lutar pela sexta colocação na série B.
Ele lamentou a queda de rendimento da equipe na segunda parte do jogo, quando o grupo se mostrou abatido depois de ficar sabendo que os resultados não beneficiavam a equipe, que além de vencer o Brasiliense tinha de torcer por derrotas de Vila Nova ou Guaretinguetá. “A nossa equipe fez uma leitura errada da partida quando ficou com um homem a mais em campo. Pensamos que as coisas iriam facilitar, relaxamos e sofremos a virada”, argumentou.
O trabalho realizado foi reconhecido pelo presidente Clóvis Emídio que deseja manter o treinado a frente dos destinos alvirrubros em 2012. As conversas estão bem adiantadas e a tendência é que o contrato entre as partes seja renovado nas próximas horas.
Falando sobre o projeto para a próxima temporada, Dado Cavalcanti reforçou que o mesmo deve estar amparado em dois grandes pilares: organização e controle. “Todo mundo se planeja,  o que difere um projeto vencedor de um perdedor é justamente o controle daquilo que está sendo realizado. Organização, planejamento e controle não podem ser dissociados”, salientou. “Tomando esses cuidados específicos dificilmente um trabalho tende a dar errado e é isso que vamos buscar ter no América a partir de agora.”
Bate-papo:
» Clóvis Emídio - presidente do América
“A gente sabe que lida com homens de bem”
O que você gostaria de dizer ao torcedor neste momento?
Que ela pode confiar de que esse dirigente vai continuar com a mesma pujança no sentido de re-erguer o América. Nós fomos muito bravos, a torcida o grupo o conselho do América porque há dez rodadas já nos davam como rebaixados e chegamos na última rodada com chances de nos manter na série B.
Tem algum grande responsável pelo fracasso?
Não posso responsabilizar ninguém pelo resultado do América de 2010, se não a sua própria direção. Jamais me fugirei dessa culpa, mas gostaria muito que o futebol brasileiro por uma limpeza. É inadmissível que um clube que é campeão da série B e em menos de meia hora já tenha levado três gols de um time que lutava para não cair. Mas são as coisas do futebol.
O mundo do futebol é muito cruel?
A gente sabe que lida com homens de bem, mas também lida com homens sem caráter, sem escrúpulos. Eu não quero de forma alguma transferir a responsabilidade pelo descenso do América. A culpa pela queda é nossa, que erramos na maioria das tentativas que fizemos esse ano.
Qual a perspectiva de futuro?
Nós vamos perseguir essa volta para série B, quem sabe ao final do próximo ano não estaremos respirando outro ar e com a sensação de dever cumprido diferente do que a gente viveu em 2011. Desde que assumi tomei a decisão de manter Dado Cavalcanti no comando do clube e não é um resultado negativo no último jogo que vai fazer eu mudar meus planos para o novo América. Tribuna do Norte.


 

 

Foliões receberão orientações sobre DST/AIDS durante o Carnatal A SMS vai disponibilizar de 200 mil preservativos com a estimativa de distribuição diária de 50 mil unidades/ O Minuto.

Os foliões do Carnatal receberão orientações da Secretaria Municipal de Saúde nos dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro, no horário das 18h à meia noite. Com o slogan "Prevenção, informações antes para não pegar a doença depois", os servdiores da saúde ficarão em pontos de "Pit Stop" da Saúde, nas Avenidas Amintas Barros e Romualdo Galvão, com uma equipe de cinqüenta pessoas envolvidas, entre profissionais da SMS e voluntários das ONG’s parceiras do Programa DST/AIDS da SMS.

"A estrutura o Pit Stop é de um grande palco com telão onde serão exibidas informações sobre a prevenção às Doença Sexualmente Transmissíveis - DSTs/ AIDS, violência e uso abusivo de bebidas e outras drogas. O local terá iluminação cênica e sonorização de alta potência. As Drag Queen, Sabrina Kalahari e Jarita Night And Day serão os animadores de palco, contando também com a participação do Grupo de Teatro Tibiras Brincantes", adiantou o coordenador do Programa Municipal DST/AIDS, Wilson Dantas.

O Pit Stop tem a proposta de interação com os foliões disponibilizando informações sobre prevenção às DSTs/AIDS com distribuição de preservativos que serão entregues nos blocos e aos presentes ao evento. A SMS disponibiliza de 200 mil preservativos com a estimativa de distribuição diária de 50 mil unidades.

Já na Central do Folião do Clube América, a SMS estará também com um Stand da Prevenção no período de 1 a 3 de dezembro para distribuição de materiais educativos e preservativos no horário das 9 às 17 horas.

Uma outra estrutura será montada em parceria com o Programa Estadual DST/AIDS /RN na caixa d’água da CAERN, localizado na Avenida Miguel Castro para a realização da Campanha do “Fique Sabendo” – testagem rápida de HIV com coleta na poupa digital – dedo. A previsão é de que cerca de 400 foliões irão realizar o teste anti-HIV

Hígia: juiz Mario Jambo conclui depoimentos nesta terça-feira Três pessoas serão ouvidas durante o dia, entre eles dois empresários investigados por suposto pagamento de propina / O Minuto.

Mario Jambo, juiz da 2ª Vara.
O juiz federal Mario Jambo, da 2ª Vara da Justiça Federal, conclui nesta terça-feira os depoimentos dos réus no processo da Operação Hígia. Três pessoas serão ouvidas durante o dia, entre eles dois empresários investigados por suposto pagamento de propina.

As audiências, realizadas na sede da Justiça Federal, tiveram início às 9h. Hoje, prestam depoimentos Mauro Bezerra, proprietário da Líder, e Herberth Florentino, diretor da Emvipol. Os dois, de acordo com as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, teriam pagado dinheiro para liberar contratos na Secretaria Estadual de Saúde.

Além dos dois empresários, o juiz Mario Jambo também vai ouvir Edmilson Pereira, outro réu no processo. Desde o dia 16 deste mês, a Justiça Federal realiza audiências com sobre o caso.

Além dos réus, várias testemunhas de defesa e acusação foram ouvidas neste período. A Operação Hígia foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 13 de junho de 2008. Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados de prisão no Rio Grande do Norte e um deles em João Pessoa, na Paraíba.

Caso Regina: cassação do mandato pode ser votada esta semana Relatório do vereador Heráclito Noé (PPS) sugere cassação da vereadora Sargento Regina em regime secreto na Câmara na próxima sexta-feira (3) O Minuto.

Os vídeos publicados na internet em que a vereadora Sargento Regina (PDT) comenta um suposto esquema de corrupção na Câmara e negociação de votos foi analisado pela Comissão de Ética da Câmara de Natal que divulgou como resultado o pedido de cassação de mandato por quebra de decoro.

De acordo com o relatório apresentado por Heráclito Noé (PPS) feito em parceria com os vereadores da Comissão o Bispo Francisco de Assis (PR) e Maurício Gurgel (PHS), o processo de cassação deve ser votado na próxima sexta-feira (3) em regime secreto na Câmara dos Vereadores.

Sargento Regina é acusada de “negociar” apoios e votos com a categoria policial e ainda de comentar assuntos ligados a Câmara em 18 vídeos publicados na internet. Nas imagens, Sargento Regina faz comentários sobre os colegas vereadores e questiona o enriquecimento de alguns e as manobras políticas de outros.

O relatório feito por Heráclito Noé apresenta dados que comprovam a quebra de decoro parlamentar de Sargento Regina e sugere a abertura de processos de cassação da vereadora.

Dilma viaja com Lula para inaugurar obra no Pará /Folha.com

DA AGÊNCIA BRASIL

A presidenta eleita, Dilma Rousseff, acompanha nesta terça-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração das eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí, a 390 quilômetros de Belém, no Pará.


É a primeira vez que Dilma acompanha Lula em uma inauguração desde que foi eleita. A presidenta viaja no início da tarde atendendo a convite do Planalto. A previsão é de que ela retorne a Brasília durante a noite.

Para acompanhar Lula, Dilma remanejou compromissos da transição previstos em sua agenda. Antecipou a conversa com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para ontem à noite e adiou para amanhã a reunião que teria hoje com especialistas em gestão na área de saúde para discutir ações a serem implantadas no setor.

A obra a ser inaugurada por Lula nivela o rio Tocantins e abre a Hidrovia Araguaia-Tocantins, ligando o Porto de Belém à região do Alto Araguaia, em Mato Grosso. O projeto inicial é de 1981. Durante muito tempo a obra ficou parada, sendo retomada em 2006 pelo Ministério do Transportes e Eletrobras. O custo total da obra é de R$ 1,6 bilhão.

Pela manhã, Dilma ser reúne na Granja do Torto com o ex-ministro Antonio Palocci, com seu vice eleito, Michel Temer, com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e com o tesoureiro de sua campanha e ex-prefeito de Diadema, José de Filippi.

Uma lição para ser lembrada e copiada, Motorista encontra R$ 27 mil na rua e devolve ao dono no interior de SP Proprietário da carteira era um comerciante de Osvaldo Cruz. Motorista recorreu a uma rádio local para localizar o dono do dinheiro. Do G1

Um motorista encontrou uma carteira com R$ 27 mil em dinheiro e cheques na segunda-feira (29) e procurou uma rádio de Osvaldo Cruz, a 558 km de São Paulo, para localizar o proprietário. O dono do dinheiro, que é um comerciante, foi encontrado e deu R$ 700 como recompensa ao motorista.

O comerciante tinha separado o dinheiro para pagar fornecedores, mas perdeu a carteira perto de casa enquanto colocava caixas de mercadorias em uma caminhonete. Ao encontrar a carteira na rua, o motorista procurou uma rádio local para localizar o dono e devolver o dinheiro e os cheques.

A quantia que estava dentro da carteria era o equivalente a três anos de trabalho do motorista, que disse não ter se arrependido da sua atitude.  Veja o Vídeo:

 

Moradores do Conjunto do Alemão retomam a rotina nesta terça Este é o primeiro dia de aulas nas escolas municipais após os confrontos. Abastecimento de gás e fornecimento de TV a cabo seguem paralisados. Glauco Araújo Do G1

Moradores do Conjunto do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, tentam retomar a rotina na manhã desta terça-feira (30). Muitas crianças, que deixaram de ir à escola desde quinta-feira (25), são levadas pelos pais para estudar. O abastecimento de gás e o fornecimento de serviço de TV a cabo, antes controlado pelos traficantes da região, seguem paralisados.
De acordo com a Secretaria municipal de Educação, 31 escolas e creches na região voltaram a funcionar nesta terça-feira, e devem receber cerca de 10 mil alunos que estavam em casa desde o início dos confrontos. Já os 1.050 alunos da rede estadual de ensino ainda seguem sem aula, já que, segundo a Secretaria estadual de Educação, a avaliação do retorno está sendo feita por cada direção.

Crianças do Conjunto do Alemão seguem para a escola sob vigilância de militares 
Crianças do Conjunto do Alemão seguem para a escola sob vigilância de militares 
(Foto: Glauco Araújo/G1)

O segurança Claudio Santos Pereira, 50 anos, que saiu para trabalhar às 5h30, espera que a presença dos militares e policiais permaneça por tempo ilimitado. “Estou gostando e acho que melhorou a segurança de todos aqui. Eles devem ficar até o fim, até o tráfico acabar.”
A caixa Ivonete, que trabalha como caixa em uma padaria em Copacabana, está menos tranquila, pois teme deixar a casa desocupada enquanto trabalha. “Saio todos os dias às 6h e volto depois das 18h. Tenho medo que minha casa seja invadida pela polícia. Sinto muito medo ainda. Não me sinto segura.”
A dona de casa Sônia Soares, 40 anos, cuida de duas crianças vizinhas. Ela saiu de casa por volta das 7h para levá-las para a escola depois de ficar quatro dias praticamente confinada.“Minha filha já estava com saudades dos amiguinhos de escola.”

Crianças do Conjunto do Alemão cumprimentam militares ao seguirem para a escola 
Crianças do Conjunto do Alemão cumprimentam militares ao seguirem para a escola 
(Foto: Glauco Araújo/G1)

A caixa Jaqueline Oliveira, 26 anos, mora no Morro do Adeus, mas circula todos os dias pela Favela da Grota para deixar o filho Bruce, de 1 ano, com a irmã. “Não mudou muito a rotina para mim. Passo aqui todo dia para pegar um mototáxi e subir o morro. Só fica ruim quando estou atrasada, porque ficou mais demorado fazer o trajeto todo.”

A manicure Ilsa Moura, 33 anos, trabalhou em casa desde quinta-feira. No mesmo período, a filha Kely ficou sem ir à escola. “Aproveitei para trabalhar em casa mesmo e cuidar da minha filha, que ficou sem estudar esses dias”. Ela disse que não chegou a ficar sem luz em casa, mas reclamou que está s em serviço de TV a cabo. “Por sorte, meu gás acabou antes da confusão e estou abastecida.”
Outro morador, que levava o filho para a creche, disse que faltou luz durante a segunda-feira (29). “Eu e minha mulher ficamos em casa sem fazer nada. Estou levando meu filho para a escolinha para ver se eu volto a trabalhar. Estou tendo de descer o morro para comprar todos os suprimentos. TV a cabo e gás não tem”.

Trabalhadores recebem hoje metade do 13º salário /Uol.

As empresas depositam hoje a primeira parcela do 13º salário para os trabalhadores com carteira assinada que não pediram antecipação do benefício durante suas férias. Se houve a antecipação, o trabalhador vai receber só a segunda parcela, até 20 de dezembro.


Também têm direito a receber os empregados domésticos, os trabalhadores rurais e os avulsos.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o pagamento das duas parcelas do 13º salário deve injetar R$ 102 bilhões na economia. Pelos cálculos da entidade, 74 milhões de trabalhadores vão receber o benefício no total (incluindo primeira e segunda parcelas).

A primeira parcela do 13º salário representa metade do salário de outubro, para quem trabalhou o ano inteiro.

Se o funcionário foi registrado depois da metade da janeiro, então o 13º é proporcional ao tempo trabalhado.

A primeira parcela do 13º salário não tem nenhum desconto. Mas atenção: é na segunda parcela em que são descontados o INSS (que pode ser de 8%, 9% ou 11%) e o Imposto de Renda (que varia de 7,5% a 27,5%). Essa segunda parcela é paga até o dia 20 de dezembro.

Um detalhe importante é o caso de quem paga pensão alimentícia. Essa pessoa também terá de pagar a 13ª parcela da pensão.

Para saber quanto você vai receber, a advogada Andreia Antonacci, gerente de RH da Cenofisco, ensina a fazer uma conta simples. Digamos que você trabalhou oito meses neste ano. Divida seu salário por 12 e multiplique por oito (que são os meses trabalhados).

"Quem teve um aumento no meio do caminho deve fazer a conta sobre o último salário", diz a advogada.

No caso dos demitidos, o proporcional do 13º foi pago na rescisão do contrato.

PT quer assumir Correios e reforçar a presença do partido no Banco do Brasil Dilma quer novo comando no banco, mas escolha depende de disputa entre Palocci e Mantega / Agência Estado

Diante da perspectiva de comandar o Ministério das Comunicações, o PT planeja desalojar o PMDB da direção da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). O pedido será encaminhado pela cúpula do partido à presidente eleita, Dilma Rousseff.
A ideia, no entanto, é passar um verniz de "desloteamento" político nos Correios para apresentar a reivindicação como uma tentativa de profissionalizar a estatal, alvo de uma sucessão de crises nos últimos meses. A cúpula do PT aposta que o futuro ministro das Comunicações será Paulo Bernardo, atual titular do Planejamento, e já começou a vasculhar uma das chamadas joias da coroa.

Os Correios terão R$ 500 milhões para investimentos em 2011, pela proposta orçamentária da União enviada ao Congresso. Há apenas quatro meses na presidência da companhia, David José de Matos foi apadrinhado pelo deputado Tadeu Filipelli (PMDB-DF), vice-governador eleito do Distrito Federal. É amigo de Erenice Guerra, a ministra da Casa Civil que caiu em setembro, no rastro de acusações de tráfico de influência na pasta.

Banco do Brasil 

Além de ocupar a cadeira mais importante dos Correios, o partido de Dilma também quer trocar o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendini. A maior instituição financeira do país tem ativos de R$ 725 bilhões. Sem levar em conta o PMDB, que está de olho na presidência do BB, uma ala do PT pretende emplacar ali o atual secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa.

Em conversas reservadas, porém, interlocutores de Dilma admitem que a escolha será resultado de uma disputa de bastidores entre Palocci e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Tanto Mantega como Palocci têm influência no banco.

Que tal você fazer isso, vale apena...

Cidadãos podem retirar cartas de crianças nas agências e realizar seus sonhos 

Por Érika Damásio, especial para o DIÁRIO DE NATAL

A estimativa é que o "Papai Noel dos Correios edição 2010" realize os pedidos de quase três mil crianças neste Natal, somente aqui no Rio Grande do Norte. Realizada há mais de 20 anos em todo o país, a campanha tem o objetivo de responder às crianças que escrevem ao Papai Noel e sempre que possível atender aos pedidos de presentes. Para as pessoas interessadas em participar das doações, basta ir a uma das 38 agências espalhadas no estado, pegar uma cartinha de uma criança e depois voltar para a mesma agência com o presente de Natal. Depois os Correios se responsabilizam em fazer a entrega na casa ou na Instituição remetente. No ano passado o velho Noel fez a festa de quase 415 mil crianças em todo o país.

Allany, de apenas 10 anos, está na lista das cartinhas que foram habilitadas. "Os Correios eliminam as correspondências que estão com o endereço imcompleto ou em duplicidade, além de crianças com mais de 10 anos. As cartas também devem ser manuscritas" informa o assessor de imprensa e coordenador da campanha no estado, João Vianey.


Allany que mora no bairro das Rocas, fez um pedido inusitado. "Só você Papai Noel pode me ajudar. Minha tia tem 20 anos e precisa de uma cirurgia odontológica pois ela se sente envergonhada". No final da cartinha, depois de pedir saúde para o bom velhinho, ela fala que sua mãe não tem condições de comprar seu material escolar.


De acordo com João Vianey, entre os principais pedidos feitos pela garotada estão justamente material escolar, além de carrinhoS, bonecas e cestas básicas. "São geralmente pessoas que não têm condições de comprar um presente no Natal" informa o assessor.


Waldiléia, 34, reside em Mangabeira, no município de Macaíba. Na cartinha para Papai Noel ela diz ser voluntária de um projeto para 32 crianças carentes de idades entre 1 e 5 anos. "Gostaria muito de presentear essas crianças, mas não tenho condições" ressalta Waldiléia na carta. Segundo João Vianey é comum a campanha receber cartasde bairros periféricos e de municípios próximos como Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz. Ele comenta que também que as correspondências estão tendo um incentivo principalmente nas escolas públicas, casas de apoio e creches. Golpes Os Correios esclarecem que nunca solicitam presentes diretamente à população, seja por meio de cartas, telefonemas ou visitas. Segundo JoãoVianey "nós também não deixamos cartas para a adoção nas residências. Se acontecer isso, pode ser um golpe" diz o assessor de imprensa. A campanha vai até o 6 de dezembro para o recebimento das cartas para o Papai Noel e até o dia 17, a previsão é que todos os presentes já deverão ter sido entregues pelos Correios.


Serviço


Papai Noel dos Correios edição 2010


Recebimento das cartas: até 6 de dezembro


Como participar


Vá a uma agência dos Correios, pegue uma carta e depois retorne à mesma agência com um presente para a criança que enviou o pedido.

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...