quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Chuva de bala em São Gonçalo do Amarante Polícia tenta realizar negociação, mas foi recebida a tiros pelo suspeito.

Policiais militares de várias unidades fazem isolamento da área e tentam negociar.
A Polícia Militar está mobilizada, na noite desta quinta-feira (28), para tentar contornar uma situação de cárcere no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com as primeiras informações, um homem, identificado como Alexsandro Silva de Lima, de 29 anos, está fazendo a própria namorada como refém dentro de uma residência.
Os policiais foram acionados para irem até a rua 31 de março, no centro de São Gonçalo do Amarante, atender a essa ocorrência, e quando a primeira viatura chegou lá, o homem teria efetuado vários disparos contra os policiais.
Com isso, foi solicitado reforço e aproximadamente dez viaturas, incluindo do 11º Batalhão, Rocam, Batalhão de Choque e BOPE estão fazendo isolamento na área e iniciando a negociação com o homem. Ainda não se sabe, no entanto, qual seria a motivação para ele ter feito a namorada refém.
Informações preliminares repassadas por moradores, de acordo com o tenente Moura, designado para conversar com a imprensa, dão conta que a mulher estaria grávida. O nome do suspeito foi revelado ao Portal BO pela ex-mulher de Alexsandro que chegou ao local para tentar ajudar no caso. O nome da vítima, no entanto, ainda não foi divulgado. Via http://portalbo.com postado por Marcos Imperial.

Blog transmite Lula AO VIVO direto de Fortaleza. #10anosdeMudanca .



Seminário faz parte das comemorações dos 10 anos do PT no Governo Federal O ex-presidente Lula participa hoje, em Fortaleza, do primeiro dos seminários “O decênio que mudou o Brasil”, sobre os 10 anos de Governo Democrático e Popular organizados pelo PT, Fundação Perseu Abramo e Instituto Lula. O tema do primeiro seminário é “Políticas de bem-estar, direitos humanos e desafio da inclusão social”.  

Mais informações no site do Instituto Lula: http://www.institutolula.org/ O vídeo poderá ser assistido no Facebook de Lula (facebook.com/Lula) e no próprio site do Instituto. No Twitter, utilizaremos a mesma hashtag do primeiro evento #10anosdeMudanca . 

AO VIVO: O evento está marcado para as 18h e terá transmissão ao vivo pelo link:  http://livestre.am/4moeN . O vídeo também poderá ser incorporado em sites, blogs, redes sociais com o código / player que segue. Postado por Marcos Imperial.

Eraldo Paiva foi parabenizar Bruno pela vitória na disputa do Conselho Comunitário do Residencial Jomar Alecrim

Eraldo Paiva foi parabenizar Bruno pela vitória na disputa do Conselho Comunitário do Residencial Jomar Alecrim. Foto Manacy Henrique.
A eleição para o Conselho Comunitário do Residencial Jomar Alecrim, que se realizou no dia 24 de fevereiro de 2013, neste domingo, teve como vencedora a chapa 2, que fora formada por Bruno e Carlinhos.
O PT, através do seu presidente estadual, Eraldo Paiva, irmanado com o vereador Adelson Martins decidiram que era hora de mudança no quadro administrativo do conselho. Juntos foram pra rua e o resultado foi de uma vitória incontestável politicamente.
A composição da chapa 2 tem dois jovens, Bruno e Carlinhos, ambos religiosos, pessoas que privilegiam o convívio familiar acima de tudo. A vida social deles é de porta em porta na busca de melhoria para os moradores. Agora encontraram um caminho, que de forma oficial, fica mais fácil para se resolver os problemas.
Segundo o presidente eleito, Bruno, a diferença a seu favor foi de 91 votos. 223 comunitários votaram na chapa 2, já o segundo colocado, que foi a chapa 1, representada por Jaílson de Igreja Nova, obteve 132 votos. 5 em branco e 3 nulos. Números com as marcas políticas de Adelson e Eraldo.
Passada a euforia da vitória o presidente eleito, se valendo da oportunidade da visita do vereador-presidente do PT, além de agradecer a colaboração do pessoal do PT e PDT, ficou muito sensibilizado com ajuda voluntária dos amigos do bairro. “ A luta continua!”, disse o presidente. Via http://www.osaogoncalense.com.br postado por Marcos Imperial.

CONTRACHEQUE DE HENRIQUE ALVES FOI ENGORDADO 115 VEZES


Responsável por incluir na pauta o projeto que acaba com os salários extras dos parlamentares, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), é justamente quem mais recebeu esse tipo de benefício: ao menos 115 vezes. Exercendo seu 11º mandato, Alves está na Casa desde 1971 e ficou sem receber apenas durante quatro anos, quando foi secretário de Governo e Projetos Especiais no Rio Grande do Norte, de 1999 a 2003.

O número de 115 salários é alcançado somando os benefícios pagos todos os anos aos recebidos por trabalho em sessões extraordinárias, que eram pagos até 2006. Quando Alves desfrutou do benefício pela primeira vez, a moeda em vigor no País era o cruzado. Desde então houve cinco trocas de moeda até a chegada do real, em 1994. Se os salários extras recebidos por ele fossem calculados pelo valor atual dos vencimentos dos deputados, de R$ 26.723,13, o total recebido ao longo desses anos superaria R$ 3 milhões.

Há registros de decretos legislativos determinando o pagamento de benefícios adicionais desde 1938. Esse primeiro extra, porém, era mais modesto e representava menos de 20% do salário. Nestes 59 anos ocorreram mudanças de valores e de quantidade de extras. Além do pagamento de salários no início e no fim de cada ano de trabalho, os parlamentares receberam durante vários anos benefícios por convocações extraordinárias nos meses de julho e janeiro. Quando eram chamados a votar projetos nos meses de suas férias, os deputados recebiam dois salários extras. No tempo em que Alves atua como deputado, isso ocorreu ao menos 19 vezes.

Diante da possibilidade de os deputados chegarem a receber até 19 salários ao ano, quando havia convocações extraordinárias em janeiro e de julho, a pressão foi crescendo e o número de benefícios reduzidos ao longo do tempo. Em 1990 decidiu-se pelo não pagamento quando a convocação acontecia para o dia seguinte ao da sessão ordinária. Em 2006 acabou-se com qualquer pagamento quando havia a necessidade de trabalho em julho ou janeiro. A votação da Câmara hoje vai terminar definitivamente com o benefício. Dos 513 deputados, 30 já abriram mão do benefício. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Postado por Marcos Imperial

Em Fortaleza, Fátima participa do seminário sobre 10 anos de governo e de reunião da Direção Nacional do PT

Destaque
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) viaja para Fortaleza, onde vai participar, na noite de hoje (28), do seminário “O Decênio que Mudou o Brasil”, que faz parte das comemorações de 10 anos do Governo Democrático e Popular no Brasil. Evento contará com a presença do ex-presidente Lula, das principais lideranças do PT nacional e estadual e dos partidos da base aliada.

No sábado, 1º de março, deputada participa da reunião do Diretório Nacional do PT, na condição de vice-presidenta, onde serão discutidas a conjuntura política e as estratégias para a reeleição da presidenta Dilma e a organização do Processo de Eleições Diretas, através do qual o PT renovará todas as suas direções municipais, estaduais e a nacional, em novembro deste ano.

Serviço
Seminário: “O Decênio que Mudou o Brasil - Políticas de bem-estar, direitos humanos e desafio da inclusão social” Dia: 28 de fevereiro de 2013 às 18 horas  Local: Hotel Oasis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles – Fortaleza (CE).Postado por Marcos Imperial.

Indicadores confirmam crescimento e queda da inflação em 2013. Mais a GLOBO não mostra isso, porque em ?



Presidenta Dilma Rousseff com o ministro interino da Fazenda, Nélson Barbosa (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR). Ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que os indicadores econômicos mais recentes confirmam a recuperação da economia brasileira.

O ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que os indicadores econômicos mais recentes confirmam a recuperação da economia brasileira. Durante a 40ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), realizada, nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, Barbosa afirmou que, para 2013, são positivas as perspectivas econômicas com aumento da taxa de crescimento, redução da inflação, manutenção da baixa taxa de desemprego e continuação do crescimento da massa salarial. “Tanto o mercado quanto o governo esperam aumento do investimento, redução da inflação e manutenção da taxa de desemprego em patamar reduzido”, disse Barbosa. Ele citou como exemplos números de janeiro de 2013 relativos ao aumento da produção e ao licenciamento de veículos, à comercialização de cimento e à consulta para vendas no varejo.

Nelson Barbosa ainda acrescentou que a inflação dos alimentos tem mostrado sinais de desaceleração, o que revela uma tendência de queda. “Esse choque começa a ser revertido. Nós temos trabalhado para aumentar a produtividade e a produção na agricultura [por meio de planos governamentais]”, destacou referindo-se ao choque no preço dos alimentos, ocorrido no ano passado, responsável por grande parte do aumento da inflação. Para o ministro interino, a expectativa do Governo é que a inflação caia ao longo do ano, principalmente no segundo semestre.

Ele reiterou que o combate à inflação é indispensável à qualquer estratégia de desenvolvimento. “Não há crescimento sustentável sem controle da inflação. Não há expansão de salários reais sem controle da inflação. Por isso, consideremos uma prioridade o controle, com a aceleração da economia brasileira neste ano. É possível fazer as duas coisas”, prometeu Barbosa. - See more at: http://www.pt.org.br/noticias/view/indicadores_confirmam_crescimento_e_queda_da_inflacaeo_em_2013#sthash.fqZD8SqM.dpuf.




Além das perspectivas para 2013, o ministro interino falou durante a reunião sobre as oportunidades na área de infraestrutura apresentadas a investidores ontem (26), em Nova York, nos Estados Unidos, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Todos concordam que teremos mais crescimento, menos inflação, baixa taxa de desemprego e continuação da expansão da massa salarial”, disse Nelson Barbosa. O ministro destacou que o bom desempenho do mercado de trabalho é fundamental para viabilizar e sustentar o crescimento do País.

Em sua explanação, Nelson Barbosa afirmou que a política econômica adotada pelo Governo nos últimos anos tem conseguido uma redução gradual do desemprego. A taxa de desocupação nos últimos dez anos caiu de aproximadamente 11% para em torno de 5,5%. Esta queda veio acompanhada do crescimento da massa salarial, que teve aumento médio de 3,5%. “É por meio da expansão do mercado interno e da classe média, que tem como principal fonte de renda os salários, que sustentamos a expansão do mercado interno. Poucos países no mundo têm a opção do Brasil”. Segundo ele, a estratégia de desenvolvimento para o Brasil tem que incluir “expansão de empregos e expansão sustentável de salários, com o desafio de aumentar a produtividade”.



Em busca desta meta, o Governo Federal tem promovido seguidas reduções de custos tributários, financeiros e de infraestrutura. O governo espera acelerar o crescimento “puxado pelo investimento, sobretudo em infraestrutura”.

Barbosa também ressaltou a importância do investimento em infraestrutura. Para reforçar esse setor, as regras das concessões de rodovias e ferrovias foram melhoradas. Durante a reunião, ele anunciou a ampliação do prazo de concessão para rodovias de 25 para 30 anos e de ferrovias de 30 para 35 anos. “A melhor resposta vai acontecer quando ocorrerem os leilões”, afirmou.

Barbosa citou ainda a redução dos juros cobrados ao consumidor pelos bancos públicos. “No início do ano passado, quando os bancos públicos passaram a reduzir o spread, a medida foi, na época, criticada, pois traria o aumento da inadimplência. Mas os bancos, nos últimos dias, apresentaram seus resultados, que respondem as críticas com números. O mercado respondeu positivamente. A medida foi acertada e se mostrou viável no mercado financeiro. E em outros setores também haverá essa mudança, em que se ganha mais no volume e não na margem”, disse. Clique aqui para ver a apresentação de Nelson Barbosa
(PT no Senado, com agências) - See more at: http://www.pt.org.br/noticias/view/indicadores_confirmam_crescimento_e_queda_da_inflacaeo_em_2013#sthash.fqZD8SqM.dpuf.

Yoani desmoralizou Cuba, diz Magnolli

:
Em carta, sociólogo tranquiliza o embaixador de Cuba no Brasil, afirmando que, apesar de haver motivos contundentes para que ele caia de seu posto, nada irá lhe acontecer, afinal, estamos lidando com o governo brasileiro e cubano; Demetrio Magnolli diz ainda que a palavra da blogueira cubana desmoralizou a ditadura de seu país

Via 247 – Numa carta escrita ao embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, o sociólogo Demétrio Magnolli, colunista do jornal O Estado de S.Paulo, relata quatro motivos que, segundo ele, seriam suficientes para que Rodríguez caísse de seu posto. Mas o tranquiliza: "os governos de Cuba e do Brasil não se movem por critérios normais". Magnolli diz ainda, em seu artigo, que a palavra da blogueira cubana Yoani Sanchez, que visitou o Brasil na semana passada, "desmoralizou a ditadura cubana".

Leia abaixo a íntegra do artigo:
Não se preocupe, embaixador
Demétrio Magnoli
A Carlos Zamora Rodríguez, embaixador de Cuba no Brasil:
Circulam rumores de que a passagem da blogueira Yoani Sánchez pelo Brasil terá efeitos desastrosos para sua carreira diplomática. Escrevo para acalmá-lo. À luz dos critérios políticos normais, qualquer um dos quatro motivos mencionados como causas possíveis de sua queda seria suficiente para fulminar um diplomata. Contudo os governos de Cuba e do Brasil não se movem por critérios normais.
Comenta-se, em primeiro lugar, que o Planalto solicitaria sua remoção em reação à interferência ilegal da embaixada nos assuntos internos do País. De fato, é ultrajante reunir militantes do PT e do PCdoB na representação diplomática cubana para distribuir um CD contendo calúnias contra uma cidadã em visita ao Brasil. Mas não se preocupe. Sob Lula, quando prendeu e deportou os pugilistas cubanos que tentavam emigrar, o governo brasileiro violou a Carta Interamericana de Direitos Humanos para atender a um desejo de Havana. Dilma Rousseff só precisa ignorar a violação de leis nacionais para encerrar o "caso Yoani".
Em segundo lugar, corre o rumor de que Havana pretende substituí-lo por razões de incompetência funcional. A causa seria o vazamento para Veja das informações sobre a reunião na embaixada, que contou com a presença de Ricardo Poppi Martins, auxiliar do ministro Gilberto Carvalho - uma notícia depois confirmada pela própria Secretaria-Geral da Presidência. Certamente as agências de inteligência de seu país não apreciaram a condução desastrada da operação, mas duvido que o governo de Raúl Castro desconsidere os fatores atenuantes: a inconveniência representada pela liberdade de imprensa e os "dilemas morais pequeno-burgueses" de militantes de esquerda não submetidos ao centralismo do Partido Comunista Cubano.
Um terceiro motivo para seu afastamento residiria nas implicações lógicas das acusações difundidas pela embaixada contra a blogueira. O CD qualifica Yoani como "mercenária financiada pelo governo dos EUA" para "trabalhar contra o povo cubano". Afirmar isso, porém, significa dizer que, mesmo dispondo das provas da atuação de uma agente inimiga em seu território, o governo de Cuba optou por não prendê-la e processá-la, pondo em risco a segurança do país. O raciocínio, impecável, destruiria um diplomata de um país democrático, mas não arranhará sua reputação perante o regime dos Castros: o discurso totalitário não almeja a persuasão racional, não se deixa limitar pela regra da consistência interna e não admite o escrutínio da crítica.
Afigura-se mais grave a quarta razão que apontam como ameaça à sua carreira. Ao estimular a perseguição movida por hordas de militantes organizados contra Yoani, a embaixada amplificou a voz e o alcance da mensagem da blogueira, produzindo um efeito contrário ao desejado por Havana. Construído no terreno de um cínico pragmatismo político, o argumento parece irretocável, mas não creio que deva alarmá-lo. Na perspectiva do regime cubano, as repercussões da visita sobre a opinião pública são o preço a pagar pela afirmação de um princípio inegociável do totalitarismo: os dissidentes nunca estão a salvo da violência real ou simbólica do "ato de repúdio".
O "ato de repúdio" é o equivalente político do estupro de gangue. Na China da Revolução Cultural, onde alcançou o apogeu, a prática chamava-se "assembleia de denúncia". Segundo o relato de Jung Chang, uma jovem chinesa que testemunhou aqueles tempos, a Universidade de Pequim realizou sua pioneira "assembleia de denúncia" em 18 de junho de 1966, quando o reitor e dezenas de professores sofreram espancamentos e foram obrigados a permanecer ajoelhados durante horas em meio à multidão histérica. "Enfiaram à força em suas cabeças chapéus cônicos de burro, com slogans humilhantes" e "derramaram tinta em seus rostos para deixá-los negros, a cor do mal" (Cisnes Selvagens: Três Filhas da China). A matriz chinesa, nós dois sabemos, inspirou a ditadura cubana, cujos "atos de repúdio" excluem a tortura, mas não a violência física moderada, a intimidação direta e uma torrente de insultos.
Yoani relata no seu blog o primeiro "ato de repúdio" a que assistiu, quando tinha 5 anos ("as pessoas gritavam e levantavam os punhos ao redor da porta de uma vizinha"), e um outro, do qual foi vítima juntamente com as Damas de Branco ("as hordas da intolerância cuspiram em nós, empurraram e puxaram o cabelo"). No "ato de repúdio", o "inimigo do povo" deve ser despido de sua condição humana e convertido em joguete da violência coletiva. A agressão física é um corolário último desejável, mas não é um componente necessário do ritual - e, dependendo das circunstâncias políticas, deve ser prudentemente evitada. Estou convicto de que sua embaixada levou isso em conta quando indicou o caminho dos atos contra Yoani.
Seu conhecido Breno Altman, um quadro político do PT, defendeu os "atos de repúdio" contra a blogueira em debate televisivo, alegando que "ninguém saiu ferido". De fato, apenas em Feira de Santana chegaram a empurrar Yoani e a puxar-lhe o cabelo. Na mesma cidade e em São Paulo, gangues de vândalos insultaram-na em público, cassaram-lhe o direito à palavra, ameaçaram pessoas que queriam escutá-la, provocaram o cancelamento de eventos literários e cinematográficos. Tudo isso caracteriza constrangimento ilegal, um crime contra as liberdades públicas e individuais.
No Brasil, a palavra de Yoani desmoralizou a ditadura cubana. Mas, nessa particular guerra de princípios, sua embaixada venceu: a polícia não interferiu, os "intelectuais de esquerda" silenciaram, a editora que publica Yoani eximiu-se da obrigação de protestar e uma imprensa confusa sobre a linguagem dos valores democráticos qualificou os vândalos como "manifestantes". Por sua iniciativa, o "ato de repúdio" fincou raízes no meu país. Creio que lhe devem uma medalha.Postado por Marcos Imperial.

Fortaleza sedia hoje 1º seminário sobre 10 anos de governo liderado pelo PT

Imagem Interna
Fortaleza será a primeira das dez cidades que receberão o seminário “O Decênio que Mudou o Brasil”, que faz parte das comemorações de 10 anos do Governo Democrático e Popular no Brasil.

Na quinta-feira (28), o ex-presidente Lula, as principais lideranças do PT nacional e estadual, e dos partidos da base aliada discutirão, na capital cearense, “Políticas de bem-estar, direitos humanos e desafio da inclusão social”. Além deles, Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, Roberto Amaral (PSB), cientista político e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, e Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estarão presentes para participar do debate sobre combate à pobreza.

O seminário, que é fruto da parceria entre o Instituto Lula, o Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo, está marcado para as 18 horas, no Hotel Oásis Atlântico. A ideia do evento é fazer um balanço dos 10 anos dos governos petistas e discutir os desafios a serem enfrentados nos próximos anos.


Serviço
Seminário “O Decênio que Mudou o Brasil - Políticas de bem-estar, direitos humanos e desafio da inclusão social”. Dia 28 de fevereiro de 2013 às 18 horas  Hotel Oasis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles - Fortaleza-CE).

Credenciamento para a imprensa
O credenciamento pode ser feito até o dia 26.02 (terça-feira), através do email comunicacao@ptceara.org.br. É necessário colocar o nome do veículo e de todos os profissionais que trabalharão na cobertura. Fonte: PT Nacional, postado por Marcos Imperial.

ATENÇÃO SONGA. Minha deputada, e futura senadora pela vontade do POVO, vota pelo fim do 14º e 15º salários dos deputados.


Eu e nossa futura senadora Fátima Bezerra pela vontade do POVO.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) discursou, agora a pouco, na tribuna da Câmara dos Deputados, onde saiu em defesa da extinção do 14º e 15º salários dos parlamentares. De autoria da então senadora Gleisi Hoffmann, atual ministra-chefe da Casa Civil, o PDC 569/12, que extingue a ajuda de custo dos parlamentares, será votado em caráter definitivo hoje (27) na Câmara dos Deputados, quase um ano depois de aprovado no Senado.

“Antes tarde do que nunca. Espero agora que essa Casa não decepcione e aprove essa matéria, pois não tem sentindo que os deputados recebam esse benefício já que os trabalhadores tem média salarial muito inferior ao que ganham os parlamentares. Não é razoável e nem muito menos justo que os parlamentares tenham esse privilegio”, ressaltou Fátima durante o discurso.

Deputada vai além ao defender a extinção, inclusive, do pagamento desse auxílio financeiro ao início e ao fim do mandato parlamentar, que ainda será mantido. “Está na hora de cortar esse privilégio”.

Por fim, Fátima parabenizou o trabalho do deputado Afonso Florence (PT-BA), relator da matéria na Comissão de Finanças, pelo parecer favorável.  Portal Fátima Bezerra, postado por Marcos Imperial

Essa é sua marca: PMDB quer Agricultura, Recursos Hídricos e o Programa do Leite para não romper


A crise entre o PMDB e o governo do Estado aparentemente foi resolvida. O governo deve promover mudanças no seu secretariado. 

Os ajustes teriam sido definidos durante a última reunião da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com os líderes do DEM, do PMDB, do PR e do PMN, na segunda-feira, em Brasília. Algumas secretarias estaduais, como Recursos Hídricos, Agricultura e Saúde, por exemplo, devem trocar de comando. 

O Programa do Leite, atualmente na Agricultura, deve voltar para a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), administrada pelo PMDB. Rosalba já estaria analisando os nomes de secretariáveis indicados pelos peemedebistas.

Pelo que teria sido acertado, o PMDB indicará os cargos de secretários de Agricultura e de Recursos Hídricos. O DEM, do senador José Agripino, assumirá a Secretaria de Saúde. Em todos os casos, essas indicações – e possivelmente outras que venham ocorrer -, serão endossadas conjuntamente pelo Conselho Político, formado pelos aliados José Agripino (DEM), Henrique Alves (PMDB), João Maia (PR), Ricardo Motta (PMN) e Garibaldi Filho (PMDB).

Segundo fontes do governo, que preferem não ser identificadas, “as indicações (da Agricultura e dos Recursos Hídricos) são do PMDB, mas vai sair publicamente que são de Henrique, Garibaldi, Agripino, João Maia e Ricardo Motta”, afirmou. “(O PMDB) está vindo para o governo em função de cargos”, completou a fonte. 
Informações: Jornal de Hoje, postado por Marcos Imperial.

PT de Mossoró comemorou os 33 anos do Partido e os dez anos do Governo Petista


COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
No último dia 23 de fevereiro, sábado, o PT de Mossoró comemorou com uma boa participação de filiad@s, militantes e convidad@s, os 33 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores, e os 10 anos dos Governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff na Presidência da República, como forma de acolher os Novos Filiados e as Novas Filiadas, no Auditório da Sede da Coordenação Regional do SINTE/RN, no Conjunto Abolição I, nesta cidade.
A programação do evento constou das seguintes atividades:

*Às 19:00 horas, tivemos uma Plenária de Formação para os Novos Filiados e as Novas Filiadas.

* Às 21:00 horas, tivemos a continuidade do evento, com dois momentos:

1.Falas alusivas aos 33 Anos da Fundação do Partido dos Trabalhadores, e aos 10 Anos do Governo Petista;

2. Concluindo as comemorações, foi oferecido um Coquetel com música ao vivo à militância presente e às pessoas convidadas.

Nesta oportunidade, nós, Membros do Diretório Municipal, agradecemos a todos e a todas que participaram desta atividade tão importante para o nosso Partido, ao mesmo tempo em que dizemos do nosso desejo de incorporarmos aqueles e aquelas, que por motivos diversos, não puderam estar presentes. Acrescentamos ainda que, a participação da Compamheirada foi, é e sempre será de grande importância para o crescimento de Todos os Companheiros e de Todas as Companheiras do nosso Partido. Vamos continuar nossa luta por uma sociedade mais justa, feliz e livre. E por um Brasil, cada vez mais democrático na participação política  e no acesso igualitário às riquezas produzidas pelo Povo Brasileiro, para diminuir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida de nossa sociedade.

Saudações Petistas,
Valdomiro Morais
Presidente do DM/PT/Mossoró

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vereador Eraldo solicita pavimentação no Loteamento Samburá SGA


Focado no bem está e na qualidade de vida dos São Gonçalenses, o vereador de São Gonçalo do Amarante e Presidente Estadual do PT – RN, Eraldo, solicitou através de requerimento aprovado em sessão da câmara dos vereadores realizada no último dia (26) pela manhã no Teatro Municipal Poti Cavalcanti.

O requerimento foi aprovado por unanimidade, solicita a pavimentação da Rua José Bento de Oliveira, localizada no loteamento Samburá – São Gonçalo do Amarante. O Loteamento, que existe há mais de 15 anos, ainda possui algumas ruas sem pavimentação, o que despertou a iniciativa do Vereador Petista, que vai buscar a pavimentação de todas as ruas não pavimentadas através do PAC II e do governo federal. Postado por Marcos Imperial.

Plenária de construção da jornada de lutas da juventude no RN


Dia 02 de março é dia de reunir os diversos movimentos e organizações juvenis para construir a jornada de lutas da juventude no Rio Grande do Norte. 

Leia o manifesto aprovado na plenária nacional realizada em São Paulo e entenda a importância da jornada de lutas da juventude brasileira. A gente se encontra dia 02, às 10h00, na sala 61 do IFRN (Av. Rio Branco, Cidade Alta, Natal/RN).   

PT São Gonçalo do Amarante realizou Plenárias de Formação para novos filiados (as)


O Diretório Municipal (PT) de São Gonçalo do Amarante realizou nesta terça-feira sua Plenárias de Formação para os novos filiados (as) ao PT/SGA. 

A organização foi feita pela Secretaria de Formação Municipal do PT, que tem como secretario Lino Artur, participaram da plenária mais de 50 novos filiados (as), o curso que foi conduzido pelo presidente municipal do PT Helomar Junior, o Secretario de Formação Lino Artur, e o vereador Eraldo  que contaram um pouco da historia do Partido dos Trabalhadores, destacando os benefícios que vieram, vem e virão para o nosso município através do nosso governo.

Entre os participantes estavam os dois candidatos pelo PT no pleito de 2012 Sargento Hipolito, e cabo Gerson, Rodrigo Rodrigues (SeuJorge) representou o secretario de de Educação Abel Netto no evento. participou também da plenária Bruno que saiu vencedor das eleições do Conselho Comunitário do conjunto Brasil Novo no último domingo, queremos aproveitar e parabeniza-lo pelo feito. 



As plenárias de Formação acontecem em todo Brasil até o dia 10 de Março, e todos os Diretório Municipais que filiarem novos filiados (as) tem que fazer suas plenárias para que esses filiados (as) possam votar no PED em Novembro de 2013. Quem ainda não registrou o Secretario de Formação tem mandar os dados dele (E-mail) para Diretório Estadual solicitando a senha do Sisfil Secretaria de Formação.

Depois de um longo debate foi passado um  filme que foi enviado pela Secretaria de Formação Nacional, por intermédio do empenho da nossa Secretaria Estadual de Formação, que tem a frente Socorro Batista, e também a Secretaria de Organização Rildo Santos.

Para Eraldo, a plenária foi um momento de discussão entre os novos filiados, sobre a transformação do nosso municípios nos últimos 4 anos, e  do Brasil durante o governo do PT.   Falo eu: "É satisfatório e emocionante ver todos os novos militantes do PT conhecer a historia do partido que mudou a vida dos Brasileiros". Do partido mais querido do Brasil... #10anosdogovermodopt! Postado por Marcos Imperial.







Hugo Manso: "O Governo Rosalba está dormindo desde sempre. Não tem mais o que fazer"

Hugo Manso é dirigente do PT desde os anos 80 e agora se prepara para mais um mandato na Câmara de Vereadores de Natal. Em entrevista no Alpendre do PN aos jornalistas José Pinto Jr. e Cefas Carvalho ele fala sobre a Região Metropolitana de Natal, segurança pública e alianças para a eleição 2014.

Qual a perspectiva desse novo mandato?

A rigor, começamos o trabalho parlamentar um dia após as eleições. As demandas, as conversas e o trabalho político não param. Agora, começaram as sessões ordinárias em seu ritmo normal. Isso traz uma dinâmica mais efetiva. Minha perspectiva é desenvolver um trabalho voltado para a metrópole que se formou. Sou vereador em Natal, mas também tenho que olhar para Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo e Extremoz, pelo menos, que possuem divisas e problemas em comum com Natal. 

Extremoz, por exemplo, possui a Redinha Nova que em tese é em Natal, mas no documento é no município de Extremoz. Temos problemas nessa região com coleta de lixo, transporte, iluminação, segurança, e lá moram pessoas que trabalham e vivem boa parte do tempo em Natal. Por isso temos que buscar novas alternativas, como foi o caso de Nova Parnamirim, que adquiriu grande status pelo crescimento e só agora a Prefeitura de Parnamirim vem dando um tratamento mais sensível à região e conseguiu dar soluções aos problemas da região. Mas as outras divisas ainda precisam de mais atenção. E no meu mandato pretendo abordar esse tema, com um trabalho junto ao Conselho de Planejamento Urbano, já que esse ano temos temas importantes para a cidade como a revisão do plano diretor, licitação dos transportes coletivos e na área de limpeza urbana. São temas que envolvem bastante dinheiro e precisa muita atenção.

O prefeito Carlos Eduardo está sintonizado nessa questão metropolitana?

Estivemos essa semana com o prefeito na Câmara durante a leitura da mensagem. Foi uma mensagem forte e ousada. Ele abordou esse tema por cima. Reconheço que no momento ele está mergulhado em uma situação de caos. Ele declarou que não ia governar pelo retrovisor, mas reservou dois terços do discurso para duras críticas à gestão passada. Eu espero que em pouco tempo ele supere essa situação para poder administrar efetivamente. Ele pediu publicamente 200 dias de trégua para por, minimamente, a cidade em ordem. 

Não sei se será possível, mas já o parabenizo na questão de limpeza, pois em 45 dias a cidade já possui outro ar. O excesso de lixo em alguns locais despareceu. Há processo de recuperação de canteiros, praças e tapa buracos. Uma limpeza geral na cidade. Mas a saúde e a educação ainda enfrentam graves problemas. Acredito que esse primeiro semestre será para reorganizar a cidade. Espero que ele tenha essa visão metropolitana, buscaremos diálogo sobre o tema para que Natal possa polarizar a região.

Você acha que se houver mobilização acerca da RMN, o Governo do Estado poderá acordar para essa questão, reativando o Conselho sobre a região?

O governo Rosalba está dormindo desde sempre. Eu tenho receio que esse governo já esteja acabando. Não tem mais o que fazer.  Os próximos dois anos temos muito pouco a esperar. Para este caso, acredito que Natal deverá assumir essa responsabilidade, e os municípios também podem colaborar em diversas áreas. O caminho de Natal é liderar esse processo e buscar que ao menos algumas secretarias estaduais prestem atenção aos problemas daqui, já que temos metade da frota automobilística, da população e mais da metade do PIB estadual, ou seja, temos uma concentração alta para um Estado pequeno. Por mais que as outras regiões cresçam, a Grande Natal continuará sendo um polo que atrairá pessoas tanto de fora do Estado quanto do interior. Pessoas com dinheiro e qualificação e pessoas sem recursos e sem estudo. Vamos continuar com muitas contradições nessa região e só medidas governamentais podem reduzir isso. Precisamos melhorar a estrutura, a questão do trânsito, e da educação. Temos quatro unidades do IFRN, mas ainda é pouco para absorver a demanda que existe.

Qual sua avaliação sobre a atuação da PM no caso do bloco Baiacu na Vara e de que forma política a Câmara poderá trabalhar nesse caso?

Infelizmente houve uma falta total de comando. Eu estava na Redinha na Quarta-Feira de Cinzas e estava muito próximo do incidente e observei tudo. Em certo momento tive que sair da casa onde estava porque havia um clamor popular para que houvesse alguma intervenção junto aos policiais que espancaram brutalmente algumas pessoas. 

Temos que ter uma discussão política envolvendo o Comando da PM, no sentido de haver uma relação mais tranquila com as concentrações populares. O carnaval é uma grande atividade cultural e atrai muita gente para a rua, e faltou preparo aos policiais para poder passar pelo público. A desavença começou quando um policial deu três tiros para cima. Faltou uma voz de comando para orientar os policiais naquele procedimento. Tivemos outras ocorrências, e já colhemos depoimentos de pessoas que dizem ter sido torturadas dentro das próprias viaturas, de pessoas que mesmo algemadas e imobilizadas foram atacadas com spray de pimenta, o que demonstra falta de preparo, ou seja, um problema que tem que ser levantado e discutido junto ao comando e ao Governo do Estado.  Participei do carnaval em Pirangi e lá estava bem tranquilo. O papel da policia é de proteger e agir com inteligência. No caso da Redinha, deveriam ter planejado melhor o itinerário.

Qual será a postura do PT nas eleições de 2014?

O principal ponto da nossa agenda política será a eleição presidencial. A eleição estadual será subordinada à lógica nacional. Vem sendo assim nas últimas eleições e nosso projeto para 2014 é a reeleição de Dilma. Não podemos rebater o arco de aliança nacional que desconhecemos, porque cairíamos na mesma contradição do PMDB, que é aliado a Dilma em plano nacional, mas aqui no RN é aliado ao DEM. Essa situação cria um embaraço político no estado. O que se ouve é que haverá uma mudança de postura do PMDB no RN em romper com Rosalba. 

No momento isso não ocorre, porque se percebe que eles buscam entrar um pouco mais no governo. Ao PT no RN cabe tomar uma iniciativa de forçar a conversa com outros parceiros como o PDT de Carlos Eduardo e Maurício Marques, o PSB de Wilma e com o PSD de Robinson Faria. Refiro-me a eles por ser um partido que temos um histórico de diálogo; é um partido importante porque tem um deputado federal, um vice-governador, diversos prefeitos. É ruim iniciar as conversas com candidaturas pré-colocadas, como é o caso de Robinson que se coloca candidato ao governo. Então, eu não estou entrando com uma pré-condição de que Fátima é candidata pelo PT. 

Ela é um nome e admite até concorrer ao Senado e eu admito a discussão do nome dela para o governo. Ela pode ser nossa candidata.  Então, temos um quadro muito forte que pode disputar a chapa majoritária. O que precisamos é iniciar e não ficar esperando. Meu receio é que essa contradição do PMDB só venha a ser resolvida no último minuto e nós não podemos ficar reféns dos passos do partido. Eu publicizei isso quando fui candidato a senador. Garibaldi no RN votava em Agripino e em Rosalba e no plano federal em Dilma. Ou seja, ele ajudou a eleger seus opositores. Isso é ruim para a política do estado porque cria uma contradição que se reproduz nos municípios. Essa é uma solução que cabe ao PMDB. A nós, resta começar o processo, o debate e se possível montar uma chapa.

Aproveitando o tema, como anda a relação do PT com o PDT de Carlos Eduardo, visto que há muita gente se desfiliando do partido para participar da gestão municipal?

Nós assumimos uma postura no segundo turno de votar em Carlos Eduardo sem barganhar espaços. Essa resolução permanece e, portanto, não temos uma participação oficial do PT no governo Carlos Eduardo. 

Alguns filiados nossos, em nível de contribuição técnica e profissional, foram convidados e aceitaram. Há uma discussão dentro do partido sobre a permanência deles, alguns preferiram se desfiliar para assumir a função mais à vontade e outros continuaram no partido. Mas esse não é o debate principal, e devemos supera-lo, pois o mais importante é a crise em que a cidade vive e é interessante a colaboração que os petistas podem oferecer ao governo, em particular, o secretário Cipriano, que é o principal cargo de 1º escalão assumido por alguém do PT, e outros secretários adjuntos, e acho isso perfeitamente normal. Foto: Hosangela Oliveira, via http://cefascarvalhojornalismo.blogspot.com.br postado por Marcos Imperial.

PT disputa mais uma prefeitura no RN, dessa vez é sera do mel que vota 13 outra vez

No centro dona Francisca ao lado de Fátima Bezerra, Mineiro e Ceicinha.

Saiu o registro da candidatura de Francisca Rodrigues Costa e Maria da Conceição Pinheiro Melo para a eleição que acontecerá no dia 07 de abril de 2013 no município de Serra do Mel, para os cargos de prefeito e vice-prefeito. A coligação "A Mudança é Pra Valer, Essa Mudança Inclui Você", que já ganhou no pleito das eleições em 2012, com Manoel Cândido (PT) têm agora como candidata a prefeita Dona Francisca (PT) sua esposa que foi escolhida em assembleia pelo PT e os dois partidos coligados PTB e PCdoB, e teve ganhar pela naturalidade do povo da serra querer mudar. 

Já do lado de lá o filho da candidata derrotada em 30 de outubro 2012, Fábio Bezerra de Oliveira e Erivaneide Zacarias da Costa Sobral são os candidatos pela coligação  "Serra do Mel para Todos" e formada pelos partidos PMDB, PP e PR. Serra do mel tem a oportunidade de eleger pelas duas grandes mulheres serranas, para trazer o desenvolvimento junto com o governo federal, mais qualidade de vida para Serra do Mel. 

A expectativa é grande pela vitória de dona Francisca. Vamos aguarda o julgamento do povo serrano no próximo dia 07 de Abril, até é trabalho, e colocar a militância. O ponta pé inicial está marcado para o próximo dia 09 de Março com uma grande caminhada, com as mulheres serranas, vereadoras, prefeitas e vices prefeitas do PT na serra, estão todos (as) convocados. Postado por Marcos Imperial.

Afegã que teve rosto mutilado pelo marido conclui reconstrução facial nos EUA

Em 2010, sua imagem estampou a capa "Time"

"Estou feliz com meu novo rosto", afirmou Aesha, que teve o nariz e a orelha cortados pelo marido.

Aesha posa com um nariz protético em Beverly Hills, na Califórnia, em outubro de 2010.

Três anos após se tornar mundialmente conhecida ao ter o rosto mutilado estampado na capa da revista norte-americana "Time", o que provocou comoção mundial, a afegã Aesha Mohammadzai tem um novo rosto e uma nova vida. Ela concluiu a reconstrução facial e mostrou os detalhes de sua recuperação em reportagem do britânico Daily Mail. "Estou feliz com meu novo rosto", afirmou Aesha.

Em 2012, ela declarou à rede de TV norte-americana "CNN" não ter mais medo de se olhar no espelho.
"Eu não me importo. Todo mundo tem um problema. No começo, eu ficava assustada. Tinha medo de olhar no espelho", afirmou. "Agora eu não tenho mais medo. Agora eu entendo o sentido da minha vida", continuou.
Aesha foi torturada pelo marido após tentar fugir de casa, no Afeganistão, para evitar um casamento forçado.
Ela teve o nariz e a orelha cortados durante a tortura, e a imagem de seu rosto, clicada pela sul-africana Jodi Bieber, foi vencedora no concurso World Press Photo, um dos mais cobiçados do fotojornalismo.
"Eu quero dizer a todas às mulheres que sofrem abuso que elas precisam ser fortes", afirma Aesha, que tinha 18 anos quando foi torturada.
A afegã tornou-se símbolo da opressão às mulheres no Afeganistão.
Aesha foi resgatada por tropas americanas e vive agora nos Estados Unidos, onde iniciou o tratamento de reconstrução facial em um hospital de Bethesda, em Maryland, que hoje está concluído.
Como parte do tratamento, a testa de Mohammadzai ficou inchada, devido ao implante de uma bolsa de silicone preenchida com líquidos, com a finalidade de expandir sua pele e fornecer tecido extra para o novo nariz. Além disso, foi transplantada pele de seu antebraço para a parte do nariz, com o objetivo de cobrir o buraco causado pelas mutilações.
O próximo passo foi pegar a cartilagem das costelas, que foi usada para fazer o novo nariz.

Recomeço

Quando Mohammadzai tinha 12 anos, seu pai a prometeu para um militante do Taleban, a fim de pagar uma dívida. A afegã foi para a nova família, que abusava dela e até a forçava a dormir com animais em um estábulo.
Ao tentar escapar, foi pega e seu nariz e orelhas foram cortados pelo marido, como punição.
"Quando eles cortaram meu nariz e as orelhas, eu desmaiei. No meio da noite, parecia que havia água fria no meu nariz. Abri meus olhos e não conseguia notar o que havia acontecido por causa de todo o sangue", ela disse à "CNN".
Deixada para morrer nas montanhas, ela se arrastou até a casa do avô e seu pai conseguiu levá-la para uma instalação médica americana, onde recebeu cuidados médicos durante dez semanas, até ser transferida para Cabul, capital do Afeganistão, e ser levada em um voo para os Estados Unidos, para morar com uma nova família.
Aisha, que nunca frequentou a escola nem comemorou nenhum aniversário, até hoje prefere ver filmes de Bollywood (a indústria de cinema indiana) a assistir a televisão americana.
A ONU estima que cerca de 90% das mulheres do Afeganistão sofrem algum tipo de abuso doméstico. Via UOL São Paulo, postado por Marcos Imperial.

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...